TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do filme: Uma Verdade Inconveniente - Al Gore

Por:   •  1/6/2018  •  Resenha  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  534 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha do filme “Uma Verdade Inconveniente” de Al Gore

Aluno: José Ildo Henrique Fiorott

Turma: Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho

Disciplina: Proteção do Meio Ambiente

Prof. Msc: José Edson Moura

Do ponto de vista do ex-vice-presidente dos Estados Unidos da America, em seu documentário intitulado “An Inconvenient Truth” (Uma verdade inconveniente), diversos dados climáticos e geológicos são apresentados com o intuito de demonstrar que interferências humanas são as causadoras das mudanças climáticas, mais notadamente o efeito estufa e o aquecimento global, que vem ocorrendo mais acentuadamente no último século e até nos dias atuais.

Os dados apresentados guardam entre si forte correlação e servem de indicativos de que a presença humana talvez seja o fator que mais contribui para os acontecimentos relatados e observados ao longo das últimas décadas (podemos citar alguns como: enchentes em alguns lugares, secas em outros, aumento da temperatura global, aumento no numero de furacões e tufões entre outros). Fica evidente, até para leigos, que o aumento geometricamente da população humana e suas demandas por alimentos, água e recursos minerais conduz por si só a pensarmos que somos os únicos responsáveis por tal desequilíbrio e pelas tragédias que vem acontecendo em todas as regiões do mundo. É claro que, as ocupações humanas ao longo dos rios, desmatamentos para produção de alimentos e extração de recursos minerais causam impactos ambientais localizados e que podem se propagar para outros meios. Mais claro ainda é o fato de necessitarmos urgentemente usufruir desses recursos de forma criteriosa, ordenada, sustentável para preservar para gerações futuras, mas também devemos buscar a otimização de técnicas de produção (sejam alimentos, bens de consumo, energia) e novas fontes energéticas, assim como melhorar a eficiência na distribuição desses itens para toda população mundial e racionalizar o consumo desenfreado que vivenciamos nos dias atuais.

Não foi possível ver no documentário uma análise comparativa com os possíveis desequilíbrios (ou a busca do equilíbrio) causados pelos próprios fenômenos naturais (vulcões, furacões, tsunamis, terremotos, quedas de meteoros) que podem por si só, causar mudanças significativas no clima e relevo de uma região e que sempre aconteceram ao longo de toda a existência da Terra.

Portanto, serve o documentário como alerta para repensarmos alguns dos possíveis fatores que contribuem para as mudanças observadas, mas devemos buscar todas as causas para o aquecimento global. Ou será que somos passageiros dessa nave e nossa viagem será breve ou abreviada sem que possamos fazer algo?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (57.2 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com