TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Agricultura Orgânica

Por:   •  30/10/2017  •  Bibliografia  •  906 Palavras (4 Páginas)  •  1.019 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ

ÁREA DAS CIÊNCIAS EXATAS E AMBIENTAIS - ACEA

CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA

EMERSON ZANETTI

KAROLINE CONRADO

LAURA DAGA DOS SANTOS

TAIS RIBEIRO DE MELLO

AGRICULTURA ORGANICA

                                  CHAPECO

2017

EMERSON ZANETTI

KAROLINE CONRADO

LAURA DAGA DOS SANTOS

TAIS RIBEIRO DE MELLO

AGRICULTURA ORGANICA

Trabalho acadêmico da grade curricular de Ecologia e Realidade Ambiental Regional do curso de Medicina Veterinária da Universidade Comunitária da região de Chapecó, Unochapecó de Chapecó, como requisito a obtenção de nota.

CHAPECÓ

2017


  1. INTRODUÇÃO

A agricultura orgânica é um sistema de produção que procura chegar o mais próximo da natureza. Por isso, exclui o uso de agrotóxicos, fertilizantes solúveis, hormônios e qualquer tipo de aditivo químico. É um sistema que deve ser economicamente produtivo, com a eficiência na utilização de recursos naturais, assim como o respeito ao trabalho, e o uso reduzido de insumos externos ao sistema. Os alimentos produzidos precisam ser livres de resíduos tóxicos, mesmo após o processamento.

 A agricultura orgânica reúne todos os modelos não convencionais de agricultura biodinâmica, natural, biológica, permacultura ou agroecológica, para se contrapor ao modelo convencional. E de modo geral, a agricultura orgânica é uma forma de produção agrícola que não utiliza agrotóxicos, fertilizantes e adubos com elementos químicos que possam danificar o solo, o meio ambiente e, potencialmente, a saúde das pessoas.


  1. AGRICULTURA ORGANICA

A agricultura orgânica é um dos sistemas não convencionais de cultivo da terra, baseados em princípios ecológicos. É um sistema de produção comprometido com a saúde, a ética e a cidadania do ser humano, visando contribuir para a preservação da vida e da natureza. Busca utilizar de forma racional os recursos naturais, empregando métodos de cultivos tradicionais e as mais recentes tecnologias ecológicas (PENTEADO, 2001).

De acordo com Neves et al. (2006, p.4),

Após a Segunda Guerra a sociedade buscou a garantia do suprimento de alimentos em quantidades adequadas.  A produtividade aumentou bastante, e também causou graves prejuízos ambientais, e na saúde de produtores e consumidores. Com isso ganhou-se força no desenvolvimento dos sistemas de Agricultura Orgânica e de Produção Integrada.

Existem técnicas para a produção orgânica, onde envolvem práticas que favoreçam o equilíbrio entre o solo, as condições climáticas e a planta. A agricultura convencional está baseada na tecnologia de produtos (inseticida, herbicida, fungicida, nematicida, bactericida, adubos solúveis, etc). A agricultura orgânica trabalha com a tecnologia de produção ou seja no conjunto de procedimentos que envolvem a planta, o solo e as condições climáticas ( PENTEADO, 2001).

Conforme Neves et al. (2006, p.4),

As sociedades mais exigentes regulamentam seus mercados internos com o objetivo de permitir aos consumidores a qualidade que nem sempre podem ser verificados no produto final. Assim a Agricultura Orgânica como a Produção Integrada, orientadas para o atendimento dessas novas expectativas do consumidor, apresentam normas para a certificação de seus processos.

De acordo com Nogueira et al. (2006, p.3),

O desenvolvimento sustentável propõe formas em que supre as necessidades da sociedade, mas que não sacrifiquem as geração futuras. Agir, pensar , implementar ações pensando no hoje e no amanhã.  A agricultura orgânica é um caminho a ser percorrido para a busca da sobrevivência harmônica do ser humano com o seu planeta.

  1. VANTAGENS E DESVANTAGENS DA AGRICULTURA ORGANICA

2.1.1 Vantagens da Agricultura Orgânica

  • Preservação dos recursos naturais
  • Produção de alimentos saudáveis e de maior qualidade
  • Sustentabilidade e baixo impacto ambiental
  • Manutenção da biodiversidade
  • Uso de adubos naturais (compostagem, minhocultura, etc.)
  • Rotatividade de culturas (policultura)
  • Solo saudável e rico em nutrientes
  • Utilização de energias renováveis

2.1.2 Desvantagens da Agricultura Orgânica

  • Mais dispendiosa e demorada.
  • Menor produção, se comparada a agricultura tradicional.
  • Impacto ambiental com o uso pesticidas e agrotóxicos de origem orgânica.
  • Produtos mais caros que os convencionais.

Nesse tipo de produção, por exemplo, utilizam-se apenas sistemas naturais para combater pragas e fertilizar o solo. Um exemplo é o controle biológico, técnica que utiliza meios naturais para diminuir a população de organismos ofensivos, e o uso do húmus e estercos animais, que aumentam a fertilidade do solo. Além disso, é empregada tecnologias para análise do solo, clima e água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (99.8 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com