TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Descreva as condições sociais que permitiram o surgimento da sociologia e da antropologia.

Por:   •  7/4/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  557 Visualizações

Página 1 de 2

  1. Descreva as condições sociais que permitiram o surgimento da sociologia e da antropologia.

Surgiram em decorrência dos abalos na sociedade provocados pela Revolução Industrial e Francesa. A monstruosa exploração do homem pelo homem nas fábricas era uma situação que os filósofos da época tinham dificuldade de explicar, somado a problemas sociais advindos da rápida urbanização, como doenças, ausência de moradia, prostituição, alcoolismo, suicídios, violência, epidemias. Estes colocavam a sociedade em análise pra os filósofos, tornando-se um objeto de estudo.

  1. Qual o grande objetivo da sociologia em seu surgimento?

O grande objetivo da biologia em seu surgimento era “organizar” a sociedade, que vinha com inúmeros problemas a partir das crises sociais que explodiram na Europa no fim da Idade Média e com a chamada "sociedade industrial" marcada pela Revolução Francesa. 

  1. Qual o objetivo de estudo da sociologia e seus principais articuladores?

O objeto de estudo da sociologia é a sociedade/fenômenos sociais. Sendo seus principais articuladores Auguste Comte, Herbert Spencer, Ferdinand Tömies, Émile Durkheim, Max Weber, Karl Marx, Florestan Fernandes.

  1. Qual o sentido do nome positivismo na sociologia Comte?

Para Comte as sociedades europeias se encontravam em estado de caos social, para que houvesse coesão e equilíbrio na sociedade seria necessário restabelecer a ordem nas ideias e conhecimentos, criando um conjunto de crenças comuns a todos os homens, a que deu o nome de filosofia positivista, surgindo como uma ramificação do iluminismo. As ideias de percepção humanas são baseadas na observação, exatidão, deixando de lado teorias e especulações da Teologia e Metafísica. 

  1. Conceitue antropologia e seu “objeto de estudo”.

Antropologia é a ciência que estuda o homem, suas produções e seu comportamento, o seu interesse está no homem como um todo, o ser biológico e o ser cultural, preocupando-se em revelar os fatos da natureza e da cultura. O objeto de estudo é a humanidade como um todo visando o homem como ser biológico pensante, produtor de culturas, participante da sociedade, tentando chegar à compreensão da existência humana, estudo da humanidade.

  1. A antropologia passa a ser considerada uma ciência somente no séc. XVIII partindo das classificações de Carlos Lineu e tendo como objetivo a análise das “raças humanas”, antes disso, como era adquirido o saber antropológico?

Até então o pensamento do homem sobre o homem era eminentemente mitológico e filosófico afastando-se de um saber científico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (62.2 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com