TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE FÍSICA NA VALORIZAÇÃO DA SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DA TERCEIRA IDADE

Por:   •  17/12/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.785 Palavras (12 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 12

                                                [pic 1]

FACULDADE SANTA FÉ/ IDESP

A ATIVIDADE FÍSICA NA VALORIZAÇÃO DA SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DA TERCEIRA IDADE

ARARI

2019

FACULDADE SANTA FÉ/ IDESP

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

DILANY DE JESUS CORRÊA PEREIRA

A ATIVIDADE FÍSICA NA VALORIZAÇÃO DA SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DA TERCEIRA IDADE

ARARI

2019

DILANY DE JESUS CORRÊA PEREIRA

A ATIVIDADE FÍSICA NA VALORIZAÇÃO DA SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DA TERCEIRA IDADE

Projeto de pesquisa apresentado à Faculdade Santa Fé como requisito para elaboração da monografia com objetivo de conclusão do Curso de Educação Física.

SUMÁRIO

1 OBJETO        6

1.1 Tema :        6

1.2 Delimitação do tema        6

2 JUSTIFICATIVA        7

3 PROBLEMA        9

4 HIPÓTESE        10

5 OBJETIVOS        11

5.1 Geral        11

5.2 Específicos        11

6 REFERENCIAL TEÓRICO        12

7 METODOLOGIA        14

7.1 Participantes        15

7.2 Local        15

7.3 Instrumentos de Coleta de Dados        15

7.4 Análise dos resultados        15

8 CRONOGRAMA        16

REFERÊNCIAS        17


APRESENTAÇÃO

É bastante atual o entendimento coletivo sobre a importância da prática de atividade física para a manutenção da saúde das pessoas de todas as faixas etárias, em especial para os idosos.

Apesar de ser um instrumento de extrema importância para a promoção da inclusão da pessoa idosa no meio social, combater o sedentarismo através da diversificação de atividades, ajudar a restaurar e a preservar a sua força física, reduzir a dor e os sintomas de doenças físicas e psicológicas, ainda é um tema pouco discutido e valorizado e serviços especializados no assunto ainda são pouco explorados.

Desta forma, o presente projeto respaldado pelo artigo 41 do Regimento Interno da Faculdade Santa Fé busca abordar informações acerca do tema tomando-se por base referências bibliográficas e pesquisa do tipo quantitativa e qualitativa que permita a compreensão coerente de como tem se dado tal abordagem e de que maneira sua implantação gradativa em centros de reabilitação e outros grupos especiais pode favorecer uma vida longa e com qualidade da pessoa idosa.

1 OBJETO

  1. Tema :

A atividade física na valorização da saúde e qualidade de vida da terceira idade

1.2 Delimitação do tema

Este projeto de pesquisa delimitou-se em colher informações sobre como a atividade física contribui para a manutenção da saúde, bem-estar e qualidade de vida de pessoas da terceira idade junto ao Centro de Reabilitação do município de Arari-MA.

2 JUSTIFICATIVA

Atualmente temos observado que a população brasileira de idosos tem aumentado constantemente graças aos avanços tecnológicos, as transformações no estilo de vida e no comportamento das pessoas.

De acordo com dados do censo realizado em 2016 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a expectativa de vida do brasileiro aumentou de 73 para 75,8 anos de idade. Isso significa que vivendo mais, a população de idosos tende a continuar crescendo. Como é sabido através de resultados de pesquisas confiáveis como os disponibilizados pelo IBGE, a expectativa de vida no Brasil tem aumentado significativamente principalmente a partir da primeira década dos anos 2000 e segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) (2005), o Brasil ocupará o sexto lugar na lista dos países com o maior número de pessoas idosas até 2025. É importante percebermos que não basta apenas viver mais, é necessário também viver com qualidade, e a prática regular de atividades físicas pode proporcionar mais saúde às pessoas de todas as faixas etárias, mas em especial, como foco deste trabalho, as que se encontram na terceira idade.

Além disso, o envelhecimento traz consigo inúmeras transformações no corpo do idoso e a diminuição do desempenho físico é notório, a flexibilidade diminui, bem como torna-se mais comum o aparecimento de doenças crônicas.

O maior empecilho é que, apesar de haverem diversas pesquisas sobre o assunto, porém na prática ainda é um pouco diferente, visto que muitas pessoas ainda possuem a ideia de que a única importância da atividade física está ligada à estética e não à saúde ou até à sobrevivência, o que gera certa resistência quanto à procura de serviços especializados ou até mesmo a carência de tais serviços voltados para o público idoso.

Desse modo, é imprescindível voltarmos a atenção para iniciativas da sociedade e do poder público que atendam às necessidades advindas do envelhecimento da população e que os incentivem a praticarem atividades físicas tornando-as assim um hábito constante e duradouro.

No entanto, não basta apenas discorrer sobre a importância da atividade física para a manutenção da saúde do público idoso. É preciso também estimular de alguma forma as pessoas a procurarem meios de sair do sedentarismo motivando-os através de metodologias agradáveis e motivadoras  que os façam sentir a alegria e as vantagens próprias dessa fase da vida além de levá-lo a encontrar-se consigo mesmo mostrando-lhe através dos exercícios, dos jogos e das brincadeiras, a importância máxima de cada um não apenas no contexto individual, mas também, diante da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (160.4 Kb)   docx (33.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com