TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO TECNOLOGIA INFORMACAO

Por:   •  7/6/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.502 Palavras (15 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 15

Infraestrutura de TI (hardware, software, bancos de dados e redes).

A tecnologia pode ser considerada como qualquer procedimento, conhecimento ou utensílio por meio do qual a sociedade amplia o alcance das capacidades humanas.

TI - É o conjunto de recursos não humanos dedicados ao armazenamento, ao processamento e à comunicação da informação, bem como a organização desses recursos em um sistema capaz de executar um conjunto de tarefas

Organizações bem sucedidas no século XXI são aquelas que:  estão centradas no conhecimento;  estão preocupadas com a gestão da informação;  utilizam todos os seus recursos de modo estratégico;  enxergam as ferramentas tecnológicas como parte de sua estratégia.

Evolução da TI nas empresas

Década de 1960:  início do uso da TI nas corporações;  equipamentos imensos e caros;  poucas opções tecnológicas;  área de desenvolvimento pouco estruturado, artesanal e pequena;  escassez de mão de obra;  alta valorização e uso da linguagem de máquina;  importância maior às ferramentas do que ao processo.

Década de 1970:  primeiro impacto dos sistemas de informação nas empresas;  crescimento do volume de desenvolvimento;  era do processamento de dados;  TI considerada um recurso organizacional;  estímulo ao desenvolvimento de ferramentas de TI voltadas à tomada de decisão.

Década de 1980:  mudanças no ambiente externo das corporações impactando a TI (exemplo: terceirizações);  surgimento da integração de sistemas;  uso maciço das telecomunicações;  execução do negócio com crescente dependência de aplicações em TI.

Década de 1990:  TI colocada no centro da estratégia empresarial de muitas corporações;  TI começa a proporcionar mudanças nos negócios;  TI permite a transformação do conhecimento em valor para as organizações.

Século XXI:  modelos baseados na web;  sistemas abertos ao invés de proprietários;  conceitos de computação nas nuvens;  TI verde;  crescente uso de práticas gerencias e de governança em TI;  dispositivos móveis.

O papel da TI nas empresas

 Gerar competitividade.  Suportar estratégias e táticas.  Criar e entregar valor.  Ser um propulsor das inovações.  Favorecer a disseminação do conhecimento.  Agir de modo direto na qualidade e na produtividade.  Auxiliar na melhor gestão da informação.

Em 1980 surgiu a evolução e o uso maciço da telecomunicações nas corporações

Dado

É qualquer elemento identificado em sua forma bruta que, por si só, não conduz a uma compreensão de determinado fato ou situação.  É a representação de alguma coisa não estruturada, elementar. Exemplos:  20º  Céu encoberto  30 km/h

Informação

 É um conjunto de dados organizados com valor adicional.  É a representação de alguma coisa estruturada, organizada e que traz conhecimento. Exemplo:  Baseado nos dados da previsão de tempo, podemos considerar que hoje o dia está frio.

Conhecimento

É a consciência e a compreensão de um conjunto de informações e os modos como essas informações podem ser úteis. Exemplo:  Compreendendo, baseado na previsão do tempo, que o dia de amanhã será frio, é necessário utilizar agasalhos e ligar os aquecedores.

Infraestrutura da TI

Conjunto de recursos compartilhados que suportam os Sistemas de Informação e os Processos Organizacionais. Formado por:  recursos de hardware;  recursos de software;  recursos de bancos de dados;  recursos de telecomunicações.

Recursos de hardware

Hardware consiste na tecnologia para processamento computacional, armazenamento, entrada e saída de dados.

Evolução dos recursos de hardware

Geração zero dos computadores (computadores mecânicos e eletromecânicos).  Primeira geração (válvulas).  Segunda geração (transistores).  Terceira geração (circuitos integrados).  Quarta geração (integração em escala muito grande).

Componentes do hardware

Memória, entrada e saída, unidade de controle, Unidade Lógica de Aritmetica, Unidade Central de Processamento.

Unidade Central de Processamento

 Executar o fluxo de informações em linguagem de máquina (baixo nível).  Gerencia os recursos do hardware e a interação com os demais dispositivos.  Tem sua capacidade medida pelo tempo de ciclo de máquina e velocidade de relógio.  Também conhecida como CPU.

Componentes da CPU

 Unidade Lógica e Aritmética (ULA):  realiza cálculos matemáticos e faz comparações lógicas.  Unidade de Controle (UC):  acessa sequencialmente as instruções do programa, decodificando-as;  coordena o fluxo de dados de entrada e saída.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)   pdf (136.6 Kb)   docx (22.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com