TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Hipótese Endossimbiótica

Por:   •  9/9/2015  •  Resenha  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE
DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA
CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA

Bases biológicas

Manaus

2015

Bases Biológicas

[pic 1]

Manaus/ 2015

UNIVERSIDADE NILTON LINS
DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA
CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA

ATIVIDADE 1:

  1. A hipótese Endossimbiótica para o aparecimento de organismos eucariontes tem prevalecido à hipótese Autogênica.

Reflita acerca dos argumentos que evidenciam a origem tanto das mitocôndrias como dos cloroplastos segundo a teoria defendida por Lynn Margullis.

Elabore um pequeno texto explicativo dos fatos que apoiam o aparecimento destas organelas.

A evolução das células procariontes para eucariontes obteve o estudo de duas hipóteses: Autogênica e Endossimbiótica.

A primeira hipótese trata-se de invaginações da própria membrana plasmática em direção ao citoplasma, de forma que possa isolar o material genético formando o que chamamos de núcleo. Além disso, de outras membranas dessa mesma célula, surgiram algumas organelas, como o retículo endoplasmático e o complexo de golgi. De acordo com a teoria, algumas porções de material genético teriam “abandonado” o núcleo, assim, essas pequenas porções evoluíram-se no interior de estruturas membranares originando organelas: mitocôndrias e cloroplastos (caso seja uma célula vegetal). Porém, a hipótese endossimbiótica- teoria de Lynn Margullis- tem garantido maior êxito em seu estudo. Trata-se da mesma invaginação da membrana plasmática da célula, isolando seu material genético. Porém, em relação às mitocôndrias e aos cloroplastos, eram considerados como organelos resultantes de organismos procariontes livres, que se “hospedaram” em células procariontes de maiores dimensões, estabelecendo, dessa forma, relações de simbiose.

2)    Qual a vantagem de ser multicelular ?

Ter celular especializadas em desempenhar diferentes funções, ou seja, ter uma divisão de trabalho entre as celular. Esta distribuição de função é resultado da diferenciação celular que impulsionou a evolução, a grande diversidade da forma e funcionalidades. não só levou à especialização, mas também à cooperação e interdependência das células. Neste sentido, é comparável a uma sociedade desenvolvida em que as pessoas associam cooperativamente exercer funções altamente especializadas, embora, dependendo uns dos outros. Um conjunto de células adjacentes do mesmo tipo e que constitui um tecido. Tecidos diferentes que cooperam para realizar uma função comum constitui um órgão. E um grupo de órgãos com uma função partilhado constituem um sistema. A célula, tecido, órgão e sistema são diferentes níveis de organização em organismos multicelulares. 

           

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (74.7 Kb)   docx (298.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com