TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Diretrizes Nacionais - UBS

Por:   •  3/6/2019  •  Seminário  •  302 Palavras (2 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 2

PRINCÍPIOS:

I UNIVERSALIDADE - Determina que todos os cidadãos brasileiros, sem qualquer tipo de discriminação, têm direito ao acesso às ações e serviços de saúde.

II EQUIDADE - Tem relação direta com os conceitos de igualdade e de justiça. Se evidencia no atendimento aos indivíduos de acordo com suas necessidades, oferecendo mais a quem mais precisa e menos a quem requer menos cuidados.

III INTEGRALIDADE - O sistema de saúde deve estar preparado para ouvir as pessoas, entende-las e inseri-las em seu contexto social, e partir daí, atender as necessidades desta pessoa.

DIRETRIZES:

I Regionalização e Hierarquização - Os serviços devem ser organizados em níveis de complexidade, restrito a uma determinada área geográfica, planejados a partir de critérios epidemiológicos, e com conhecimento da população a ser atendida.

II Territorialização - Planeja ações com foco em um território específico, com impacto nas pessoas que constituem aquele espaço.

III População Adscrita - População que está presente no território da UBS.

IV Cuidado centrado na pessoa - Cuidado de forma especializada, que auxilie as pessoas a desenvolverem conhecimentos para tomarem decisões sobre sua própria saúde de forma mais efetiva.

V Resolutividade - Tem sinonímia com o ato de solucionar. Quando um indivíduo busca o atendimento ou quando surge um problema de impacto coletivo sobre a saúde, o serviço deve esta capacitado para enfrentar e resolver, mas quando isso não ocorre se deve passar a outro nível.

VI Longitudinalidade do cuidado - Se trata do acompanhamento do paciente ao longo do tempo.

VII Coordenação do cuidado - Atuando como o centro de comunicação entre os diversos pontos de atenção.

VIII Ordenação da rede - Reconhecer e organizar as necessidades de saúde da população.

IX Participação da comunidade - Incentivar a participação das pessoas, como forma de ampliar sua capacidade para cuidar da sua saúde e de pessoas próximas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (29.1 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com