TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido Sobre Flúor

Por:   •  11/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.220 Palavras (9 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 9

1- Como o flúor controla a cárie dental? Descreva sucintamente o mecanismo de ação do fluoreto sobre as estruturas mineralizadas do dente.

A cárie dentária é decorrente do acúmulo de bactérias sobre os dentes e da exposição frequente aos açúcares fermentáveis. Assim, toda vez que açúcar é ingerido, as bactérias presentes na placa(biofilme) dental produzem ácidos que desmineralizam (dissolvem) a estrutura mineral dos dentes durante o tempo que o pH fica baixo.Após certo tempo de exposição ao açúcar, o pH se eleva a valores acima dos críticos para o esmalte-dentina e a saliva tende a repor os minerais dissolvidos, por meio de um fenômeno denominado remineralização. Sendo a FA um mineral menos solúvel, ela tem maior tendência de se precipitar no esmalte e dentina do que a HA durante os fenômenos de desmineralização e remineralização. Dessa forma, mesmo que a queda de pH gerada no biofilme dental pela exposição aos carboidratos favorece a dissolução da HA,havendo íon flúor presente no meio ambiente bucal (fluido do biofilme dental, saliva), a FA ainda terá a tendência de se precipitar. Consequentemente, numa certa faixa de pH,haverá dissolução de HA e, concomitante, precipitação de FA, contrabalanceando a perda mineral líquida da estrutura dental e, consequentemente, retardando o desenvolvimento de lesões de cárie.

2 – Quais as formas de intoxicação por flúor podem ocorrer? Quais as doses tóxicas para os métodos de uso de flúor mais utilizados? Cite e explique a de maior relevância para odontologia (cite as características clínicas).

A intoxicação pode ocorrer de duas formas:crônica ou aguda.É aquela devida à ingestão de uma quantidade excessiva de F-, em uma única dose. Os sintomas mais leves incluem mal estar gástrico e vômitos, e depen- dendo da dose, a intoxicação pode levar à morte. Ao ser ingerido em alta quantidade, o F-inicialmente causará mal estar gástrico devido à irritação da mucosa do estômago,podendo ocasionar inclusive vômitos. Ao ser absorvido pelo organismo, o F desencadeia uma série de sintomas, desde não específicos, como hipersalivação e suor frio, até aqueles oriundos de sua ligação com o cálcio sanguíneo (hipocalcemia). Devido a casos letais por doses de F- inferiores às consideradas no passado como seguramente tolera das, a partir da década de 90 foi estabelecido em Odontologia que a dose de 5 mg F/kg de peso corporal, chamada de dose provavelmente tóxica (DPT) deve ser considerada como limite máximo de risco. Ao identificar a ingestão acidental desses produtos fluoretados, o profissional deve estimar a dose in- gerida e agir rapidamente para evitar a absorção do F-no estômago, administrando leite (contém cálcio) ou antiácidos, como hidróxido de alumínio.

Toxicidade crônica: A intoxicação crônica é chamada de fluorose dentária e é a que possui maior relevância para a odontologia. A fluorose dentária ocorre pela ingestão crônica de flúor durante o desenvolvimento dental. O F- presente no sangue afeta o esmalte em formação, mas o efeito não é celular no metabolismo do ameloblasto, mas extracelular no processo de maturação do esmalte. É um efeito sistêmico, portanto o grau de fluorose provocado nos dentes dependerá da concentração de F- no sangue, a qual depende da dose de ingestão diária e da exposição prévia ao fluoreto. Este efeito irá se manifestar como mudanças visíveis de opacidade do esmalte, refletindo as alterações no processo de mineralização.

3- Uma gestante em acompanhamento pré-natal recebeu uma prescrição médica de um polivitamínico associado a flúor. De acordo com o médico, a inclusão do flúor às vitaminas teria a função de “fortalecer os dentes do bebê”. Você concorda com essa conduta? Justifique.

Esses polivitaminicos por ajudarem na homeostase do cálcio e afeta o metabolismo do fosfato de forma semelhante ao do cálcio, sendo que estes dois íons são essenciais para a atividade neuromuscular normal, mineralização óssea e várias outras funções cálcio-dependentes. Embora a diminuição na absorção de flúor não traga nenhuma consequência séria, a diminuição na absorção de cálcio sim, pois esse elemento é extremamente importante para a gestante. Além disso, nenhum estudo comprovou a eficácia da ingestão de flúor durante a gravidez na diminuição da incidência de cárie em dentes decíduos. Dessa forma, por falta de evidências de efeito anticárie, nenhuma organização internacional e nacional recomenda a prescrição de F pré-natal.

4- Uma criança de 7 anos de idade, que mora em região cuja água de abastecimento é fluoretada, utiliza dentifrício fluoretado e realiza bochechos diários de fluoreto de sódio 0,05%, mas que apresenta alta frequência diária de consumo de carboidratos fermentáveis estará protegida da desmineralização dentária. Você concorda com essa frase? Justifique.

Não completamente.Porque o fluor por si só não irá proteger contra a carie precisando da remoção microbiana também. O uso de flúor, mesmo em quantidade aumentada, não fortalecerá a estrutura dentária, impedindo sua desmineralização. Na presença de biofilme e a carboidratos fermentáveis ingeridos em alta quantidade, associados com pobre higienização, a desmineralização irá ocorrer de qualquer forma. O flúor irá auxiliar no processo de remineralização, não impedindo com isso a perda de minerais anteriormente.

5- Um jovem de 12 anos com bom controle do biofilme dentário, livre de lesões cariosas, e em uso de dentifrício fluoretado procurou atendimento odontológico de rotina. O dentista realizou a profilaxia dentária, reforçou métodos de higiene bucal, mas não realizou a aplicação tópica de flúor em gel. Entretanto, foi questionado pela mãe do paciente sobre esta última conduta. Se você fosse esse dentista, como convenceria a mãe do paciente sobre essa questão, considerando que a mesma tem formação em bioquímica?

O íon fluoreto disponível na cidade bucal, só se precipitará no dente e fará parte da sua composição se houver cálcio e fosfato para sua ligação. O cálcio e o fosfato vem principalmente da solubilização da hidroxiapatita pela ação do ácido produzido pelas bactérias presentes no biofilme. Então se não tem biofilme, não terá solubilidade da hidroxiapatita e nem os ionsclacio e fosfato em grande quantidade para ligação do flúor e sua precipitação no local da desmineralização, logo ele não terá grande importância para esse caso.

6- Qual a concentração de flúor nos géis fluoretados, neutro ou acidulado? Qual a técnica de aplicação tópica de flúor em gel no ambiente de consultório odontológico? Que cuidados um profissional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (49.6 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com