TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Fisiologia

Por:   •  14/10/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  288 Palavras (2 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 2

1 - Por que a pressão arterial e frequência cardíaca tendem a aumentarem quando se caminha em ritmo de exercício ou corre?

Como o corpo não possui sangue o suficiente para nutrir todos os tecidos ao mesmo tempo, em situações de atividade física, o organismo da preferência a musculatura pois os músculos estriados esqueléticos necessitam de maior oxigenação durante essa prática. Portanto, o tecido muscular recebe preferência em sua nutrição, o que resulta em uma vasodilatação dos vasos sanguíneos que irrigam essa região ocasionando no aumento da pressão arterial. A frequência cardíaca aumenta, pois, o pulmão aumenta sua atividade devido sua requisição de trocas gasosas causada pelos altos níveis de respiração celular durante o exercício físico.

2 - O que acontece quando apertamos a carótida? A pressão arterial aumenta ou diminui?

Quando essa artéria é pressionada, aumenta a pressão arterial pois o fluxo sanguíneo se modifica no local onde a pressão manual foi aplicada, atuando como uma vasoconstrição naquele local. Todavia, os barorreceptores irão agir como uma forma de equilíbrio da pressão arterial, ocasionando em uma diminuição da pressão arterial no resto do corpo. Esse processo é denominado de barorreflexo arterial, mecanismo que ajusta a pressão, trazendo-a de volta ao valor normal.

3 - Quando enfrentamos uma situação de estresse, como na aula de ontem, a pressão arterial aumenta ou diminui? Por que?

        A pressão arterial tende a aumentar pois o sistema nervoso simpático, que age em situações chamadas de “luta ou fuga” irá ocasionar em uma vasoconstrição devido ao estresse emocional experienciado pelo animal. Nestes casos, o corpo se prepara para responder de acordo com o estresse que ele foi submetido, aumento a necessidade de oxigenação e, além disso, aumenta a frequência cardíaca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (53 Kb)   docx (7.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com