TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Lesões Cervicais Não Cariosas

Por:   •  30/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 2

Acadêmicas: Letícia Barossi e Thayse Felipe Vargas Dutra

Lesões cervicais não cariosas

           As Lesões não cariosas são definidas como um desgaste dentário, uma perda de tecidos duros devido aos processos de corrosão, atrito e abrasão dental. O Atrito dentário é um desgaste do dente resultante do contato dente a dente, enquanto a abrasão é causada por hábitos orais ou substâncias abrasivas, como cremes dentais altamente abrasivos. A corrosão dentária é definida como a perda de substância dentária por processos químicos (exposição a ácidos) que não envolvem bactérias.

          O ataque ácido leva a uma perda irreversível de tecido duro dentário, que é acompanhado por um amolecimento progressivo da superfície, essa zona amolecida é mais suscetível a forças mecânicas, como a abrasão que por sua vez têm pouco ou nenhum efeito sobre os tecidos duros dos dentes. A etiologia da corrosão é multifatorial e não totalmente entendida. As fontes mais importantes de ácidos são as encontradas na dieta, como alimentos e bebidas ácidas, e originárias do estômago, como: ácidos gástricos resultante da regurgitação e distúrbios do refluxo. (1)

          O tratamento restaurador é o de eleição para esses tipos de lesões, devido ao desconforto que esses pacientes podem vir a sentir, hoje em dia existe inúmeros materiais disponíveis no mercado, cada um com suas vantagens e desvantagens, para assim conseguir obter uma melhor resolução dos quadros desses tipos de lesões. (2)

           Para realizar um tratamento adequado, é indispensável saber identificar e determinar o fator causal das lesões não cariosas, para impedir seus danos e tão importante quanto à decisão de realizar um tratamento restaurador ou não dos dentes atingidos.

  1. Barbosa, Lara Portela BatistaNON-CARIOUS CERVICAL LESIONS: ORIGIN AND TREATMENT OPTIONS. 2009. 6 f. Tese (Doutorado) - Curso de Odontologia, Revista Dentística On Line, Piaui, 2009.
  2. Magalhaes, Ana Carolina. INSIGHTS INTO PREVENTIVE MEASURES FOR DENTAL EROSION. 2008. 12 f. Tese (Doutorado) - Curso de Odontologia, J Appl Oral Sci, São Paulo, 2008.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (44.4 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com