TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AVALIAÇÃO ANDROLÓGICA EM TOUROS

Por:   •  18/2/2021  •  Monografia  •  4.831 Palavras (20 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 20

1 INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado foi realizado na empresa Vet Plus, sediada em Marabá-Pará, durante o estágio foram realizadas diversas atividades nas dependências da empresa, além de visitas realizadas a propriedades rurais no município de Marabá- Pará e outro municípios circunvizinhos.

O estágio foi direcionado para a área de Reprodução com enfoque em Andrológia, onde deve a orientação do Médico Veterinário M.Sc. Fernando Galvani, também teve um papel fundamental na realização deste estágio a Médica Veterinária, Fabiana Rocha Brita.

Consta neste relatório os resultados dos quase dois meses de estágio com as principais atividades desenvolvidas além de todos os conhecimentos técnicos adquiridos com uma Revisão de Literatura sobre exame andrológico.

A avaliação reprodutiva dos touros, é essencial não só para a geração de filhos como para a transmissão de material genético, que representa a garantia e o potencial de comercialização dos produtos e, conseqüentemente, o beneficio econômico (FELICIANO SILVA, 2000).

2 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

O Estágio Supervisionado foi realizado no período de 02 de agosto a 24 de setembro de 2004 perfazendo um total de 360 horas, na empresa Vet Plus Serviços Veterinário e Assessoria Ltda., município de Marabá, estado do Pará, que conta com uma ampla estrutura física, com Laboratório de Reprodução, Laboratório Sorológico, Parasitologia, sala de lavagem e esterilização além de laboratório físico-químico e Microbiológico voltado para analises de alimentos.

2.1 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA VET PLUS.

- Exame de brucelose, utilizando a técnica do Antígeno Acidificado Tamponado corado pelo Rosa Bengala;

- Exame de Anemia Infecciosa Eqüina (AIE) pela técnica de Imuno Difusão em Agar Gel;

- Avaliação das Características Morfológicas do Sêmen, através da técnica da preparação úmida corada com rosa bengala (Anexos 1, 2);

- Congelação de sêmen: resfriamento (5°C durante 6 horas), congelação horizontal do sêmen no vapor de nitrogênio durante 20 minutos e posterior mergulho no mesmo;

- Avaliação do sêmen pós-congelação sendo avaliado a motilidade progressiva, vigor e teste de Termo Resistência (T.T.R.);

- Armazenamento do Sêmen Avaliado (Anexo 3) em Botijão de Nitrogênio;

- Lavagem e esterilização de material sendo utilizado métodos químicos e físicos com utilização de Autoclave (entre 110 –120°C por 15-20 minutos), estufa (150°C por 2 horas e meia) e lugol;

- Lançamentos de informações no banco de dados (Programa Office – Windows 2000), preparação de laudos, certificados reprodutivos;

- Preparação dos materiais que serão utilizados nas visitas técnicas.

2.2 ATIVIDADES REALIZADAS À CAMPO

- Realização de exame andrológico em touros (Anexo 4);

- Realização de Teste de Libido em Touros

- Higienização dos touro que terão o sêmen destinados a congelação;

- Coleta e preparo de sêmen para congelação;

- Coleta de Sangue para exame de brucelose;

- Inoculação de tuberculina;

- Diagnóstico de gestação na espécie bovina através da palpação retal;

- Pequenas cirurgias em bovino (rufião);

- Pequenas cirurgias em eqüinos (Castração).

Tabela 1- Atividade Realizadas durante o estágio supervisionado obrigatório, no período de 02 de agosto a 24 setembro, Marabá-PA, 2004.

Descrição Quantidade Freqüência (%)

Exame Andrológico 171 6,79

Exame de Morfologia do Sêmen 309 12,26

Exame de Brucelose 1646 65,32

Teste de Libido 113 4,48

Exame de A.I.E 135 5,36

Congelação de Sêmen (nº de animais) 6 0,24

Inoculação de Tuberculina 54 2,14

Pequenas cirurgias em bovinos (rufião) 70 2,78

Pequenas cirurgias em eqüino (castração) 1 0,04

Diagnóstico de gestação em bovino, através da palpação retal 15 0,60

Total 2520 100

3 REVISÃO DE LITERATURA

3.1 AVALIAÇÃO REPRODUTIVA DE TOURO

Admite-se que o reprodutor possa abranger mais de 90% do potencial genético de um rebanho no sentido de melhoramento, mas sua presença física corresponde a apenas 5% (VENTER, 1982) . Por esse motivo, é de fundamental importância o conhecimento da capacidade real do reprodutor bovino (SILVA et al. 1993).

O conhecimento da baixa fertilidade é mais importante do que o da esterilidade, porque aquela poderá comprometer, por longo período, a produção de carne e leite, quando não diagnosticada em tempo hábil. Ocasionando assim um grande prejuízo para os produtores (SILVA et al.1993).

O exame completo, em animais que potencialmente serão utilizados em monta natural, inclui a libido, capacidade de monta, biometria testicular, além das características espermáticas, fatores altamente ligados à fertilidade (CHENOWETH, 1997), associados ao exame andrológico.

É estimado que um em cada cinco touro, tem problema de fertilidade. Estes touros podem ser detectados no exame andrológico, que deve ser feito antes da estação de monta, para evitar as conseqüências da infertilidade ou subfertilidade. Já está provado que a utilização de touro aprovado no exame andrológico tem resultados superiores aos que não são submetidos ao exame (CHENOWETH, 1997).

3.2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.7 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com