TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética

Por:   •  18/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.716 Palavras (7 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 7

INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR – IESPES

Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética do IESPES  

CASO CLÍNICO

  1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Acadêmica/Estagiária: Tamiris Meneses Marques

Matrícula: EC21/0010

Empresa: Clinica Escola Spa Esperança

Data de entrega: 02/03/2023

  1. INTRODUÇÃO

O presente caso clinico irá descrever sobre o caso da paciente: T.M.M., 24 anos, que foi convidada a participar do estudo como modelo para tratamento de Limpeza de pele, a mesma informou no ato da avaliação que está insatisfeita com o aspecto de sua pele e de algumas imperfeições apresentadas na sua face. Durante o preenchimento da ficha de anamnese e de uma pequena entrevista, foi anotado que é o primeiro procedimento que a paciente faz em sua pele e que não tem o costume de fazer um home care em casa. Além disso, a mesma não possui intestino regular, ingere por volta de 1L de água por dia, possui em média 6 horas de sono por dia, não faz uso de anticoncepcional e não ingere bebida alcoólica. Vale ressaltar que a paciente não tem o habito de usar o protetor solar diariamente.

Na avaliação física foi observado a cor da pele, como parda. A sua espessura é normal e a textura apresenta lisa na região das bochechas e um pouco mais áspera na zona T. O seu tipo de pele é mista, ou seja, alípica nas bochechas e lipídica na zona T, e seu estado cutâneo apresentou desidratado e acneico, com acne grau I com comedões não oxidados e óstios contraídos. Apesar de observar que não há nenhuma acne inflamada, foi notado algumas machas pigmentares, hipercromias, pelo fato da paciente mencionar que no seu período menstrual surge algumas pústulas que a mesma espreme e por isso o surgimento de manchas escuras.

  1. REFERÊNCIAL TEÓRICO

De acordo com SILVA, 2020 a limpeza de pele com extração de comedões é um procedimento estético que pode ser utilizado em qualquer fototipo cutâneo para eliminar cravos e espinhas, hidratar a pele, promover renovação celular, remover o acúmulo de impurezas e radicais livres, eliminação de células mortas e sebo da pele. E ainda afirma que, cada pessoa tem seu próprio metabolismo, que varia de acordo com a herança genética, os hábitos alimentares, os ambientes em que vive, entre outros fatores. A pele reage a essas condições biológicas e climáticas e se constitui de formas distintas: pode ser seca, oleosa, normal, acneica ou sensível. No caso apresentado, foi identificado acne grau I que segundo SILVA, 2020 é conhecida como acne comedogênica, caracteriza-se pela presença de comedões, porém, a existência de algumas pápulas e raras pústulas foliculares, ainda permite considerar o quadro grau l.

OLIVEIRA, 2018 enfatiza que a estética facial se preocupa com a saúde, tendo como foco a beleza e o bem-estar e que o peeling é o procedimento estético que resulta no estímulo da renovação celular em decorrência de reação inflamatória local, provocando a síntese de colágeno e a reparação tecidual, tendo como resultado a melhora do aspecto cutâneo.

Além disso, BATISTA, 2017 informa que o peeling de diamante é composto por uma manopla com diferentes ponteiras diamantadas de granulometrias diferentes. Portanto, o peeling é um equipamento próprio para promover um micro esfoliação da camada mais superficial da pele, a epiderme, no intuito de remover as células mortas que permanece na epiderme e estimular a produção de colágeno.

Sobre as hipercromias dérmicas, BATISTA, 2017 ainda esclarece que são desordens na pigmentação na pele, e essas hiperpigmentações podem ser adquiridas. Há inúmeros fatores envolvidos, na etiologia da doença, porém nenhum deles pode ser responsabilizado isoladamente pelo seu desenvolvimento. Porém, parece que predisposição genética e exposição às radiações solares desempenham um papel muito importante. O tratamento se divide em duas etapas: inicialmente, o clareamento das hipercromias e, logo após, tende a se a manter o resultado. Minimizar a exposição ao sol e sempre usar o protetor solar, com rigor e na quantidade correta, é de extrema importância, observa o autor.

Para finalizar, OLIVEIRA, 2018 afirma que há grande disponibilidade de recursos com a finalidade de esfoliação. São seguros e trazem resultados satisfatórios desde que o profissional esteja sempre atento para a correta utilização garantindo a eficácia do tratamento.

  1. PROTOCOLO REALIZADO

Até a finalização deste caso clinico, foi possível fazer duas sessões para o tratamento da pele da paciente. Neste caso em específico, na primeira sessão foi realizado uma limpeza profunda com extração, onde foi seguido o seguinte protocolo: Demaquilante, para a remoção de qualquer resíduo de maquiagem. Logo depois, foi aplicado sabonete em gel anti acne, para a higienização da pele e ajuda no combate a acne. Após a higienização da pele, foi usado o esfoliante para a remoção de camadas cutâneas e para o melhor aspecto da pele. Com isso, foi colocado no rosto da paciente uma máscara desidratada com uma loção amolecedora para auxiliar a remoção dos cravos, como equipamento para potencializar este processo, foi usado o vapor de ozônio por 15 minutos e seguindo o protocolo de segurança o equipamento foi colocado em uma distância segura para não queimar o rosto da paciente e para proteger a região dos olhos foi colocado gaze. Depois de aguardar o tempo do vapor de ozônio para ajudar a amolecer, chegou a hora da extração dos comedões, que é feito a retirada da máscara desidratada por parte e removendo-os, logo após a extração foi usado o tônico adstringente para equilibrar o PH da pele e em seguida um sérum de vitamina C com ácido hialurônico que ajudará na ação antioxidante, que trará tambem luminosidade e uniformidade além de promover a hidratação. E para finalizar foi aplicado o protetor solar FPS 30, pois o período do procedimento da primeira sessão foi no fim da tarde, onde não corria risco de exposição solar intensa.

Para a segunda sessão foi realizado o peeling de diamante, com o seguinte protocolo: Gel micelar para remoção de maquiagens, Sabonete para higienização da pele e remoção de qualquer sujidade, depois da remoção do sabonete, partimos para o aparelho Beauty Dermo para fazer o peeling, foi usado ponteira com 100 de espessura e intensidade de aproximadamente -200 mm Hg, para o manuseio na face da paciente, foi separado em quadrantes e feito 5 passadas, formando um “*” em cada quadrante, após o peeling foi usado tônico hidratante e dinamizante para reequilibrar o Ph, e em seguida uma máscara calmante, para finalizar foi aplicado o protetor solar FPS 50.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (86.1 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com