TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anatomia do Sistema Digestório

Por:   •  8/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.319 Palavras (6 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 6

ANATOMIA DO SISTEMA DIGESTÓRIO:

SISTEMA DIGESTÓRIO: os limites da cavidade oral tem rostralmente os lábios: superior e inferior, lateralmente as bochechas, dorsalmente o palato duro, ventralmente a mandíbula e caudalmente o palato mole.

Órgãos relacionados com:

- recepção

- redução mecânica

- digestão

- absorção

- eliminação de resíduos

Da boca ao ânus, gl salivares, pâncreas e fígado.

BOCA: Dentes, língua, gl salivares

Função (apreensão, mastigação, insalivação, agressão, defesa fala, respiração)

Limites: Cavidade oral e vestíbulo

Bovino - estomatite:

Estomatites são alterações (inflamações) que acometem a mucosa oral dos bovinos, podendo ocorrer em diversas partes como língua (glossite), palato (palatite) e gengiva (gengivite). As estomatites podem ser indícios de que o animal foi acometido pela febre aftosa, sendo o principal diagnóstico desta doença. Outro ponto que merece destaque é que as feridas dentro da cavidade oral do animal comprometem de forma grave o consumo de alimentos.

LÁBIOS: Hábitos alimentares

- Equinos (sensíveis e móveis)

- Bovinos (espessados e insensíveis

- Felinos (menor e menos móveis)

- Cães (longos e finos – comunicação)

- Pele, músculo, gl, mucosa

Comissuras labiais:

ngulo de encontro dos lábios; comissura labial direita e esquerda. Rima: espaço virtual entre encontro dos lábios. externamente. ventralmente/abaixo da língua.

Diferenças entre as espécies:

Bovinos: chamamos de plano nasolabial porque o lábio superior é fusionado com as narinas.

plano nasal: equinos, pequenos ruminantes e carnívoros.

plano rostral: suínos (pois dentro do nariz existe um osso chamado de osso rostral).

EQUINOS: lábio superior e inferior, onde os lábios se encontram chamados de comissura labial, a cavidade oral tem um vestíbulo que é o espaço localizado entre os dentes e os lábios. É a cavidade oral propriamente dita é onde fica localizada a língua. atrás dos dentes incisivos superiores temos a papila incisiva, na parte ventral na região do frênulo lingual as carúnculas sublinguais que ficam atrás dos dentes incisivos inferiores, a língua na cavidade oral e o vestíbulos que são os espaços.

RUMINANTES: os ruminantes não possuem dentes incisivos superiores e a gengiva se modifica formando polvino dental ou almofada dental. No meio da almofada dental ainda tem a papila incisiva assim como nos equinos, porém como eles não possuem dentes incisivos superiores ela fica localizada no meio da almofada dental.

CARACTERÍSTICAS DOS RUMINANTES E PEQUENOS RUMINANTES:

No palato duro tem as rugas palatinas(nos equinos também) e a rafe palatina no meio, no assoalho da cavidade existem as carúnculas sublinguais nos ruminantes ela é mais espalhada e toda recortada. Dentes incisivos inferiores. Papilas localizadas internamente nas bochechas chamadas de papilas cônicas, elas parecem cones(essas são características apenas dos ruminantes e pequenos ruminantes).

CARNÍVOROS E OVINOS

Nos carnívoros tem o filtro que divide o lábio superior das narinas, ele também está presente nos pequenos ruminantes, nas outras espécies domésticas não apresentam esse filtro. Os carnívoros tem uma ampla comissura labial que é o encontro do lábio superior com o lábio inferior. Dorsalmente na cavidade oral atrás dos dentes incisivos superiores também está localizada a papila incisiva como nas demais espécies. Também possuem rugas palatinas, porém a rafe palatina não é visível. Ventralmente em baixo da língua estão localizadas as carúnculas sublinguais elas ficam bem próximas ao frenulo sublingual diferente das demais espécies. o frênulo lingual é a estrutura que fixa a língua ao assoalho da cavidade oral e em baixo fica as carúnculas sublinguais. As bochechas são lisas, não possuem papilas cônicas como os ruminantes.

SUÍNOS:

Possuem plano rostral, a comissura labial dos suínos é bem ampla chegando á nível de dentes molares, isto dá uma abertura bem grande da cavidade oral. No teto da cavidade tem o palato duro, atrás dos dentes incisivos têm a papila incisiva, as rugas palatinas, e a rafe palatina localizada no meio.

PALATOS- comparação entre as espécies:

Bovinos: polvinho dental junto com a papila incisiva, as rugas palatinas no sentido horizontal e a rafe palatina no sentido vertical e nas bochechas as papilas cônicas.

Equino: dentes incisivos superiores, atrás a papila incisiva, as rugas palatinas e a rafe palatina(em algumas espécies as rugas e a rafe palatina se estendem até o início do palato mole, como os equinos).

Pequeno ruminante: o polvino dental, papila incisiva, papilas cônicas nas bochechas, rugas palatinas,rafe palatina(diferente dos equinos as rugas e a rafe vai até a metade do palato duro). o restante do palato duro é liso até o início do palato mole.

Carnívoros: a papila

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (50.6 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com