TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Tecnologia de Alimentos

Por:   •  23/11/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  859 Palavras (4 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO

CURSO DE NUTRIÇÃO

ANA CAROLINA SILVA DE SENA

RESUMO:

Tecnologia dos alimentos

                                                          São Paulo

                                                               2021

PRODUÇÃO DO IOGURTE

FUJIHARA, B. T. et al. Produção do Iogurte, SP. In: II SIMPÓSIO DE ASSISTÊNCIA FARMACEUTICA, 2014, São Paulo. Disponível em: . Acesso em: 10 nov. 2021

O iogurte é um produto derivado da fermentação láctica do leite pela ação de duas bactérias (Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus thermophilus). Para haver qualidade na produção, são necessários cuidados desde sua recepção até seu acondicionamento.

Esse trabalho analisou o procedimento de fabricação e os cuidados necessários para isso.

O leite fermentado passa por 4 fases em sua fabricação.

A primeira é o tratamento, onde o leite é acrescido de leite em pó desnatado, aumentando a consistência do produto final, depois disso filtrado que elimina as partículas não dissolvidas e por último homogeneizado que reduz os glóbulos de gordura, impede a coalescência e a formação da linha da nata. Depois disso é submetido ao tratamento térmico que estimula o crescimento da cultura láctica por redução do oxigênio, o que também influencia na viscosidade do iogurte, então são adicionadas as bactérias Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus thermophilus em temperatura ótima de 40-48 ºC, até atingir a acidez adequado, e então começar o resfriamento para evitar que a fermentação prossiga, a temperatura mínima deve ser de 5 ºC para que sejam preservadas suas características, químicas, físicas, sensoriais e biológicas. Por fim são embaladas e acondicionadas em embalagens opacas.

Todas essas fases devem ser minuciosamente respeitadas a fim de obter uma produção de iogurte com a qualidade para atingir as expectativas dos consumidores que buscam por produtos saudáveis.

Desidratação de rodelas de cenouras

Jerônimo, C. E. M. Desidratação de rodelas de cenouras: avaliação dos pré-tratamentos na cinética de secagem e na qualidade do material produzido. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, Natal, v. 8, p. 09 - 17, 2013.

Um dos métodos mais antigos para preservação de alimentos é a secagem, pois com ela conseguimos diminuir a atividade de água dos alimentos e consequentemente a redução do desenvolvimento de microrganismos. Os produtos desidratados ganharam espaço no mercado consumidor, principalmente as hortaliças. Por isso este trabalho empregou várias formas de desidratação de cenouras, que após isso passaram por análises sensoriais.
Na desidratação se retira a água do produto, que comumente usa-se o ar quente, podendo também ser osmótico. Podem ser retratadas inúmeras vantagens no emprego dessas técnicas tais como, diminuição do peso, melhora na conservação e menor preço considerando outros meios de conservação. Podemos ressaltar também que alguns produtos mantem suas características físicas e nutritivas, como exemplo a cenoura que ao ser reidratada muda bem pouco seu aspecto original.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (57.2 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com