TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SETE RELEVÂNCIA DA IMAGENOLOGIA NA DESCOBERTA DE PATOLOGIA

Por:   •  21/9/2018  •  Resenha  •  369 Palavras (2 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 2

7 RELEVÂNCIA DA IMAGENOLOGIA NA DESCOBERTA DE PATOLOGIA

“A Radiologia, desde os seus primórdios até os dias atuais, apresentou grande progresso, tanto no que se refere à técnica, quanto ao conhecimento. Os aparelhos, além de grande precisão na obtenção das imagens, possuem hoje, mecanismos que permitem utilização de pequena quantidade de radiação primária para a obtenção de imagens” (BRUNNER, 2004).

“A radiologia é uma área da medicina que utiliza a tecnologia imagenologica como os raios-X para diagnosticar e tratar doenças, o profissional que atua nessa área é o radiologista, ele é responsável pelo relatório e pelo diagnóstico da imagem desta forma sendo possível diagnosticar uma patologia. Neste caso, a leitura correta da radiografia é fundamental para diagnosticar resultados positivos ou negativos em relação à doença ou lesão” (BEMERGUY, 2014).

O objetivo do diagnóstico na radiologia é investigar o que está acontecendo com o corpo humano no momento do exame. Desta forma é feita uma análise por meio de diferentes tipos de imagens, que permite que o médico identifique de forma rápida o que está acontecendo com o paciente.

Na radiologia a varias formas de identificar patologias no organismo como, por exemplo: radiografia simples, radiografia contrastada, mamografia, tomografia computadorizada, ultrassonografia entre outras.

São utilizados computadores principalmente na aquisição das imagens, mas o passo atual e do futuro é o uso da computação gráfica para auxiliar na quantização da imagem e tratamento para a melhor extração da informação possível. O objetivo é oferecer os princípios físicos e matemáticos deste processo, bem como das ferramentas computacionais para a reconstrução da imagem (NELSON, 2005).

A base do diagnóstico médico por imagem são as radiografias, elas são o modo eficiente e fácil para analisar certas estruturas internas do corpo. “O RX tem a habilidade de atravessar materiais que luz normal não pode penetrar inclusive o corpo humano. As radiografias revelam partes diferentes do corpo em sombras de cinza. As áreas que não absorvem muito bem RX formam imagens escuras; as áreas onde o RX é absorvido forma imagens em tons de cinza e indica estruturas mais densas” (ANDREOLI, 2000).

A detecção rápida e exata de patologias, por meio de diagnósticos por imagem é essencial para que o paciente procure o tratamento correto com grandes chances de cura se descoberto precocemente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (42.2 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com