TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Crítico apresentado a Disciplina Metodologia do Ensino de História a Universidade Vale do Acaraú – UVA, polo Jardim de Piranhas – RN da disciplina Ensino de História

Por:   •  16/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  585 Palavras (3 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA

INSTITUTO BRASIL DE PESQUISA E ENSINO SUPERIOR - IBRAPES

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGORGIA LICENCIATURA PLENA

DISCIPLINA: METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA

EMMANUEL RODRIGO BORGES

Leitura e compreensão do mundo na educação básica: o ensino de História e a utilização de diferentes linguagens em sala de aula

Resumo Crítico apresentado a Disciplina Metodologia do Ensino de História a Universidade Vale do Acaraú – UVA, polo Jardim de Piranhas – RN da disciplina Ensino de História para obtenção de nota sob orientação da Professora Brena da Silva Dantas.

JARDIM DE PIRANHAS – RN

2019

RESUMO CRÍTICO DO TEXTO: LEITURA E COMPREENSÃO DO MUNDO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O Ensino de História e a Utilização de Diferentes Linguagens em Sala de Aula.

Autoras: Crislane Barbosa Azevedo e

Aline Cristina Silva Lima.

O texto fala que ler e compreender o mundo na educação básica: ensino história e uso de diferentes línguas no sumário na sala de aula é dedicado à reflexão sobre a incorporação de diferentes línguas para o ensino da história.

O que se defende é promoção do pensar, questionar, refletir, comparar versões, ler diferentes possibilidades de interpretação acerca dos eventos humanos. Trabalhar pesquisa na educação básica em História é desenvolver no aluno um olhar investigativo. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), o trabalho escolar desenvolvido com o auxílio de diferentes fontes e linguagens é propício para ser desenvolvido em todos os anos da educação básica. Os PCNs citam, por exemplo: músicas, gravuras, mapas, gráficos, pinturas, esculturas, filmes, fotografias, festas, etc. As fontes escritas passam a ser variadas – textos literários, poéticos e jornalísticos, anúncios, diários, entre outros.

Para utilização dessas metodologias é preciso definir claramente as intenções didáticas a serem atingidas e considerar a especificidade da temática histórica estudada. As mudanças operadas no campo historiográfico mundial, abriram caminho na história para o trabalho com novos objetos, novas fontes e a partir de novos problemas. No entanto, toma o campo sobre novas línguas e fontes trazidas para a sala de aula para o ensino da história não vem à custa de perda de especificidade e solidez que deve marcar o conhecimento histórico.

A inovação é necessária, a fim de possibilitar condições para que a escola acompanhe as mudanças que ocorrem na sociedade em que está inserida, porém os conteúdos não podem ser esquecidos pelas inovações do ensino.

Acreditamos que a escola, como uma instituição social, precisa se apropriar de tais linguagens como instrumentos que possibilitem a melhoria das práticas pedagógicas.

Diante do exposto, podemos afirmar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (34.6 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com