TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do texto:Ato de cuidar - A alma dos serviços de saúde

Por:   •  16/9/2017  •  Resenha  •  903 Palavras (4 Páginas)  •  912 Visualizações

Página 1 de 4

Fundamentos de Atenção Primária à Saúde[pic 1]

Beatriz Souza Martins      8959178

Resenha do texto “Ato de cuidar: a alma dos serviços de saúde”

        O texto de Merhy trata de questões e conceitos importantes na área da saúde. Tanto no âmbito público ou privado, é enfatizado que existem diversas formas de abordagem no trabalho em saúde, mas que a busca pelo cuidado é essencial em todos os casos.

         Logo no início há um esclarecimento importante no campo da saúde, determinando que a produção do cuidado é o objetivo principal na área da saúde, o que permite que a cura e saúde sejam atingidas. De fato, isso ainda não foi alcançado. Embora a busca por esse cuidado seja crescente, os modelos médicos centrados na doença (e não na cura como um todo) ainda fazem parte da realidade da saúde brasileira.

        Os processos de produção de saúde envolvem tensões e dificuldades constantes, como a falta de ações integralizadas entre os profissionais de saúde, o foco na doença, os modelos médicos focados nos procedimentos. Ainda assim, é preciso pensar em formas e modelos alternativos para diminuir essas dificuldades, valorizando a saúde e o atendimento humanizado.

        Sobre a crise do modo de organização do sistema de saúde, há uma enorme discussão em torno dela. Embora essa crise seja abordada como ‘financeira’, justificando a falta de assistência e recursos, existem outros pontos em torno dela. Por exemplo, sabe-se por parte do usuário, que é frequente a falta de interesse e responsabilização dos profissionais de saúde nos serviços. Se houvesse uma maior responsabilidade, ética e humanização por parte do profissional, o usuário não se sentiria desinformado e inseguro. A crise do sistema de saúde poderia ser diminuída se cada profissional de saúde tivesse a consciência da importância do seu trabalho ao lidar com pessoas. É completamente absurdo perceber que gestos tão simples e mais humanos, solucionariam parte dos problemas de saúde da população.

        A produção de trabalho em saúde no âmbito assistencial junto ao usuário produz atos de saúde diversos. Cabe ao profissional de saúde entender que o acolhimento, a criação de um vínculo e confiança fazem parte do processo de cuidar.  Isso tem impacto direto na proteção e promoção de saúde do usuário.

        O texto expõe o ato de saúde em vários núcleos em intersecção. É importante entender que um problema de saúde específico está ligado, não somente ao profissional e seu procedimento, mas também a atividades cuidadoras de saúde. Infelizmente, o foco do modelo assistencial hoje é apenas o problema específico, o que deixa todo  processo de produção de cuidado em segundo plano.

        Diante das diversas formas de abordagem de um problema de saúde, é importante perceber que existem basicamente duas vertentes. Uma delas, presente atualmente em grande parte da assistência em saúde tem o foco apenas na doença, enquanto a outra trata do ser humano como um todo. São abordagens diferentes, com intuitos e consequências diferentes. Superar o modelo de saúde que tem enfoque na doença exige uma amplificação dos atos de saúde, a formação de um operador de cuidado ao invés de profissional de saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (60.6 Kb)   docx (25.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com