TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A NUTRIÇÃO ESTUDO DIRIGIDO

Por:   •  3/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.378 Palavras (6 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]ESTUDO DIRIGIDO ll – BROMATOLOGIA[pic 2]

E NUTRIÇÃO ANIMAL

Descreva a digestão dos carboidratos e explique as particularidades dos animais domésticos no metabolismo desses nutrientes.

É  a quebra de moléculas grandes em monômeros. A celulose que é um carboidrato nos monogástricos não é digerida, mas tem a função de enchimento, dando uma noção de saciedade e ajuda também na contração peristáltica.

Os carboidratos são macronutrientes que estão nos alimentos que não podem ser diretamente absorvidos pelo lúmen do intestino delgado, necessitando sofrer processos de quebra para ficarem menores e conseguirem então ser absorvidos.Os carboidratos são responsáveis por fornecer energia.A hidrólise/quebra do carboidrato é a forma mais rápida de obtenção de energia para as células. Na dieta de animais herbívoros e onívoros o amido é o principal carboidrato.E na dieta dos carnívoros o glicogênio é o principal carboidrato presente, o tecido muscular esquelético e o fígado são onde existe a maior concentração de glicogênio.

A digestão dos carboidratos não começa pela boca, pois cães e gatos não produzem amilase salivar então os carboidratos, presentes no bolo alimentar, passam íntegros pelo estômago e o processo de digestão se inicia no intestino delgado mais precisamente no duodeno.A principal enzima que participa do processo de hidrólise dos carboidratos, do amido e do glicogênio é a amilase pancreática sintetizada pelo pâncreas e pelas células da mucosa duodenal. A amilase pancreática atua nas extremidades não reduzidas do amido e do glicogênio hidrolisando-os à maltose, outros dissacarídeo (que são carboidratos criados quando dois monossacarídeos são unidos) e oligossacarídeos (que são formados pela união de dois a seis monossacarídeos) ramificados.

Esses subprodutos, por sua vez, são hidrolisados em monossacarídeos (carboidratos não polimerizados que não sofrem hidrólise) principalmente em glicose, e nessa forma, portanto, podem ser absorvidos ao longo do trato intestinal, principalmente nas porções do jejuno e íleo.

Explique quais os principais órgãos do sistema digestório e suas funções.

Fatores físicos, químicos, microbianos. Boca digestão mecânica, onde tem a quebra para partículas menores e umidecimento. Os onívaros iniciam o processo de digestão química na boca por ter uma amilase salivar (ptialina). A ação da α-amilase salivar continua através da passagem do alimento pelo esôfago. O esôfago das aves apresenta uma dilatação denominada papo (microrganismos). A α-amilase salivar continua sua ação no estômago, no interior do bolo alimentar que não foi ainda submetido à acidez da secreção gástrica.  A secreção de ácido clorídrico (HCl) é estimulada por um grupo de hormônios, denominados gastrinas. Portanto, o pH do estômago é regulado estreitamente pelas ações das células endócrinas produtoras de gastrina. O rúmen pode ser considerado como uma grande câmara de fermentação que fornece um ambiente favorável ao desenvolvimento contínuo da população microbiana. O ceco nos equinos é uma câmera fermentativa também, para a digestão da celulose. O intestino delgado, por ser a porção mais longa, com exceção para os equinos, do tubo digestivo nos animais não ruminantes, permite uma ação mais demorada das enzimas digestivas sobre os alimentos. Nele ocorrem os processos finais da digestão e a absorção dos seus produtos.

Classifique os carboidratos quanto as número de monômeros e dê exemplos.

A junção de várias moléculas e essa junção é chamada de polímero que é uma molécula grande, cada pedaço do polímero chama-se monômero. Então um carboidrato é um de polímero verdadeiro, assim no caso dos carboidratos cada monômero (a menos subst que um polímero pode ter) é um sacarídeo. Temos o monossacarídeo que é (1 molécula com 3 ou mais átomos de carbono) glicose, frutose, galactose, etc. Oligossacarídeos: (2 a 10 moléculas de monossacarídeos) sacarose, maltose, lactose, etc. Polissacarídeos: (mais do que 10 moléculas de monossacarídeos) glicogênio, amido, celulose, hemicelulose, etc.

  

Discorra as principais funções dos  carboidratos  e dê exemplos.

São macronutrientes, substâncias orgânicas. Principal função é a de fornecimento energético, primeira fonte de uso de energia imediato, mas quase não o armazenamos como reserva energética, já as plantas tem um armazenamento de forma de carboidratos, já os animais em forma de lipídeos. Alimentos de origem vegetal são ricos em carboidratos.

Outro nomes de carboidratos Hidratos de carbono; glicídios, glicídes ou glucidios; popularmente conhecido como açúcares, mas nem todo o carboidrato é necessariamente precisa ser um açúcar. São classificados em solúveis e não solúveis. A composição geral dos carboidratos é carbono, hidrogênio, oxigênio, tendo de 3-7 carboidratos (1-2-1). Os carboidratos pode ter funções estruturais, energéticas e nos monogástricos de enchimento. 

O que são micotoxinas? Descreva os principais fungos e toxinas que são produzidos e um possível controle.

Mico= fungos, micotoxinas = toxinas produzidas por fungos. São metabólicos celulares ( subst. que não são primordiais para determinada categoria de vida. Dependem de uma reação), então são produzidas por fungos, mas que não são essenciais para a vida do ser. Principais espécies desses gêneros Aspergillus, Fusarium e Penicillium.

 

A mais tóxica é a Aflatoxina, onde o principal agente produtor é o fungo Aspergillus flavus, mas tem outros fungos que podem produzir a aflatoxina. As principais aflatoxinas conhecidas são denominadas de B1, B2, G1 e G2, sendo a B1 a mais tóxica. Quando a B1 e B2 saem no leite, viram M1 e M2.

 

Fumonisinas onde o principal agente produtor é são os fungos do gênero Fusarium. Essas fumonisinas produzem substancias denominadas em B1(FB1, FB2, FB3 e FB4), A1, A2, A3, AK1, C1, C3, C4, P1, P2, P3, PH1a e PH1b.

 

Tricotecenos constituem um grupo de, aproximadamente 150 metabólitos produzidos por fungos dos gêneros Fusarium, Myrothecium, Phomopsis, Stachybotrys, Trichoderma, Trichotecium, Verticimonosporium e, possivelmente, outros fungos mais.

 

Zearalenona É um metabólito secundário produzido, principalmente, pelo fungo Fusarium graminearum.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (131 Kb)   docx (65.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com