TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Umidade De medida

Por:   •  21/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO:

A determinação de umidade é uma das medidas mais importantes e utilizadas na análise de alimentos. A umidade de um alimento está relacionada com sua estabilidade, qualidade ecomposição, e pode afetar os seguintes itens:

Estocagem: alimentos com alta umidade estocados irão deteriorar mais rapidamente que os que possuem baixa umidade. Por exemplo, grãos com umidade excessivaestão sujeitos a rápida deterioração devido ao crescimento de fungos que desenvolvem toxinas como a aflatoxina.

Embalagem: alguns tipos de deterioração podem ocorrer em determinadas embalagens se oalimento apresentar umidade excessiva. Por exemplo, a velocidade de escurecimento em vegetais e frutas desidratadas ou a absorção de oxigênio (oxidação) em ovo em pó podem aumentar com o aumento daumidade, em embalagens permeáveis à luz e ao oxigênio.

Processamento: a quantidade de água é importante no processamento de vários produtos, como, por exemplo, a umidade do trigo na fabricação de pão eprodutos de padaria.

O conteúdo de umidade varia muito nos alimentos:

A porcentagem de umidade do alimento (U%) relaciona-se com a quantidade de água nele existente. É possíveldeterminar a quantidade de água que foi removida ou adicionada a um produto quando se tem o conhecimento da sua umidade inicial e da nova umidade (final), após a modificação de seu estado.

O teorde umidade corresponde à perda em peso sofrida pelo alimento quando aquecido em condições nas quais a água é removida. Na realidade, não é somente a água a ser removida, mas outras substâncias que sevolatizam nessas condições. O resíduo obtido no aquecimento direto é chamado de resíduo seco.

Objetivos:

Determinar a composição centesimal de um alimento e o seu teor de umidade.

Materiais e métodos:

Materiais Utilizados: Estufa regulada a 105°c

Capsula de porcelana

Dissecador com Sílica

Biscoito Club Social

Balança Analítica

O produto analisado foi o biscoito da marca club social, e foi encontrado...

Espátulas e Pinças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (46.1 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com