TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo artigo NUTRIÇÃO

Por:   •  14/4/2016  •  Resenha  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  3.196 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Laisa Fontanella da Costa

Disciplina: Fundamentos e História da Nutrição

Professora: Renata Camara

Turma: Nutrição/Manhã/Catete

  • Resumo do texto “Comer, alimentar e nutrir: categorias analíticas instrumentais no campo da pesquisa científica

O texto aborda sobre a o comer, alimentar e a nutrição, sobre os pontos de vista sociológico e biológico, fazendo uma integração sobre os dois olhares e, listando suas diferenças.

Para a Biomedicina entende-se o alimento associado a uma concepção de corpo orgânico funcional e objeto de modificação, já a Sociologia tem a “comida” como elemento de ordem cultura e organização social, alguns dos acontecimentos e ideias mais importantes e marcantes da história da civilização estão inseridos em contextos de refeição ou banquete

O artigo também diz que a alimentação está muito presente em nosso cotidiano, além das formas que nós conhecemos (ingestão de alimentos).

Não podemos dizer que os dois pontos de vista estão errados, mas refletem realidades diferentes.

O artigo incentiva o estudo da Nutrição por um ponto de vista da Ciências Sociais, podendo assim entender melhor como, a alimentação interfere no meio, como exemplo temos o meio agrícola que está cada dia mais intensificada, pois a demanda está muito maior.

No contexto social, o alimento está muitas vezes associado a materialidade, desde os tempos antigos, na atualidade a transformação da comida em mercadoria representou também a transformação do homem.

A Nutrição na ciência se consolida quando o ato de se alimentar se torna objeto de intervenção, modelação, ela tem o enfoque da “norma”, da dieta regulada. “Fazer dieta” carrega consigo o sentido de restrição de um regime de vida, primando por práticas voltadas para o controle e a segurança, como modo ou tentativa de evitar a doença, de afastar os riscos à saúde. A crescimento da obesidade está altamente relacionada a baixa adesão as dietas e orientações nutricionais.

Podemos concluir, com base no artigo que, o alimento não serve somente para comer, serve também para pensar e comunicar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (66.7 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com