TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fratura de instrumentos - Endodontia

Por:   •  18/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  658 Palavras (3 Páginas)  •  944 Visualizações

Página 1 de 3

Fratura de insturmentos 12/05/2014

        É evidente que com o avanço tecnologico e o antedimento do mecanismo pelo qual as limas fraturam, houve diminuiçao da sua ocorrencia, tornando-se mesmo um evento raro, no caso de profissionais altamente treinados, mas desde que sejam seguidas todas as normas de segurança.

        A rigor, idependente da causa, toda fratura tem origem após a concentração de tensoes em uma determinada porção do instrumento, provocando de inicio a formação de trincas, as quais em uma segunda etapa se propagam e por fim, como consequencia tempos a separação do intrumento.

CAUSAS:

 A fratura é um acidente que ocorre principalmente durante o preparo de canais curvos e/ou atrésicos. Dentre as causas de fraturas estão:

  1. Cuasas anatômicas: raio de curvatura do canal
  2. Design do intrumento: Secção transversal, ângulo helicoidal. (canal curvo: taper menores, quanto mais fino mais fácil fazer curvas, menos desgaste)
  3. Força e cinemática erradas empregadas pelo operador
  4. Velocidade de rotação e torque
  5. Falta de irrigação e lubrificação do canal  
  6. Dureza de dentina
  7. Desgaste do instrumento
  8. Defeitos de fabricação

TIPOS DE FRATURA

  1. Fratura por torção: Ocorre quando uma porção do instrumento, normalmente a ponta, fica aprisionada, enquanto o motor continua a provocar a rotação da lima sem que a ponta seja totalmente liberada.
  2. Fratura por fadiga cíclica: Também denominada flexão rotativa, refere-se à flexão repetida gerando tensão/compressão em um determinado ponto quando o intrumento está girando dentro de um canal curvo. Esse tipo de fratura depende do raio da curvatura do canal, da cinematica de uso, da velocidade do desgaste prévio e do numero de giros do intrumento dentro de um canal curvo. (mesmo princípio do clipes). Quanto menor o raio de curvatura menor deverá ser o alargamento realizado no terço apical. Elasticidade: Priopriedade que indica a capacidade de o material sofrer grandes deformidades elásticas. É medida pelo módulo de elasticidade (rigidez).

Módulo de elasticidade = rigidez

(F) As ligas de niti são reconhecidamente mais elasticas e a elas se deve a facildidade em se tratar canais curvos, isso se da devido seu alto modulo de elasticidade.

Deformação elastca: Desaparece após a retirada da força aplicada, logo, existe APENAS durante a aplicação da força.

Deformação plastica: O corpo permanece deformado apos a retirada da força aplicada, logo, se mantém MESMO APOS a remoção da força

PREVENÇÃO DA FRATURA DE INTRUMENTOS:

        Dentre os fatores que podem ajudar, na prevenção da fratura de intrumentos endodônticos estão:

- Acesso coronário satisfatório

- Exploração eficiente

- Cinemática correta (sentido horário)

- Eficiencia de corte: Quanto menos corte, mais fácil fraturar

- Diâmetro do intrumento: Maior diametro, mais resistente à fratura por torção, no entanto, mais susceptivel à fratura cíclica. Logo, menos conicidade em porções curvas do canal e mais calibrosa quando provavel probabilidade de torção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (47.9 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com