TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURIOSIDADES E PONTOS RELEVANTES PARA A ODONTOLOGIA

Por:   •  10/4/2019  •  Tese  •  1.118 Palavras (5 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFACVEST

CURSO DE ODONTOLOGIA

       

CURIOSIDADES E PONTOS RELEVANTES PARA A ODONTOLOGIA

LAGES- SANTA CATARINA.

2016

LOIVAN HOPPE

CURIOSIDADES E PONTOS RELEVANTES PARA A ODONTOLOGIA

               

Trabalho de graduação                                              apresentado na disciplina de Metodologia Cientifica do Centro Universitário UNIFACVEST

                                                        

                                                        Prof.  ME.: Renato Rodrigues

LAGES- SANTA CATARINA.

2016

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO............................................................................................... 05

2. DESENVOLVIMENTO.................................................................................06

2.1 Dez pontos de relevância para Odontologia...............................................06

2.2 Curiosidades da odontologia........................................................................07

3. CONCLUSÃO................................................................................................08

4. BIBLIOGRAFIA...........................................................................................08

 

1.INTRODUÇÃO.

Durante muito tempo as transformações na área da saúde estiverem presentes. Sendo assim, o desenvolvimento do conteúdo deste trabalho está relacionado às curiosidades dos tempos passados, descrevendo também, os pontos de relevância para a odontologia.

Cada povo possui uma cultura diferente, isso é fato. Com o objetivo de poder apresentar as diferenças de saúde entre cada etnia, o autor deste projeto faz-se empenhado. Alem do mais, a discussão sobre os uma saúde preventiva, na qual devemos ter é descrita no desenvolvimento.

Após o término desta concepção, espera-se a absorção de uma didática por parte do leitor, contribuindo para o seu bem-estar.

Tendo como metodologia o baseamento nos texto de apoio oferecido pelo professor de Metodologia Cientifica Renato Rodrigues do curso de odontologia do Centro Universitário UNIFACVEST.

  1. Desenvolvimento.

1.1 Dez pontos de relevância para a Odontologia

- “A limpeza da boca do bebê deve ser realizada com fralda ou gaze úmida, passando na gengiva e na língua. Este procedimento deve ser feito uma vez ao dia”.

- “Deve-se evitar compartilhar talheres com bebê, pois muitas vezes a mãe é a primeira a contamina-lo”.

- “Geralmente aos 6 meses de idade, surgem os primeiros dentes na cavidade bucal e completam-se aos 2 anos de idade. Essa dentição é formada por 20 dentes, que servem de referência para próxima dentição, tem função no desenvolvimento da face, na pronúncia das palavras e na introdução da dieta sólida.”

- “A partir dos 6 meses de idade, iniciar o desmame lentamente, introduzindo outros alimentos utilizando o copo e colher. O uso da mamadeira deve ser desmotivado, evitando as cáries de mamadeira”.

- “A utilização do copo e da colher favorece o desenvolvimento correto do sistema mastigatório, a criança tem que saborear os alimentos aguçando o paladar”.

- “Vários estudos comprovam que a qualidade de higiene oral é mais importante que sua frequência”.

- “A utilização do copo e da colher favorece o desenvolvimento correto do sistema mastigatório, a criança tem que saborear os alimentos aguçando o paladar”.

- “A educação nos primeiros anos de vida escolar é o período ideal para introduzir bons hábitos de higiene e iniciar um programa educativo/preventivo de saúde bucal.”.

- “Segundo Toledo (1996) a cárie tem início quando as bactérias metabolizam carboidratos, formando ácidos”.

- “A dieta é necessária no desenvolvimento da cárie. O que e como comer tem significado, portanto, é indispensável o controle na dieta para evitar a cárie [...] Os pais, muitas vezes, não sabem quais alimentos são cariogênicos. Evitar alimentos açucarados como: mamadeiras com refrigerantes, bolachas, doces, balas, goma de mascar, pastilhas para garganta entre outros.”.

1.2 Curiosidades da odontologia

A evolução da saúde é algo muito importante na historia. Um exemplo médico pode ser dito como o curso de odontologia que teve sua primeira escola no mundo criada nos Estados Unidos no ano de 1840 com cinco estudantes e com duração de dois anos, mas somente em 1884 foi criada as primeiras Faculdades de Odontologia no Brasil. Abaixo encontramos mais algumas curiosidades:

- “Os etruscos preparavam tiras de ouro para unir dentes humanos e dentes de boi (provavelmente), rebitados à lâmina de ouro como ponte”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (107.5 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com