TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Al Gore

Por:   •  21/5/2015  •  Resenha  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  811 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Juliana Sussi                                Empresa: Foxconn

Resenha comentada do documentário “Uma verdade inconveniente” – Al Gore

  O documentário do jornalista, ecologista, e político estadunidense Al Gore, através de dados confiáveis de pesquisas e análises científicas, trata de uma questão muito importante e delicada que enfrentamos atualmente: o aquecimento global, que, junto com ele, trás várias modificações negativas, como o derretimento das geleiras, e aumento da temperatura ambiente. E o irônico é que isso é culpa da única raça que destrói seu próprio habitat:  nós, os Homo sapiens sapiens.

  O aquecimento global, conforme explicado no documentário, tem uma química simples: atividades como queimadas, combustão para funcionamento de veículos, e indústrias, emitem grande quantidade de gases estufa, que retém calor. Uma vez emitidos, eles param na nossa atmosfera, e retém os raios solares que deveriam ser dissipados no universo. Atrapalha um ciclo natural, e faz da Terra uma estufa.

  Em consequência disso, temos uma desastrosa reação em cadeia: a temperatura terrestre aumenta, aumentado a temperatura dos mares, causando o derretimento das geleiras e o aumento do nível do mar, fazendo com que futuramente regiões costeiras habitadas hoje desapareçam nas águas. A direção dos ventos mudam, causando terríveis fenômenos naturais como tornados, vendavais e furacões com mais força, ou seja, com maior poder de destruição. Causará alteração no habitat de vários animais, tanto marinhos quanto terrestres, podendo causar sua extinção.

  É certo que, como foi apresentado por Al Gore, pesquisas das eras anteriores mostram que o ciclo natural da Terra possuí uma grande variação de temperatura, tanto que, viemos da Era Glacial que ocorreu há 20.000 anos, e até hoje estamos em um processo de aquecimento do planeta. Porém, no documentário é mostrado um gráfico em que aumentou-se de maneira incomum a temperatura e a quantidade de gases estufa, e isso é culpa das atitudes que tomamos hoje, e um exemplo catastrófico disso é uma foto muito marcante mostrada no documentário, da quantidade de queimadas que estavam ocorrendo naquela hora na Terra. Havia muito mais pontos vermelhos na foto do que deveria.

  Atualmente é comum encontrarmos partidos políticos, movimentos, ONGs e até entidades religiosas que têm como bandeira a questão ecológica, dado como exemplo o Greenpeace, e o Protocolo de Kyoto (documento da ONU de 1997, em que os países deveriam reduzir a emissão dos gases até 2012). Porém, depende de cada um fazer a sua parte, e conscientizar as pessoas para que corrijam seus hábitos, e suas empresas, é um enorme e cansativo desafio, que precisa de muita persistência. Se continuarmos a cultivar a poluição e destruir as florestas, a humanidade correrá sério risco de extinção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (303.5 Kb)   docx (271 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com