TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente

Por:   •  8/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.805 Palavras (12 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 12

SOBRE O QUE FALA A CAMPANHA?

Estamos juntos em ação para salvar o Ártico. Isso significa a criação de um santuário mundial na área em torno do Pólo Norte (na região algumas pessoas chamam o Alto Ártico), a proibição da perfuração de petróleo em alto mar e da pesca industrial na região do Árctico.

O QUE É UM SANTUÁRIO GLOBAL?

É uma área do planeta sob proteção da ONU que está fora do alcance dos poluidores - um lugar dedicado à ciência e pesquisa. Na Antártida - no outro extremo da Terra - um parque Mundial foi declarado, por essa razão as indústrias não podem operar lá. Nós vamos criar algo semelhante no topo do mundo. Hoje em dia, ela pertence a todos nós, ele é classificado como alto mar, mas os Estados do Árctico estão apresentando pedidos, dizendo que é seu território. Eles querem abri-lo para os poluidores, por isso antes que os países e empresas coloquem as mãos sobre ele, vamos protegê-lo por toda a vida na Terra.

E O PRIMEIRO PASSO É UMA RESOLUÇÃO DA ONU?

Os líderes mundiais se reúnem todo mês de setembro na sede da ONU em Nova York. Queremos que eles passem uma resolução da ONU exigindo a proteção legal global do Ártico. Isso significa persuadir mais da metade dos governos do mundo que essa proteção é necessária. A resolução na Assembléia Geral da ONU criaria o impulso que precisamos para pressionar um acordo para criar o santuário e uma proibição de perfuraçãode petróleo em alto mar e da pesca industrial predatória na região.

COMO EU POSSO FAZER MAIS PARA AJUDAR A CAMPANHA?

A primeira coisa a fazer, caso você já não tenha feito isso, é assinar nossa petição pelo Ártico. Então vamos colocar o seu nome e de um milhão de outras pessoas em uma bandeira pelo Polo Norte em uma competição global. Peça a seus amigos e familiares a assinarem e, também, compartilharem o nosso filme da campanha. Queremos mobilizar o maior número de pessoas possível, no menor tempo possível. Nós estamos pressionando os países e empresas mais poderosas do mundo, isso não vai ser fácil, mas quando ganharmos, será porque há mais pessoas como nós do que como eles.

COMO VAMOS CONSEGUIR COLOCAR NOSSOS NOMES PARA O FUNDO DO MAR? NÓS TEMOS UM SUBMARINO?

Não, ao contrário do governo russo, não temos um submarino que pode fazer isso. Você tem? Este é um movimento, e isso significa que temos que conseguir isto juntos. Neste momento, existem algumas opções e ao longo dos próximos meses nós vamos ter que decidir o que fazer.

COMO FAÇO PARA ENTRAR NO CONCURSO PARA DESENHAR A BANDEIRA PARA O FUTURO?

O concurso será executado pelo movimento Girl Guide e será lançado no final do ano. Queremos que a juventude do mundo decida o que este símbolo extremamente importante deve ser. Fique atento.

NÃO É APENAS SIMBÓLICO, COLOCAR OS NOMES E A BANDEIRA?

Nosso movimento não é um país, não é rico, não temos um exército ou empresas de petróleo poderosos que lutam por nós. Mas temos números e nós temos direito a fazer isso, e nesta matéria o simbolismo conta. Em 2007, um explorador russo plantou uma bandeira russa no fundo do mar, em nome do governo russo, causando uma grande polêmica diplomática. Era mais do que mero simbolismo, ele estava reinvidicando o topo do mundo para um país e sua indústria petrolífera. Quando os nossos nomes e nossa bandeira para o futuro são plantadas sob o pólo, isso representa um ato de anti-colonialismo, um momento em que as pessoas normais se unem e lutam contra os poluidores .

