TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Fisiologia do Sistema Nervoso

Por:   •  10/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  594 Palavras (3 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 3
  1. O Sistema nervoso é dividido anatomicamente em SNC composto por encéfalo e medula e SNP composto pelos nervos gangliais e sensitivos, glânglios sentivos, sistema nervoso autônomo, receptores sensoriais e plexo entérico. Fisiologicamente pode ser divido em Sistema nervoso sensorial e motor que fazem parte do sistema nervoso periférico e sistema nervoso integrativo que faz parte do SNC.
  2. 1ª ordem: medula

2ª ordem: bulbo

3ª ordem: tálamo

4ª ordem: córtex

  1. Quando um neurônio primário receptor recebe um estímulo, ocorre alteração na permeabilidade da sua membrana gerando um potencial receptor que quando atingir o limiar de excitação na zona de gatilho gera potencial de ação. Esse potencial de ação vai se propagar do SNP até o SNC (medula ou bulbo) transmitindo uma sinapse nervosa e liberando neurotransmissores acoplados à proteína G à um neurônio secundário, causando uma despolarização do neurônio de segunda ordem chamada potencial excitatório pós sináptico. Isso despolariza a membrana da célula e  se for suficiente para gerar P.A na zona de gatilho do neurônio vai propagar a informação para um neurônio de 3ª ordem no tálamo e por fim chegar aos neurônios corticais de 4ª ordem no córtex onde vão ser interpretados.
  2. Mecanorreceptores: Detectam estímulos táteis (epiderme e derme, auditivos (ondas sonoras), de equilíbrio e propriocepção. Termorreceptores: detectam temperatura (receptores de frio e calor). Nociceptores: detectam dor. Fotorreceptores: receptores presentes na visão. Quimiorreceptores: detectam odores, paladar, oxigênio arterial, osmolaridade, protéinas.
  3. A transdução sensorial começa pela detecção de um estímulo por uma célula receptora gerando um potencial receptor que pode ou não gerar um potencial de ação e fazer a liberação de neurotransmissores, quando o potencial receptor é suficiente para gerar o potencial de ação, os neurotransmissores são liberados juntamente, gerando um impulso nervoso na fibra nervosa aferente que irá conduzir a informação sensorial para o sistema nervoso central.
  4. É uma alteração do potencial elétrico de membrana da célula receptora, causada por um estímulo sensorial, que resulta na modificação dos canais iônicos
  5. É o cruzamento das fibras ao nível caudal do bulbo, permitindo a comunicação entre os hemisférios cerebrais de forma que o hemisfério direito controle o lado esquerdo do corpo e o hemisfério esquerdo controle o lado direito do corpo
  6. É  o conjunto de fibras nervosas motoras que se ramificam várias vezes inervando grandes fibras musculares esqueléticas.
  7. Kk
  8. Os motoneurônios alfa dão origem às fibras nervosas motoras grandes do tipo alfa que se ramificam nas fibras musculares esqueléticas e promovem a contração muscular esquelética. Os motoneurônios gama inervam as fibras intrafusais que constituem o fuso muscular que auxilia no tônus muscular.
  9. Os fusos musculares são um conjunto de fibras intrafusais presentes no ventre do músculo, inervadas por motoneuronios, encarregados de enviar informações para o sistema nervoso sobre o comprometimento muscular.
  10. O estiramento das fibras musculares extrafusais causa o estiramento do fuso muscular fazendo com que os neurônios aferentes sofram alterações de membrana ocorrendo então potencial de ação. O potencial de ação se propaga e fornece a informação para a medula, estimulam os motoneuronios alfa que favorecem a contração muscular para evitar um excesso de estiramento muscular. Quando o musculo contrai, o motoneuronio gama estimula a contração no fuso muscular mantendo assim sua sensibilidade.
  11. É o fuso muscular. Reflexo de estiramento dinâmico, é provocado por sinal dinâmico potente transmitido pelas terminações sensoriais primárias dos fusos musculares. Quando o músculo é rapidamente estirado ou encurtado, forte sinal é transmitido para a medula espinhal produzindo contração reflexa forte e instantânea do mesmo musculo no qual o sinal teve origem.
  12. AA
  13. Retira a mão imediatamente devido ao movimento reflexo, independente de planejamento, ocorre devido aos receptores nocivos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (47.3 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com