TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório apresentado à disciplina de Metodologia Científica

Por:   •  25/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.574 Palavras (7 Páginas)  •  928 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ

HIGOR DOS REIS SILVA

COMO FAZER UMA OMELETE

ITAJUBÁ

2014

HIGOR DOS REIS SILVA

COMO FAZER UMA OMELETE

Relatório apresentado à disciplina de Metodologia Científica.

Prof. Gabriel Hickel

ITAJUBÁ

2014

RESUMO

        A omelete é um alimento feito de ovos batidos com manteiga ou óleo, geralmente com acréscimo de outros ingredientes como queijo, presunto, bacon, tomate, frango e legumes por exemplo. O preparo deste prato é simples, rápido e versátil, uma vez que a omelete pode ser preparada de diferentes formas, desde a escolha dos ingredientes até a forma de preparo em si. A omelete, dependendo da forma como é preparada, é recomendada por muitos nutricionistas por se tratar de uma refeição completa, rica em nutrientes, saudável e que ajuda a emagrecer.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        4

2. COMO FAZER UMA OMELETE        5

2.1 Ingredientes        5

2.2 Modo de preparo        5

2.3 Benefícios da omelete        6

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS        7

4. REFERÊNCIAS        8


1. INTRODUÇÃO

        A omelete é um dos pratos mais populares do mundo, principalmente por causa de sua praticidade e versatilidade no modo de preparo. Sendo uma receita bastante simples, já que os únicos ingredientes indispensáveis são os ovos, a história da omelete perde-se no tempo e, por ser bastante antiga e ter poucos registros, não há uma “teoria absoluta” que confirme sua origem, mas sim “hipóteses prováveis”. A versão mais aceita da história relacionada ao surgimento da omelete diz que esta receita originou-se na Pérsia, quando ovos batidos eram misturados com ervas picadas, fritos até ficarem firmes e depois cortados em pedaços, formando um prato conhecido como ‘kookoo’. Acredita-se que essa receita chegou até a Europa através do Oriente Médio e da África do Norte, sofrendo diversas adaptações durante o caminho.

        Segundo Pallone e Ivanov (2013), a receita tradicional de omelete, que é amplamente difundida no Brasil, nasceu na cidade de Mont Saint-Michel, região da Normandia, noroeste da França. Uma cozinheira de um restaurante chamado “Le Mère Poulard” percebeu que os turistas chegavam com muita fome à cidade e, para poupar tempo, ela resolveu adicionar omeletes ao cardápio, pela facilidade do prato. A receita teria sido descoberta pela cozinheira após ler o romance “O Rabouilleuse” de Honoré de Balzac. O dono de um restaurante de Paris teria experimentado a omelete e pediu para que a cozinheira lhe passasse a receita. Décadas depois, a omelete estaria nos pratos de diversos restaurantes pela França e depois pelo mundo.

        A omelete, no entanto, não se limitou a uma única receita de influência Francesa, passando também por outros países e recebendo diferentes modificações e denominações. Na Espanha, por exemplo, a omelete é chamada de “tortilla” e tem como acréscimos batata e cebola, na Itália é conhecida como “frittata” e é preparada com bastante recheio, no Japão é denominada “Tamagoyaki” e seu formato é quadrado e na China chama-se “egg fooyoung” e acompanha molho agridoce.

        O presente relatório tem por objetivo esclarecer o tema “Como fazer uma omelete” e enaltecer seus benefícios à saúde humana.

2. COMO FAZER UMA OMELETE

        

        A omelete é um alimento feito de ovos batidos com manteiga ou óleo, geralmente com outros ingredientes como queijo, presunto, legumes ou mesmo combinações destes. Para obter uma textura fofa, os ovos são frequentemente batidos com uma pequena quantidade de leite, natas ou mesmo água, o que leva à formação de bolhas de vapor durante a fritura do ovo. Tradicionalmente, omeletes são dobradas antes de a parte de cima estar completamente frita.

        Sendo um prato bastante versátil e que pode variar não só entre diferentes localidades, mas também de pessoa para pessoa, a receita que será apresentada a seguir relaciona-se ao omelete tradicional, podendo ter variações.

2.1 Ingredientes

        Para preparar a omelete serão utilizados os ingredientes a seguir:

  • 4 ovos ou mais
  • Sal
  • Pimenta do reino
  • Salsa picada
  • Óleo ou manteiga

2.2 Modo de preparo

        Com os ingredientes listados no item acima em mãos, siga os seguintes passos para fazer a omelete:

  1. Quebre os ovos e coloque-os em uma tigela.
  2. Bata os ovos até espumarem.
  3. Tempere com sal, pimenta e salsa.
  4. Paralelamente, coloque uma frigideira para aquecer ao fogo baixo com óleo (ou manteiga) e deixe esquentar.
  5. Derrame os ovos na frigideira e espalhe-os uniformemente, de forma que o fundo fique totalmente preenchido.
  6. Deixe fritar em fogo brando
  7. Não espere a parte de cima endurecer. Assim que o fundo estiver começando a dourar, dobre ao meio com o auxílio de uma espátula.
  8. Retire para uma travessa e sirva bem quente.

Rendimento: 4 porções

        É possível ainda colocar outros ingredientes na omelete antes de dobrá-la ao meio, como queijo, presunto, bacon, tomate, frango e legumes por exemplo, variando a gosto de quem está preparando.

                

        

2.3 Benefícios da omelete

        Além de ser um prato bastante prático e simples de ser feito, a omelete proporciona diversos benefícios à saúde humana, chegando até a ser chamada por alguns nutricionistas de “fast-food saudável”. Com valor calórico baixo, já que tem pouca gordura, a omelete também trará todos os benefícios do ovo. Claro que isso depende bastante da forma como ela foi feita (principalmente dos ingredientes que são adicionados como “recheio”), mas considerando a receita tradicional, França (2012) afirmou que a omelete é fonte dos seguintes nutrientes:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com