TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pré- Natal Odontológico: Revisão de Literatura

Por:   •  7/11/2017  •  Artigo  •  3.658 Palavras (15 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 15

 PRÉ-NATAL ODONTOLÓGICO: REVISÃO DE LITERATURA

DENTAL PRENATAL: LITERATURE REVIEW

JÉSSICA RAMALHO MERQUIDES1, HELDER DIAS CASOLA2*

[pic 1]

1. Acadêmica do curso de graduação em Odontologia do Centro Universitário Ingá -UNINGÁ- Maringá – PR; 2. Graduado em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Catarina e Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá. Mestre em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, docente do curso de graduação em Odontologia na Uningá.

* Avenida Morangueira, 6104, saída para Astorga, Maringá, Paraná, Brasil. CEP: 87035-510. hd_casola@yahoo.com.br

RESUMO

        Para a mulher a gravidez é o momento mais sublime, é um período de mudanças psicológicas e fisiológicas que duram em torno 260 a 290 dias. Essas transformações na gestante são evidentes e intensas: autoestima, metabolismo, variações hormonais e peso são fatores modificadores durante os nove meses da gestação. Lidar com tantas modificações é um desafio e cuidar da saúde ao mesmo tempo, se torna primordial para alcançar benefícios favoráveis à saúde da mãe e do bebê. O presente artigo tem como proposta fornecer informações e orientações à gestante e aos profissionais de saúde, visando à melhoria da qualidade do pré-natal para o desenvolvimento saudável durante o período gestacional.

PALAVRAS-CHAVE: Gravidez; Gestante; Saúde Bucal; Pré-Natal Odontológico.

ABSTRACT

        For the woman the pregnancy is the most sublime moment, it is a period of psychological and physiological changes that last around 260 to 290 days. These transformations in the pregnant woman are evident and intense: self-esteem, metabolism, hormonal variations and weight are modifying factors during the nine months of gestation.

Dealing with so many changes is a challenge and taking care of health at the same time, it becomes paramount to achieve favorable health benefits for the mother and the baby.

This article aims to provide information and guidance to pregnant women and health professionals, aiming at improving the quality of prenatal care for healthy development during the gestational period.

KEYWORDS: Pregnancy; Pregnant; Oral Health; Prenatal Dental. 

INTRODUÇÃO

        

        O período gestacional constitui-se um momento exclusivo no ciclo de vida da mulher; é o momento mais sublime.  Este período deve ser alvo de atenção por parte dos profissionais de saúde, com vistas à promoção de saúde bucal e prevenção de doenças que afetam a cavidade bucal. (REIS et al., 2010).

        Conforme Reis et al. (2010), é importante salientar que a promoção da saúde constitui uma das atribuições comuns aos profissionais de saúde bucal e também é listada como atribuição específica do cirurgião-dentista na Estratégia Saúde da Família: “Coordenar ações coletivas voltadas a promoção e prevenção em saúde bucal, capacitar as equipes de saúde da família no que se refere às ações educativas e preventivas em saúde bucal”.

        De acordo com Martins et al. (2013), o pré-natal odontológico é algo recente na Odontologia. Possui uma riqueza de detalhes que não devem ser negligenciados pelo clínico e que são constituídos por: palestras de educação em saúde bucal, anamnese detalhada e quebra de paradigmas existentes na paciente, como mitos e adágios populares.  

        As gestantes constituem pacientes de temporário risco odontológico devido às mudanças psicológicas, físicas e hormonais, que criam condições adversas no meio bucal. (MOIMAZ et al., 2007; VASCONCELOS et al., 2012; MATSUBARA; DEMETRIO, 2017).

        Codato et al. (2011), Camargo et al. (2014), afirmam que por ser a gravidez um período que envolve mudanças bastantes complexas, torna-se uma etapa favorável para a promoção de saúde, pela possibilidade de estabelecimento, incorporação e mudança de hábitos pois esse período remete a uma série de dúvidas que podem estimular a gestante a buscar informações e, com isso, adquirir novas e melhores práticas de saúde.

        Moreira et al. (2015) relata que muitas gestantes procuram orientações que assegurem o bem estar do seu bebê, sendo este período uma boa oportunidade para a realização de atividades de educação e promoção de saúde, sendo esse o principal objetivo do pré-natal odontológico.

        O pré-natal odontológico é primordial para manutenção da saúde bucal da gestante, no entanto esse autocuidado é ainda ignorado pelas grávidas por não saber o quanto é importante o acompanhamento da assistência odontológica. Conforme Santos Neto et al. (2012) é preciso cautela pois há profissionais que por desconhecimento ou medo, postergam procedimentos ou não intervêm de modo resolutivo para o tratamento bucodentário da gestante.

        Portanto o cirurgião-dentista precisa estar apto e seguro de sua conduta para orientar e atender essa população de risco.

 

  1. MATERIAL E MÉTODOS

        Através de artigos nacionais foi elaborada uma revisão literária, tendo como base os bancos de dados Google Acadêmico, Scielo, Revista Uningá Review e Revista Ciência & Saúde Coletiva. Utilizou-se de palavras chaves: Gravidez, Assistência Odontológica, Odontologia, Pré-natal Odontológico, Saúde Bucal.

        Foram selecionados 12 artigos atualizados de maior interesse para a revisão de literatura, equivalentes aos últimos anos, conforme relevância do tema definido.

  1. DESENVOLVIMENTO

        No cerne das Diretrizes de Saúde Pública no Brasil, é possível trabalhar a promoção de saúde aliada ao preceito odontológico como parte da integração do Saúde da família por meio de orientação, educação e prevenção. Entretanto, encontra-se em grande parte dos cirurgiões-dentistas um receio em atender estas pacientes. MARTINS et al., 2013, CODATO et al., 2011).

        No ano de 2004, o Ministério da Saúde, elaborou o documento “Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal”. Estas diretrizes apontam para uma reorganização da atenção em saúde bucal em todos os níveis de atenção e para o desenvolvimento de ações intersetoriais, tendo o conceito do cuidado como eixo de reorientação do modelo, respondendo a uma concepção de saúde não centrada somente na assistência aos doentes, mas, sobretudo, na promoção da boa qualidade de vida e intervenção nos fatores que a colocam em risco, incorporando ações programáticas de uma forma mais abrangente. As ações educativo-preventivas com gestantes qualificam sua saúde e tornam-se fundamentais para introduzir bons hábitos desde o início da vida da criança. (BRASIL, 2008).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)   pdf (213.1 Kb)   docx (23.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com