TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Apresentado para a Disciplina Processos

Por:   •  16/11/2023  •  Monografia  •  2.255 Palavras (10 Páginas)  •  52 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

                                       Anhanguera Educacional

Jéssica Letícia de Souza RA: 395504214365

Gabriel Pereira Rodrigues RA: 401653114365

Tatiana Rios Barros Gimenes RA: 400436114365

Caroline Brito de Lima RA: 400555814365

MEMÓRIA

Trabalho apresentado para a Disciplina Processos Psicológicos Básicos, pelo Curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera Educacional (Belenzinho) Ministrada pela Professora Andrea Veloso

SÃO PAULO

2023

1 INTRODUÇÃO

As memórias, são as fundações sobre as quais construímos nosso senso de identidade, nosso entendimento do mundo e nossa conexão com aqueles que nos cercam. Neste trabalho, adentramos no reino da memória, explorando seu  suas definições, relações, funcionamento e tipos de memória.

Pela experiência humana, as memórias são os pilares que sustentam a nossa compreensão do tempo. A capacidade de recordar supera a simples retenção de eventos; é um processo que envolve a união da cognição e da emoção, formando a base daquilo que somos. As memórias nos permitem reviver momentos de alegria e tristeza, aprender com erros passados e construir sonhos para o amanhã (CANDAU, 2011).

À medida que exploramos o mundo das memórias, é importante compreender a diversidade de formas que elas assumem. Desde as memórias fugazes que capturam o aroma de uma refeição favorita até as lembranças profundamente enraizadas de experiências transformadoras, cada lembrança contribui para parte da nossa mente. Essas lembranças não estão isoladas; elas se entrelaçam e interagem,criando uma narrativa contínua que é tanto pessoal quanto coletiva.

Nossa jornada pela complexidade das memórias também nos leva a pensar sobre  o papel fundamental das emoções. As memórias não são meramente fatos objetivos; são revestidas de emoções que dão cor e textura às histórias que contamos a nós mesmos. Os momentos de triunfo brilham devido à alegria que sentimos, enquanto as perdas, lágrimas que derramamos. A interconexão entre memórias e emoções destaca como somos seres sensoriais, envolvidos em uma constante entre o passado e o presente.

As memórias também são testemunhas silenciosas da passagem do tempo. São afetadas pelo envelhecimento, pela perspectiva que ganhamos ao longo dos anos e pelas mudanças na nossa identidade.

Este material tem como objetivo a consulta sobre memória.

2  O QUE É A MEMÓRIA

A memória é a forma como o cérebro adquire e armazena informações, uma das funções mais complexas do organismo humano. Elas podem ser categorizadas em memórias sensoriais, de curto prazo e de longo prazo.

A importância emocional das memórias é inegável. Ligadas às nossas emoções, as memórias são gravadas mais profundamente quando associadas a sentimentos intensos. Essas memórias moldam nossas respostas atuais e influenciam nossa percepção da realidade (CANDAU, 2013).

Os mecanismos de formação e retenção das memórias são complexos, envolvendo 3 estágios:codificação,armazenamento e recuperação. A codificação consiste em colocar um fato na memória, por exemplo quando estudamos. O segundo estágio é o armazenamento, quando o fato é guardado na memória.O terceiro estágio, a recuperação ocorre quando o fato é recuperado do armazenamento,por exemplo quando fazemos uma prova.

O tempo é um fator determinante na evolução das memórias. Ele pode causar esquecimento, apagando lembranças à medida que o cérebro muda ao longo dos anos. Além disso, a passagem do tempo pode distorcer nossas lembranças, questionando a objetividade das memórias e a natureza da verdade histórica.

Nossa percepção das memórias constrói nossa identidade. As lembranças são reconstruções subjetivas influenciadas por nossa perspectiva atual, dando espaço a interpretações pessoais da história. Isso nos leva a refletir sobre como a memória e a identidade estão interligadas.

O avanço da neurologia proporcionou o descobrimento de vários tipos de memória, bem como os impactos dessas variações no funcionamento cerebral. Graças ao desenvolvimento de estudos sobre esse tema, foi possível estabelecer alguns tipos que possibilitaram um tratamento mais eficaz.

É preciso entender que cada tipo de memória pode ser estimulado e melhorado com exercícios específicos. Assim torna-se mais fácil estimulá-las para melhorar o bem-estar .

3 . MECANISMOS DE FORMAÇÃO E RETENÇÃO DE MEMÓRIAS

A memória é um processo ativo de codificação, armazenamento e recuperação de nossas experiências. Existem 3 processos principais envolvidos na memória:

Codificação — transformação das informações em memória armazenada.

Armazenamento — manutenção das informações codificadas na memória.

Recuperação — acesso às informações codificadas e armazenadas.

Codificação

A codificação é o primeiro processo operado pela memória e a eficiência do aprendizado depende dele que, por sua vez, depende de uma série de outros fatores, como:

Conteúdo — tipo de material a ser codificado. Quanto maior o volume de conteúdo, mais difícil é a codificação e quanto melhor organizado, mais fácil é a codificação.

Fatores Ambientais — condições sob as quais a codificação ocorre. Embora nem sempre considerados importantes, são significativos para o processo de memorização. Temperatura, umidade, ruído, afeto, clima sócio emocional, etc., são apenas alguns fatores ambientais que interferem no processo de codificação.

Fatores subjetivos — relacionado às circunstâncias nas quais a codificação ocorre. Os fatores subjetivos podem incluir elementos como o estado de repouso ou fadiga do aluno, saúde ou doença. Motivação, interesses e disposição são essenciais para o processo de codificação.

Armazenamento

O armazenamento é um processo ativo e seletivo que permite preservar as informações codificadas. A informação armazenada é transformada, reorganizada e incluída em novos links, mesmo que o sujeito não esteja totalmente ciente do processo. O armazenamento das informações envolve aspectos quantitativos (duração da retenção) e qualitativos (fidelidade da retenção).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (121 Kb)   docx (237.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com