TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diretrizes Nacionais do Curso de Pedagogia

Por:   •  11/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  782 Palavras (4 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 4

1°Questão

1ª) Após quase 10 anos da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB/9394/96, as Diretrizes Nacionais do Curso de Pedagogia foram instituídas através da Resolução CNE/CP nº 1 de maio de 2006 (http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf).

Após consultar as Novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia, responda:

  1. Segundo CRUZ (2009)[1] :

“As habilitações no curso de Pedagogia tiveram o mérito de representar um dos pontos de mais difícil consenso nas discussões sobre o próprio curso, sobretudo as desencadeadas a partir da década de 1980 pelo movimento dos educadores. ;Extinguir, manter ou reformular fizeram do debate um embate, cujo reflexo é  facilmente percebido nas diretrizes curriculares do curso de Pedagogia...( p.1197)”

Aponte quais foram as mudanças na Graduação do Pedagogo, que representaram consenso na diversidade de ideias. ( 2,5 pontos )

As mudanças que representaram consenso diante das diversidades de ideias foram a de que formação a ser oferecida no curso deverá abranger integralmente a docência, a gestão, a pesquisa, a avaliação de sistemas e instituições de ensino em geral e a elaboração, execução, o acompanhamento de programas e atividades educativas.

  1. Os artigos 3º e 4º das diretrizes curriculares apontam os princípios da atuação do pedagogo baseados  em desafios na relação teórico–prática de conhecimentos. Descreva o elenco dos conhecimentos a serem dominados pel@ graduand@ em Pedagogia. (2,5 pontos)

O formando em pedagogia deverá obter os seguintes conhecimentos para seu sucesso profissional e alcançar êxito em suas atividades como :gestão, planejamento e execução de projetos, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos , pesquisas.

 

2° Questão.

2a) No texto de CANDAU[2], o seu título  “Professor/a: profissão de risco?” desencadeia algumas ideias muito presentes na sociedade, mas a autora aponta quatro questões que colaboram para a evasão dos docentes da profissão associadas ao imaginário construído atualmente.  Aponte pelo menos duas e argumente como podem ser superadas com ações de gestão. (3 pontos)

Apontarei abaixo duas questões que colaboram para a evasão dos docentes.

1 – Entra saberes e culturas: o que ensinar?

No plano de Gestão deverá ser apresentada uma proposta de trabalho ressaltando os principais problemas e os objetivos a alcançar.

 A proposta apresentada seria conhecer a cultura da comunidade em que as crianças estão inseridas, pois podemos trazer as vivencias das crianças para sala de aula e assim termos um melhor aprendizado. Aproveitar as vivencias das crianças sem fugir do conteúdo que deverá ser cumprido.

2 - Entre o “Quadro negro/verde/branco” e as tecnologias da informação e comunicação: que dinâmica construir na sala de aula.

A proposta é relacionar as ações específicas que pretende desenvolver, com vistas a solucionar os problemas ou a fornecer ao aspectos positivos que tem a favor. A ideia seria deixar as aulas mais dinâmicas fazendo com que o aluno passe a fazer parte da ideia, sendo ele participativo e pesquisador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (126.6 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com