MAS AS NAÇÕES DO ÁRTICO NÃO QUEREM QUE ESTA CAMPANHA SEJA UM SUCESSO, ELES QUEREM ABRIR O ÁRTICO PARA OS POLUIDORES NÃO É?

As nações do Árctico compartilham a grande responsabilidade de proteger o Ártico. A Lei das Nações Unidas do Mar ainda dá atenção especial aos mares semi-cobertos e águas cobertas de gelo. Há pedidos para as nações cooperarem para garantir a proteção do ambiente. Em outras palavras, o direito internacional diz que eles deveriam estar fazendo o que nós queremos que eles façam. Isso vai exigir vontade política e através da força dos números e da força da nossa causa, vamos mudar as atitudes desses governos.

QUATRO MILHÕES DE PESSOAS VIVEM NO ÁRTICO. É O SANTUÁRIO VAI COBRIR ONDE ELES VIVEM?

Este movimento não está pedindo para o Ártico inteiro seja declarado um santuário - e nós não queremos a proibição de toda a pesca. Apenas queremos proteger a área que não pertence a nenhum país, a região ao redor do Pólo Norte - um lugar onde ninguém mora.

Na Rússia nós já estamos vendo os efeitos destrutivos da indústria do petróleo no Ártico. As pessoas de lá tiveram o seu modo de vida e seu futuro destruído por grandes petrolíferas. Isso não deve acontecer no resto do Ártico.

Como diretor executivo do Greenpeace Kumi Naidoo disse: "O Ártico está sob ataque e precisa que pessoas de todo o mundo se levantem e exijam medidas para proteger a região. A proibição de perfuração de petróleo em alto mar e pesca insustentável seria uma grande vitória para a região e as quatro milhões de pessoas que vivem lá. E um santuário na área desabitada em torno do pólo seria em um acidente vascular cerebral parar os poluidores que colonizam o topo do mundo sem infringir os direitos das comunidades indígenas.

POR QUE PRECISAMOS PROTEGER O ÁRTICO AGORA?

O Ártico é um ambiente único e vulnerável. Não é apenas o lar de muitas espécies, que não podemos encontrar em nenhum outro lugar na Terra, mas a região também desempenha um papel crítico na regulação do clima global. Porém o Ártico está sob ameaça - das alterações climáticas, pelas companhias de petróleo, que querem perfurar em águas perigosas e frágeis do Oceano Ártico, da pesca industrial e de transporte. Em 30 anos perdemos 75% do mar Ártico (medido em volume no verão). À medida que o gelo derrete, as empresas estão avançando para explorar o petróleo, metais preciosos e peixes, e estão ansiosos para utilizar as rotas do norte de encurtar as viagens marítimas. Isto traz as ameaças do petróleo e outros derramamentos, poluição e ruído subaquático, além de trazer espécies invasoras.

QUEM DIZ QUE 75% DO GELO MARINHO DERRETEU NO VERÃO ?

Os dados vem de especialistas. Axel Schweiger do Centro de Ciências Polares, em Washington DC, explica que o valor de 75% refere-se a uma comparação entre o volume mínimo de gelo em setembro 1979 e o volume mínimo de gelo setembro 2011. Outra autoridade no assunto, o professor Peter Wadhams da Universidade de Cambridge, concorda com o dado. É também comum também observar a extensão ou a área de mar de gelo que vem recuando (em oposição ao volume, já que a espessura não é levada em consideração). Isso também mostra um derretimento marcante e profundamente preocupante em apenas algumas décadas. É importante notar que o número de 75% ainda não passaram pela revisão do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas. Mas é notório que o gelo está derretendo a um ritmo alarmante. Se você quiser saber mais acessehttp://psc.apl.washington.edu/wordpress/research/projects/arctic-sea-ice-volume-anomaly/ e www.nsidc.org ehttp://www.carbonbrief.org/blog/2012/06/75-per-cent-of-arctic-sea-ice-lost-in-30-years-we-check

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (100.1 Kb)   docx (161.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com