TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATUAÇÃO DA TERAPIA OCUPACIONAL NA UTIN

Por:   •  13/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  772 Palavras (4 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 4

EXERCÍCIO 4 – ATUAÇÃO DA TERAPIA OCUPACIONAL NA UTIN

Apresente estratégias de intervenção do terapeuta ocupacional no AMBIENTE da UTI neonatal. (1,0)

O terapeuta ocupacional pode intervir no ambiente de forma que ocorra uma estimulação extra-uterina mais adequada, minimizando as estimulações excessivas da UTIN com o objetivo de contribuir para melhora do estado e do desenvolvimento da criança. As estratégias de intervenção ligadas ao ambiente são:

Ambiente (som): O terapeuta ocupacional pode propor mudanças para reduzir o excesso de barulho na UTIN, para isso pode-se ter mudanças no revestimento e equipamentos do local; distanciar as incubadoras das fontes de ruído; Uso de abafadores de lixeira ou lixeiras plásticas; Portas automáticas; Utilização de forro acústico nas paredes e tetos; Instalação de prateleiras ou outro para que se evite apoiar instrumentos em cima da incubadora, produzindo ruídos altos dentro da mesma; Pode-se evitar conversas próximo as incubadoras, orientando os profissionais da UTIN; A equipe deve tentar solucionar os alarmes dos equipamentos o mais rápido possível; Hora do Psiu( reservar uma hora no meio do dia para reduzir ao máximo o barulho do ambiente).

Ambiente (Luz): Estabelecimento de ciclos de luz e de escuridão para organização do ciclo de sono- vigília do neonato; Uso de manta e cobertores sob a incubadora, a diminuição da luminosidade e da manipulação da equipe sob o neonato; Foco de luz individual;

Humanização do Ambiente: pode-se ofertar mudanças no local com o objetivo de humanizar com por exemplo brinquedos e outros objetos aprovados pela equipe do hospital;

O terapeuta ocupacional pode ainda oferecer estratégias de intervenção na rotina de cuidado: Pode-se conscientizar os membros da equipe sobre os estados de comportamento do bebê e sobre a realização dos procedimentos feito em duplas na rotina do neonato.

Ações de contenção facilitadora e de enrolamento, que ajudam a favorecer a autorregulação do RN: Intervenções nas suas atividades de vida diária como banho (ofurô) e alimentação, na sua rotina, tentando causar o mínimo de estresse.

2. Qual a relevância da atuação do terapeuta ocupacional no posicionamento do RN? Como ele pode intervir nesse aspecto? (1,0)

O terapeuta ocupacional promove desenvolvimento do Tônus, reflexos e de atividades motoras, facilita o desenvolvimento do controle cervical, a aproximação das mãos a boca e acção na linha média, além da redução do estresse, pois com o posicionamento adequado há melhora da função cardiorrespiratória, facilita a função gástrica e intestinal e previne contraturas, inviabilizando a formação de deformidades na calota craniana , padões de hiperextensão da cabeça e do tórax, que prejudicam o desenvolvimento motor do RN.

O t.o objetiva favorecer posturas flexoras em todos os decúbitos, diminuir a atividade motora descontrolada e aumentar a estabilidade e regulação dos subsistemas do bebe através do uso de materiais como o dandlle roo , e com posições que ajudam no desenvolvimento da postura flexora e dos reflexos.

Na posição de supino, a mão, cabeça e tórax são colocados na linha média, favorecendo a simetria e evitando a hiperextensão com auxilio de travesseiros ou rolos.

Na lateral,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (35.4 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com