TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CÂNCER DE BOCA

Por:   •  24/10/2016  •  Dissertação  •  675 Palavras (3 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 3

O CÂNCER DE BOCA

O câncer de boca ocupa a terceira posição entre os sete principais agravos que acometem a saúde bucal da população, sendo responsável por vitimar milhares de pessoas todos os anos. Ocorre com maior frequência em homens e atinge principalmente pessoas com mais de 40 anos, que possuem vício de fumar, consumo excessivo de álcool, próteses má ajustadas e ineficiência na higiene da cavidade oral.

As características clinicas dessa doença são bastante conhecidas e vão desde simples lesões, restritas ao local de origem, até disseminações subclínicas para gânglios linfáticos. Entretanto, o número de pacientes diagnosticados tardiamente ainda persiste, colaborando assim para a permanência de alta taxa de mortalidade.

Além do tabagismo e do etilismo, o consumo pobre de frutas e vegetais também está relacionado a ocorrência de carcinoma epidermóide bucal, que representa mais de 90% dos casos de neoplasias malignas diagnosticadas na boca. As áreas com maior incidência, observadas em 50% dos casos, é a língua, o assoalho bucal e os lábios, que ocorre com maior frequência em pessoas de pele branca. As áreas que possuem o menor índice de surgimento da doença correspondem a mucosa jugal, região retromolar, gengiva, palato mole e palato duro, que por caracterizarem regiões atípicas de ocorrência acabam sendo tardiamente diagnosticadas.

A aparência clínica do carcinoma, em casos avançados, é bastante característica, facilitando seu diagnóstico. Entretanto, nas situações iniciais da doença, as lesões podem ser, erroneamente, consideradas benigna, atrasando assim o início do tratamento e podendo diminuir as chances de possível cura do paciente.

As lesões mais clássicas da doença são as ulceras e os nódulos fixados aos tecidos subjacentes. Em casos extremos o paciente pode apresentar fístulas cutâneas, sangramentos e anemias intensas. Apesar de haver fortes suspeitas da ocorrência da doença, a realização da biopsia é fundamental para o diagnóstico preciso e definitivo da lesão.

Além dos diversos fatores carcinogênicos externos, como fumo e álcool, o CEB também está relacionado com a predisposição genética, exercendo papel essencial nessa patologia. O HPV, papiloma vírus humano, é constantemente relacionado ao câncer de boca, apesar de ainda não ter sido provada tal participação do vírus no processo de carcinogênese bucal.

A doença e seu tratamento podem causar impactos na qualidade de vida dos pacientes, devido a dor causada e autoestima, já que a aparência é comprometida. Além disso, capacidades para engolir, mastigar, falar e sentir o gosto dos alimentos podem ser afetadas. Esses aspectos devem ser considerados antes, durante e após o tratamento, já que muitos pacientes vão conviver com sequelas que poderão afetar a qualidade de vida por longos períodos.

O tratamento de câncer de boca, dependendo do tamanho e do local onde se encontra o tumor, pode envolver cirurgia, radioterapia e quimioterapia, sendo definido e realizado por médicos cirurgiões de cabeça e pescoço, oncologistas clínicos e radioterapeutas.

Apesar de ser considerado uma doença rara, é extremamente fundamental que o cirurgião-dentista esteja apto a orientar, evitar e detectar as neoplasias orais no momento exato, para que não haja demora no encaminhamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (58.4 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com