TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo dirigido

Por:   •  16/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.188 Palavras (9 Páginas)  •  736 Visualizações

Página 1 de 9

ESTUDO DIRIGIDO HISTOLOGIA ORAL

  • DESCREVA OS EVENTOS QUE OCORREM DURANTE O DESENVOLVIMENTO DA FACE E DO PESCOÇO, DESCREVENDO CADA ETAPA DE SUAS FORMAÇÕES.

R: Desenvolvimento da Face: A área futura da face, nesse momento fica comprimida entre o encéfalo e o coração em desenvolvimento.

Formação do Estomodeu e da Cavidade Oral: Estomodeu aparece inicialmente como uma depressão rasa na superfície ectodérmica do embrião, nesse momento, o estomodeu está limitado, em sua profundidade, pela membrana orofaríngea. A membrana também separa o estomodeu da faringe primitiva que é a parte cranial do intestino anterior, inicio do futuro trato digestório. O primeiro evento que ocorre no desenvolvimento da face é a ruptura ou desintegração da membrana orofaríngea com essa ruptura, a boca primitiva aumenta em profundidade e amplia-se, no futuro, o estomodeu dará origem a cavidade oral, que será revestida pelo epitélio oral.

Formação do Arco Mandibular e da Parte Inferior da Face: Após a formação do estomodeu, duas saliências de tecido aparecem inferiormente à boca primitiva, estas estruturas são os processos mandibulares, por células da crista neural que migram para a região facial e são revestidas externamente pelo octoderma. Esses processos mandibulares pareados fusionam-se na linha mediana para formar o arco mandibular, após a fusão o arco mandibular se estende como uma faixa de tecido, inferior ao estomodeu e entre o encéfalo e o coração em desenvolvimento, aparece uma suave crista formada pela sínfise da mandíbula, responsável pela fusão do processo mandibular direito e esquerdo. O arco mandibular também é considerado o primeiro arco branquial, durante o crescimento do arco mandibular forma-se no seu interior duas de cada lado, conhecidas como cartilagem de Meckel, a maior parte dessas cartilagens desaparece à medida que a mandíbula óssea vai se formando. Futuramente o arco mandibular dará origem à parte inferior da face, incluindo o lábio inferior, bem como a mandíbula, dentes.

Formação do Processo Frontonasal e da parte Superior da Face: O processo frontonasal consiste em uma proeminência de tecido na região superior da face, próxima à extremidade cefálica do embrião. Futuramente o processo dará origem à parte superior da face que inclui a fronte, a raiz do nariz, o palato primário e o septo nasal.

Placóides: Placoides da lente que estão situados de cada lado do processo frontonasal, placóides óticos estão situados mais lateral e posteriormente e formam pequenas depressões que irão dar origem à orelha interna e tecidos associados, placóides nasais na parte anterior do processo frontonasal, superiormente ao estomodeu.

Formação do Nariz e dos Seios Paranasais:  As fossetas nasais que posteriormente irão desenvolver-se como cavidades nasais. O aprofundamento dessas fossetas forma um saco nasal que projeta internamente.

Formação do Processo Maxilar e da Parte Média da Face: Formam-se duas saliências ao arco mandibular, essas saliências conhecidas como processos maxilares desenvolvem-se superior e anteriormente de cada lado do estomodeu, originarão a parte media da face que inclui partes laterais do lábio superior, bochechas, o palato secundário e parte posterior da maxila.

Formação do Lábio Superior e da Comissura dos Lábios: O lábio superior é formado quando cada processo maxilar se funde com cada processo nasal medial, como o resultado do crescimento do mesênquima subjacente, assim os processos maxilares contribuem para formar os lados do lábio superior, e os dois processos nasais mediais.

Formação do tecido Lacrimal: Os processos maxilares também fundem com os processos nasais laterais ao longo da linha do sulco lacrimo nasal que se estende do canto medial do olho para cavidade nasal, este sulco estabelece uma continuidade entre a parte lateral do nariz, formada pelos processos nasais laterais e pela região da bochecha proveniente dos processos maxilares.

Desenvolvimento do Pescoço: O desenvolvimento do pescoço ocorre paralelamente ao da face e inicia-se durante a quarta semana.

Formação da Faringe Primitiva: Os primórdios do tubo digestório do embrião são derivados da parte anterior do intestino e irão formar a faringe primitiva.

Formação do Aparelho Branquial: O aparelho branquial consiste nos arcos, sulcos e membranas branquiais e nas bolsas faríngeas, à função respiratória em formas de vidas mais primitivas.

  • DESCREVA OS EVENTOS QUE OCORREM DURANTE O DESENVOLVIMENTO DAS ESTRUTURAS OROFACIAIS, DESCREVENDO CADA ETAPA DE SUAS FORMAÇÕES.

R: Desenvolvimento do Palato: A formação do palato ocorre durante várias semanas do desenvolvimento pré-natal, a partir de duas estruturas embrionárias separadas os palatos primário e secundário.

Palato Primário: O segmento intermaxilar origina uma massa de aspecto triangular, o palato primário que serve somente como uma estrutura que separa parcialmente as cavidades nasal e oral em desenvolvimento. Futuramente o palato primário formará a região pré-maxilar, o terço anterior do palato definitivo.

Palato Secundário: O desenvolvimento no período embrionário, duas conchas palatinas, ou processos palatinos laterais, originam-se a partir de cada processo maxilar, as conchas crescem inferior e profundamente no interior do estomodeu, em uma direção vertical, de cada lado da língua em desenvolvimento. Em seguida as duas conchas palatinas se alongam e movimentam-se medialmente, uma em direção a outra, fundindo-se e formando o palato secundário. O palato secundário dará origem aos dois terços posteriores ao palato duro, situado posteriormente à fossa incisiva e irá conter os caninos e os dentes posteriores, o palato mole e a úvula.

Complementação da formação do Palato: Para que se complete a formação do palato, o palato secundário se funde com a parte posterior do palato primário.

Desenvolvimento da Cavidade e do Septo Nasais: A cavidade nasal e o palato, que farão parte do sistema respiratório, se formam ao mesmo tempo, o futuro septo nasal também se encontra em desenvolvimento durante a formação do palato. Os tecidos que formam o septo nasal irão se desenvolver-se inferior e profundamente aos processos nasais mediais, superiormente ao estomodeu, septo nasal vertical funde-se com o palato, orientado no sentido horizontal, com formação do septo nasal e do palato, o par de cavidades nasais e a cavidade oral do feto são separadas completamente, desenvolvendo diferentes tipos de mucosa: de revestimento, respiratória e oral, o septo nasal influencia consideravelmente a configuração da região orofacial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (111.8 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com