TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Opinativa do Vídeo “Muito Além do Peso”

Por:   •  18/12/2022  •  Resenha  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 2

Adriane da Silva Benedito

Resenha Opinativa do Vídeo “Muito Além do Peso

O vídeo de 2013, intitulado “Muito Além do Peso”, retrata o grave problema de obesidade infantil no Brasil e no mundo. Para tanto, o vídeo traz relatos de famílias, adultos, crianças e especialistas, cada um com um olhar sobre alimentação.

Dados da época, diziam que um terço das crianças estava acima do peso, sendo a primeira geração a apresentar doenças restritas aos adultos, como depressão, diabetes e problemas cardiovasculares. Atualmente, a situação não melhorou muito. Dados de 2019 levantados pelo Sistema Único de Saúde, informam que 14,8% dos menores de 5 anos e 28,1% das crianças entre 5 e 9 anos apresentavam excesso de peso.

O vídeo relaciona o problema de sobrepeso e obesidade infantil ao estilo de vida moderno, onde os alimentos industrializados e ultra processados, são de fácil acesso à maioria da população, além da praticidade e agilidade com que podem ser preparados e/ou consumidos. Além disso, também relaciona o problema aos recursos publicitários utilizados por empresas que produzem estes alimentos, que muitas vezes chegam a ser apelativos, visando o consumo do produto pelo maior numero de pessoas.

Estas propagandas, quando voltadas para o público infantil, são ainda mais perigosas, uma vez que o senso crítico das crianças ainda não satisfatoriamente desenvolvido, e quando as propagandas estimulam o querer deles, como retratado no vídeo, em muitos casos, a pressão que fazem com os pais, a birra, o choro, os convence e faz com que a alimentação das crianças seja cada vez pior.

A falta de informação, no que diz respeito à alimentação saudável, não está restrita às crianças. Como retratado no vídeo, muitos adultos também não fazem idéia do teor de açúcar presente nos alimentos, por exemplo. Não é comum o hábito de ler os rótulos dos produtos, e os termos utilizados, geralmente são estranhos à maioria da população, o que prejudica também a capacidade de discernimento da população neste sentido.

Apesar disso, vem crescendo o acesso da população a informações importantes, no que diz respeito à alimentação, o que contribui significativamente para a melhoria destes índices. Além disso, legislações atuais já limitam a oferta de açúcar nas escolas, por exemplo. O que nos dá esperanças de mudança nessa realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (51.8 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com