TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ácidos Graxos - O Que São

Por:   •  17/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.128 Palavras (9 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 9

Ácidos graxos:

O seu metabolismo envolve a sua biossíntese dos ácidos graxos e a oxidação(Beta Oxidação).

Eles vem dos lipídios que vem do corpo e da dieta, são eles o colesterol ,fosfolipídios, vitaminas, mais os principais que adquirimos da dieta são os triglicerídeos.

O Triglicerídeo da dieta não e diretamente usado como fonte de energia, ele passa pelo processo de digestão, cai na corrente sanguínea e fica armazenado no tecido adiposo. Então fica armazenado no tecido adiposo quando os nossos outros tecidos precisam de energia esse triglicerídeo que esta no tecido adiposo precisa ser mobilizada para outro ciclo de energia. Ex: Musculo

Como ele e mobilizado¿ Então no adipócito os triglicerídeos estão armazenados.

Triglicerídeo-Um glicerol de 6 carbonos. Cada carbono e ligado a uma cadeia de acido graxo.

A célula do tecido adiposo precisa ser informada de que outras células do corpo precisam de energia para enviar pelo sangue, então isso só vai acontecer quando receber um sinal que vai ser realizado por um hormônio ( Ex: Adrenalina) Então o primeiro passo na utilização dos ácidos graxos, vai ser a ligação de um hormônio no tecido adipócito, então quando esse hormônio se liga no receptor ele e acoplado a proteína G, o resultado e aumentar a concentração do AMP cíclico na célula, então o AMP cíclico ativa uma proteína quina-se, ela fosforiza e ativar outra proteínas, como a lipase, que ela quebra a ligação do triaciglicerolipaze de cada acido graxo e o triaglicerol, porque o que vai sair do tecido adiposo para o sangue não e os triglicerídeos e sim o ácidos graxos.

Então o hormônio precisa se ligar a um receptor na célula adipócita para que possa estimular a quebra do triglicerídeo( libera 3 cadeias de acido graxo e um glicerol/O glicerol e um dos substratos da neoglicogenese ) Esse glicerol podo ser reaproveitado pelo próprio adipócito para formar mais triglicerídeos depois, ou pode cair na corrente sanguínea e ir pro fígado e dependendo da situação metabólica do organismo o fígado transformar esse glicerol em glicose pela neoglicogenese.

Então o que acontece com esse acido graxo que foi liberado¿ Ele vai pro sangue, e o sangue vai distribuir para o corpo, a carboxila( e polar, porque tem uma hidroxila) mais toda a cauda do acido graxo e apolar, então quando cai na corrente sangue que e um meio aquoso ele não pode ser transportado no sangue livre ao contrario da glicose, mais o acido graxo precisa porque a maior parte da molécula dele e hidrofóbica e apolar. Quem vai fazer esse transporte no sangue¿ É a albumina, e uma das funções dela e transportar os ácidos graxos no sangue.

Ela se liga aos ácidos graxos e vão transportando eles no sangue, ele chega na célula muscular passando por um transportador para ser oxidado mais ainda não foi isso que ocorreu foi a mobilização, então obtém energia a partir desse acido graxo.

Então qual a primeira coisa que precisa acontecer para o acido graxo que esta no tecido adiposo chegue no tecido alvo¿ A ligação do hormônio, ele que vai informar ao hormônio ao tecido adiposo que o triglicerídeo precisa ser quebrado para liberar os ácidos graxos, que ativa a proteína quinasse, que ativa uma enzima, que degrada o triglicerídeo.

Beta(porque a quebra das ligações acontece a partir da segunda ligação) oxidação, qual seu proposito¿ Quebrar as moléculas de acido graxo transformando em acetilcoenzimaA para ser oxidada no ciclo de Krebs.

A beta oxidação acontece principalmente mitocôndrias. Os ácidos graxos de cadeia longa são oxidados nos peroxissomos.

Quando ele chega na célula ele não entra logo na mitocôndria, para ser oxidado ele precisa ser ativado, essa ativação seria a ligação do acido graxo com a coenzimaA, então ele não e mais chamado de acido graxo e sim de acil-coenzima A, quem faz essa reação e a enzima e a acetilcoasintetaze ela gasta o equivalente(a molécula de ATP não foi só quebrada 1 vez, quebra 1 vez formando ADP e foi quebrada outra ligação formando ANP, então como quebrou duas ligações isso equivale em termos de energia quebrar duas moléculas de ATP) mais outra formando a duas moléculas de ATP para ativar acido graxo e formar o acetilcoagraxo, a célula precisa ter o equivalente a duas moléculas de ATP, isso me diz que no processo final de beta oxidação preciso ter uma produção de mais de dois ATPs. Então agora a molécula foi ativada e eu tenho o acetilcoagraxo e esta pronta para entrar na mitocôndria, na matriz mitocondrial e porque precisa entrar lá¿ para que ocorra as reações das oxidações dele.

Ele precisa de um transportador para passar a membrana interna e chegar mitocôndria, na mitocôndria existe uma molécula chamada carnitina, o que ela faz¿ ela que coloca o acido graxo no citoplasma para a matriz mitocondrial.

Como a carnitina funciona¿ Existe uma enzima chamada na carnitinaaciltranferase1 ou CAT1 que se localiza na face externa, o que ela faz¿ Ela pega o agrupamento acetil quebra a ligação com a coenzima A e pega todo agrupamento acil e liga com a carnitina. Ai na membrana mitocondrial interna existe um transportar por difusão facilitada que vai pegar a carnitina mais o agrupamento acetil e vai colocar ele para dentro da matriz mitocondrial, então qual vai ser o papel da carnitina¿ Transportar o agrupamento acetil que vem do acido graxo.

Mais para os dois se separarem isso não ocorre espontaneamente e sim com outra enzima a carnitina aciltransferase 2 então na face interna da membrana vai ter outra enzima a CAT2, o que ela vai fazer¿ Ela vai quebrar a ligação, vai separar o grupamento acil(Vai ficar dentro da matriz e se ligar com uma nova coenzima A) da carnitina(Vai voltar para pegar mais agrupamento acil). As CAT 1 e 2 não fazem o transporte, quem faz e a carnitina, só que a carnitina para se ligar ou desligar precisa de uma enzima.

Qual o papel das moléculas de carnitina do metabolismo de lipídeos¿ Transportar o acetil do citoplasma para a matriz mitocondrial. Para que a Beta oxidação possa acontecer.

Se a carnitina não estiver funcionando vai prejudicar a produção de energia a partir de lipídeos, mais ainda vai produzir energia com os peroxissomos só que e de cadeia muito longa, então vai prejudicar a maior parte da oxidação dos ácidos graxos.

Então agora que o agrupamento acil esta dentro da mitocôndria como vai ocorrer a oxidação¿ A oxidação dos ácidos graxos acontece,(Adriana falou que o objetivo transformar a molécula de acido graxo em coenzima A Significa que vai liberar as ligações de 2 em 2.

Como e que se produz

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (49.5 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com