TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recomendações para Remoção do Terceiro Molar: A prática baseada no estudo de Coorte

Por:   •  7/3/2016  •  Artigo  •  3.936 Palavras (16 Páginas)  •  720 Visualizações

Página 1 de 16

Recomendações para Remoção do Terceiro Molar: A prática baseada no estudo de Coorte.

Joana Cunha-Cruz, DDS, PhD, MPH, Marilynn Rothen, RDH, MS, Charles Spiekerman, PhD,

Mark Drangsholt, DDS, PhD, Lyle McClellan, DDS, Greg J. Huang, DMD, MSD, MPH, e para o noroeste prática baseada em pesquisa colaborativa com evidência baseada em odontologia (PRECEDENT) Joana Cunha-Cruz e Charles Spiekerman estão com o Departamento de Ciências da Saúde Oral, Marilynn Rothen com o Centro de Pesquisa Clinica Regional Dental, Mark Drangsholt com do Departamento de Medicina Oral e Greg J. Huang com o Departamento de Ortodontia, Faculdade de Odontologia da Universidade de Washington, Seattle. Lyle McClellan com o Grupo Dental Willamette, Spokane, Washington.

Resumo

Objetivos- Investigamos razões dos dentistas gerais recomendarem a extração ou retenção dos terceiros molares e se os pacientes aderiram às recomendações dos dentistas.

Métodos- Em um estudo prospectivo de coorte de dois anos (2009-2011) no noroeste do Pacífico, nós acompanhamos 801 pacientes com idade entre 16 a 22 anos a partir de 50 consultórios dentários gerais. Equações de estimação generalizadas de regressão logística relacionaram características paciente e dentista para recomendações de dentistas para extrair os terceiros molares e a aderência dos pacientes.

Resultados- Dentistas gerais recomendaram a extração de 1683 terceiros molares de 469 (59%) participantes, principalmente para evitar problemas futuros (79%) ou porque um terceiro molar teve uma orientação desfavorável ou era pouco provável a entrar em erupção (57%). Os Dentistas recomendaram a retenção e monitoramento de 1244 terceiros molares de 366 (46%) participantes, porque era muito cedo para decidir (73%), se o caminho da erupção era favorável (39%), ou se o espaço para a erupção era suficiente (26%). Quando os dentistas recomendaram a extração, 55% dos participantes aderiram a esta recomendação durante o acompanhamento, e o principal motivo foi a disponibilidade de seguros (88%).

Conclusões- Os dentistas gerais frequentemente recomendaram a remoção dos terceiros molares, por razões não relacionados com a patologia ou sintomas, mas sim para evitar problemas futuros.

A remoção dos terceiros molares, conhecidos como dentes do siso, é um dos procedimentos mais comuns de cirurgia dental nos Estados Unidos, representando 95% de todas as extrações de pessoas entre a idade de 16 e 21 anos. Estima-se que 10 milhões de dentes do siso são removido a partir de 5 milhões de pessoas nos Estados Unidos a cada ano, a um custo de mais de $ 3 bilhões. Os dentistas recomendam a remoção profilática precoce de terceiros molares assintomáticos para evitar o risco de patologia futura e para minimizar risco operatório e pós-operatório. No entanto, a maioria dos terceiros molares vai entrar em erupção sem sintomas. Além disso, a remoção do terceiro molar está associada a uma morbidade, tal como dor, inchaço, hemorragia, infecção, e parestesia; a taxa global de complicações varia de 4,6% a 21%.  Assim, as recomendações para manter e monitorar os terceiros molares assintomáticos pode ser considerado uma estratégia apropriada.

Vários estudos têm explorado as razões ou indicações para extração de terceiros molares, principalmente entre os pacientes que se apresentam para consultórios de cirurgia oral. Estes estudos não fornecem informações de pacientes encaminhados para extração de terceiros molares, mas não se apresentaram ao consultório de cirurgia oral, ou a indicação real dada pelo dentista. Recomendações de dentistas gerais e cirurgiões orais diferem, os cirurgiões recomendam significativamente mais a remoção do terceiro molar. Embora os estudos tenham investigado razões para remoção do terceiro molar no momento da cirurgia, pouco se sabe sobre os fatores que os dentistas gerais consideram quando tomam a decisão de encaminhamento.

Outro aspecto interessante gestão do terceiro molar é a adesão do paciente as recomendações. Embora muitos pacientes fossem encaminhados para a remoção do terceiro molar pelo seu dentista geral ou ortodontista, os estudos geralmente se concentram apenas em pacientes que se apresentam para o consultório de cirurgia oral. Assim, estas amostras podem se autosselecionar por várias razões. O encaminhamento padrão dos pacientes e adesão às recomendações para a extração de terceiros molares em consultórios odontológicos gerais não são bem conhecidas. Pacientes adolescentes e seus pais podem ou não seguir a recomendação dos dentistas para reter ou remover os terceiros molares. Um artigo associado na questão de reportar os relatórios dos resultados clínicos sobre a extração e retenção após o período inicial de dois anos.

Métodos

As part of the Northwest Practice-based REsearch Collaborative in Evidence-based DENTistry (PRECEDENT), uma rede de pesquisa baseada na prática odontológica, foi realizado um estudo prospectivo de coorte. De maio de 2009 a setembro de 2010, 50 dentistas gerais acompanharam participantes escritos de nossas pesquisa por até 2,6 anos, com cada avaliação do paciente sendo reportados a cada 8 meses e um exame clínico no final do estudo. Nós escolhemos um alvo de 750 pacientes escritos para o cálculo do tamanho da amostra. Nosso relatório de nossos(a) resultados/descobertas conformes com a declaração STROBE.

Dentistas e equipe práticas identificadas elegeram participantes durante as suas visitas de consultório dentário. Nós convidamos todos os pacientes com idades entre 16 a 22 anos e capazes de falar e ler Inglês, que tinham pelo menos um terceiro molar presente e nunca tinha tido quaisquer terceiros molares removidos para participar do estudo. A radiografia dos terceiros molares tirada nos últimos 12 meses teve de estar disponível ou indicado a serem vistas no momento da visita dental. Informamos pacientes que o objetivo do estudo foi saber mais sobre a gestão de terceiros molares e que eles iriam ser contatados a cada oito meses para os próximos dois anos, via e-mail para perguntar sobre o status de seus terceiros molares. Os incentivos dos pacientes eram um certificado de presente e loteria desenho de um leitor de MP3 (iPod shuffle) para cada 8 meses pesquisa com acompanhamento completo.

Coleta dos Dados

Foram coletados dados de base através de um questionário em Inglês completado pelos participantes e um exame odontológico realizado pelos membros de dentistas colaborativos, que não puderam ver às respostas dos pacientes no questionário. A Equipe odontológica entrou com os dados em um sistema on-line de entrada de dados. O questionário perguntou sobre demografia e condições orais, incluindo a presença de dor ou desconforto de terceiros molares, os sinais e sintomas de temporomandibular muscular e distúrbios da articulação, e parestesia da língua e lábios inferiores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)   pdf (155 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com