TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DIRIGIDO: POLÍTICAS DE SAÚDE

Por:   •  20/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  842 Palavras (4 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

ESCOLA DE SAÚDE DA UFRN

TÉCNICO EM MASSOTERAPIA

ESTUDO DIRIGIDO: POLÍTICAS DE SAÚDE

 Baseado no filme, “Políticas de saúde no Brasil” e nos textos indicados, responda as questões a seguir:

Discente: JÉSSICA CAMILA RIBEIRO JANUÁRIO

1. No seu entendimento, qual a importância do conhecimento de fatos passados relacionados a saúde no Brasil para a compreensão na atualidade do processo saúde-doença?

No meu entendimento, a história e conhecimento desses fatos passados relacionados à saúde são importantes por nos ajudar a não cometer os erros desse passado e acumular informações para que possamos avançar em pesquisas, diagnósticos, prevenções e etc. O estudo desses fatos nos faz entender como chegamos aqui, os motivos dos acertos e das falhas para que possamos, por meio dessa compreensão, saber como agir diante de questões relacionadas à saúde em que, mesmo com conflitos de interesse, avançou e se tornou mais acessível.

2. No período de desenvolvimento: 1950-1960 o que aconteceu a saúde pública a partir do desenvolvimento da industrialização? E que fatos marcaram essa época?

Nesse período os serviços de saúde pública passaram por dificuldades, prejudicando o atendimento à população. Com a criação do Ministério da Saúde (1953) foi dada uma visibilidade maior para área, porém em caráter secundário, onde a divisão entre educação e saúde ocasionou a partilha desigual de recursos desfavorecendo a área de saúde.

        Quanto aos fatos marcantes da época, houve a III Conferência Nacional de Saúde (1963), onde foram discutidos os problemas das campanhas de saúde. Houve também, no mesmo ano, a expansão da Assistência Médica Previdenciária com o aumento de despesas por parte da rede particular o que ocasionou uma crise financeira desse setor. Ainda nesse período também foi criado o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), que priorizou a contratação de serviços de terceiros.

3. Quando ocorreu a VIII Conferência Nacional de Saúde? Qual a sua concepção de saúde?

A VIII Conferência Nacional de Saúde ocorreu entre os dias 17 a 20 de março de 1986, que ampliou a concepção de saúde passando então a ser entendida como resultado das condições de vida e trabalho das pessoas.

4. Qual o papel do movimento sanitário brasileiro?

O movimento sanitário destacou-se na luta pela transformação do sistema de saúde vigente, onde buscou discutir as relações saúde-sociedade e saúde-Estado e também em denunciar a mercantilização da saúde no Brasil.

5. Explique, com suas palavras, o que você entendeu sobre o SUS?

No meu entendimento o SUS é um sistema que garante a saúde pública gratuita, sendo ele uma união de serviço e ações que atua desde a prevenção até tratamento. Regido pelos governos federal, estadual e municipal, visa atender igualmente (de acordo com as especificidades de cada um, podendo se adequar a necessidades específicas) a todos, independendo de gênero, cor, religião, opiniões, atitudes, etc. É um sistema que na teoria é muito bom, mas tem funcionado em partes na prática. Apesar de apresentar diversas dificuldades relacionadas a questões financeiras e a conflitos de interesse, ainda consegue ser eficaz, a depender da forma de execução do sistema pelos seus gestores e repasses financeiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (82.4 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com