TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANOMALIAS CONGÊNITAS E MICROCEFALIA

Por:   •  26/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  5.404 Palavras (22 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 22

1 INTRODUÇÃO .....................................................................................

       6

2 METODOLOGIA ..................................................................................

       8

3 ANOMALIAS CONGÊNITAS ..............................................................

       9

4 MICROCEFALIA ..................................................................................

     12

4.1 ETIOLOGIA .......................................................................................

     13

4.2 EPIDEMIOLOGIA ..............................................................................

     15

4.3 DIAGNÓSTICO .................................................................................

     17

4.4 CLASSIFICAÇÃO .............................................................................

     18

4.5 TRATAMENTO .................................................................................

     19

4.6 CONSEQUÊNCIAS NEUROLÓGICAS .............................................

     19

4.7 IMPORTÂNCIA DO PRÉ-NATAL ......................................................

     20

5 CONCLUSÃO ......................................................................................

     22

REFERÊNCIAS ......................................................................................

     23

Sumário

RESUMO

Este trabalho diz respeito à microcefalia e malformações congênitas. Tem como objetivo a descrição de conhecimentos sobre tais anormalidades. Encontra-se também o diagnóstico; formas de prevenção desses problemas, bem como tipos de tratamento que são recomendados para cada caso em específico. Além disso, é discutido também as consequências neurológicas e psicossociais no paciente e sua família, porque danos nessa área da saúde também são relevantes e tais tipos de problemas podem afetá-lá. A metodologia usada foram pesquisas bibliográficas com pesquisas em artigos de 2006 a 2019, portanto na atualidade. A Etiologia do Zika vírus também é abordada, sendo descritos dados sobre a descoberta do vírus no mundo e no Brasil, bem como seus sintomas quando em contato com o organismo humano. Além disso, a Epidemiologia da doença é bem esclarecedora sobre dados estatísticos de pacientes brasileiros que contraíram o problema, contendo uma tabela da distribuição de casos suspeitos de microcefalia decorrentes do vírus Zika notificados. Diversas classificações da microcefalia também são citadas e explicadas, pois há diversos tipos e variações dessa anomalia.

Palavras-chaves: Microcefalia. Anomalia congênita. Zika vírus. Recém-nascido. Diagnostic


1 INTRODUÇÃO

As anomalias congênitas têm etiologia complexa e pode ser acometida por vários fatores. Podem ser causadas por anomalias cromossômicas, exposição a fatores ambientais, doenças metabólicas (inclusive doenças maternas durante a gravidez). Pode ser classificada como primária ou secundária (MARINHO et al.; 2016).

De acordo com o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc), do Ministério da Saúde, classificam como microcefálicos quando os neonatos sofrem três desvios-padrões da média, de acordo com o sexo e idade gestacional. Neste caso, no sexo feminino a microcefalia é considerada entre 28,85 a 30,99cm e no sexo masculino, 29,12 a 31,52cm, com idade gestacional de 37 a 41 semanas. O diagnóstico de microcefalia se dá durante a gravidez, no pré-natal, onde o médico consegue observar o perímetro cefálico do feto, e também após o nascimento na hora de medir o perímetro cefálico. (MARINHO et al.; 2016).

No Brasil, entre os anos de 2000 até 2014, os casos de nascidos vivos com microcefalia apresentaram estabilidade. Entretanto, a partir de outubro de 2015 notou-se um aumento inesperado de casos (principalmente na região Nordeste). Após pesquisas e estudos, foi comprovada epidemia do vírus Zika (ZIKV) (MARINHO et al.; 2016). A média histórica de microcefalia, no Brasil é de dois casos a cada 10000 nascidos vivos. Porém, no ano de 2015 (em decorrência do ZIKV), observou-se a decorrência de 54,6 casos por 100 mil nascidos vivos (CABRAL, Cibelle Mendes et al. 2017).

        A criança com microcefalia pode apresentar atraso no desenvolvimento neuropsicomotor (dificuldade em firmar a cabeça, sentar, engatinhar, andar, entre outras coisas). Também podem ter comprometimentos para o desenvolvimento de ações como agarrar, soltar, brincar e manuseio de objetos (COFFITO, 2016).

Quando nasce um bebê com anomalias, ocorre um grande impacto na vida dos pais. A família fica angustiada por medo de como será a vida da criança, seu futuro, desconhecimento de como cuidar; podendo acarretar em sentimento de culpa, dependência e impotência (FORMIGA; PEDRAZZANI; TUDELA, 2010).

        O presente trabalho tem por objetivo estimular o conhecimento sobre casos de microcefalia. Tais como, diagnóstico precoce; formas de prevenção e tratamento; consequências neurológicas na vida da criança e da família; a associação da doença com fatores ambientais, genéticos e a presença do ZIKV.

2 METODOLOGIA

Trata-se de um estudo baseado na pesquisa bibliográfica, com pesquisa de publicações do período de 2006 a 2019. Baseado em artigos que abrangem a base de dados como Lilacs, Google Acadêmico e SciELO. Foram utilizados 30 artigos, e os critérios de inclusão foram artigos em português.

2 ANOMALIAS CONGÊNITAS

Podem ser definidas como todas as alterações funcionais ou estruturais do desenvolvimento do feto, onde a origem ocorre antes do nascimento, podendo possuir causas genéticas, ambientais ou desconhecidas, mesmo que essa anomalia se manifeste anos após o nascimento. Podem ser classificadas em maiores ou menores. As malformações maiores seriam graves alterações anatômicas, estéticas e funcionais podendo, até mesmo, levar à morte. Já as menores levam a fenótipos que se sobrepõem aos normais (MENDES et al., 2017).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.7 Kb)   pdf (234 Kb)   docx (110.2 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com