TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Classificação dos Neurônios Com Caráter Funcional

Por:   •  2/9/2020  •  Ensaio  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 2

Classificação dos neurônios:

Classificação dos neurônios com caráter morfológico:

-Neurônios bipolares: 2 prolongamentos partindo do corpo celular. Ex: epitélio da retina, epitélio olfatório, neurônios vestibulares.

-Neurônios multipolares: vários prolongamentos partindo do corpo celular. A maioria dos neurônios possuem essa configuração morfológica. Ex: neurônios motores da medula espinhal.

-Neurônios pseudo-unipolares: um prolongamento partindo do corpo. Este prolongamento se divide formando as arborizações dendríticas e axônicas. Ex: neurônios sensitivos presentes nos gânglios espinhais.

Classificação dos neurônios com caráter funcional:

-Neurônios sensitivos: conduzem informações sensitivas do meio ambiente ou do meio interno.

-Neurônios motores: envolvidos com movimentos voluntários e involuntários.

-Interneurônios: conectam neurônios, formando circuitos.

As paredes do tubo neural são divididas no plano transversal pelo sulco limitante. Este sulco separa as lâminas alares (localizadas posteriormente) das lâminas basais (localizadas anteriormente).

Neurônios das lâminas alares: dão origem a estruturas sensitivas e vias aferentes.

Neurônios das lâminas basais: dão origem a estruturas motoras e vias eferentes.

Os neurônios localizados próximo ao sulco limitante (tanto nas lâminas alares quanto nas lâminas basais) relacionam-se com o controle visceral e vida vegetativa. Os neurônios afastados desta lâmina associam-se com a vida de relação.

A relação antígeno anticorpo possui entre si uma ligação que envolve substâncias chamadas de enzimas. Os anticorpos são glicoproteínas produzidas por células B, que funciona como receptor para os antígenos. Eles protegem através da neutralização e são impedidos de penetrar nas células e se replicarem. Os anticorpos são produzidos de forma específica contra o antígeno que estimulou a sua produção, um determinado antígeno entra no organismo e é apresentado ao sistema imune, se desenvolvendo uma resposta imune humoral.

Os linfócitos B são células que fazem parte de 5 a 15% dos linfócitos circulantes, se originam na medula óssea e se desenvolvem nos órgãos linfoides.

https://www.infoescola.com/sistema-imunologico/antigeno/

Um tipo de endocitose é a chamada fagocitose. Nesse processo, a célula captura uma partícula sólida, relativamente grande, através de prolongamentos citoplasmáticos chamados de pseudópodes. A partícula é então englobada e passa a integrar o citoplasma da célula. Nessa etapa, o material ingerido fica totalmente envolto por uma membrana, formando o chamado fagossomo.

https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-fagocitose.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (29.3 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com