TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PREPARO BIOMECÂNICO EM PRÓTESE FIXA

Por:   •  14/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  790 Palavras (4 Páginas)  •  697 Visualizações

Página 1 de 4

Preparo biomecânico em prótese fixa

O sucesso do tratamento com prótese é determinado através de três critérios: longevidade da prótese, saúde pulpar e gengival dos dentes envolvidos e satisfação do paciente. Para alcançar esses objetivos, o cirurgião deve saber executar todas as fases do tratamento, tais como exame, diagnóstico, planejamento e cimentação da prótese. Todas as fases principais e intermediárias são importantes e uma depende da outra. De nada adianta o dente estar preparado corretamente se as outras fases são negligenciadas. O preparo dental não deve ser iniciado sem que o cirurgião-dentista saiba quando indicá-lo e como executá-lo, buscando preencher os 3 princípios fundamentais para conseguir preparos corretos: mecânicos, biológicos e estéticos.

O tratamento protético apresenta, como principal finalidade, a recomposição das funções do sistema estomatognático, através da reposição de elementos dentários e de tecidos adjacentes perdidos, objetivando devolver ao paciente os requisitos mastigatórios, fonéticos e estéticos. Além de promover a conservação das estruturas orais remanescentes e não somente a simples reposição dos elementos dentários ausentes.

 Princípios Mecânicos

  • Retenção (resistência a força de tração) pra cima e pra baixo
  • Estabilidade ( forças obliquas) de um lado para o outro
  • Rigidez estrutural
  • Integridade marginal

 - Retenção: O preparo deve apresentar certas características que impeçam o deslocamento axial da restauração quando submetida às forças de tração.

Fatores que influenciam na retenção:

Grau de inclinação ou conicidade:  Quanto MAIS paralelas as paredes MAIOR  a retenção . Paredes MUITO paralelas: problema na adaptação e cimentação. Ideal é de 3 a 6,5° (aceitável de 6 a 8°)

Área total da superfície do preparo: Preparo com o mesmo diâmetro e altura diferente: Dobrando-se a altura, dobra a área das paredes axiais.

Preparo com a mesma altura e o diâmetro diferente: Dobrando-se o diâmetro, dobra a área das paredes axiais e quadruplica a área da superfície oclusal. ( quanto maior a área maior a retenção pq a área de contato será maior)

Rugosidade superficial do preparo: microrretenção. Adesão dos cimentos dentários

“aproximação da restauração as paredes axiais externas do preparo”

Retenções adicionais: canaletas (serve mais para estabilidade doq para retenção)

- Resistência ou Estabilidade

A forma de resistência ou estabilidade conferida ao preparo previne o deslocamento da restauração quando submetidas à forças oblíquas, que podem provocar a rotação da restauração. Por isso é importante que se saiba quais são as áreas do dente preparado das superfície interna da restauração que podem impedir este tipo de movimento.

Fatores que influenciam a estabilidade:

Magnitude e direção das forças: Se a força passar dentro das margens do preparo não haverá inclinação da rest.

Caso a mesa oclusal seja larga, a força passa fora do preparo e tende a deslocar a rest.

Dentes inclinados e cantilever

Relação altura/ estabilidade:  a diminuição da altura do preparo causa diminuição da área de resistência. A rest baixa tende a resistir melhor do que uma rest alta no mesmo preparo.

Relação largura/ estabilidade: preparo com altura e convergência iguais. O maior diâmetro produz um maior arco de rotação e menor resistência. Se a largura for maior que a altura, maior sera o eixo de rotação, logo as paredes do preparo não oferecerão a resistência adequada para manter a posição da rest.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (85 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com