TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BEM ESTAR ANIMAL DENTRO DO MANEJO BOVINO

Por:   •  23/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.764 Palavras (12 Páginas)  •  775 Visualizações

Página 1 de 12

BEM ESTAR ANIMAL DENTRO DO MANEJO BOVINO

Daiane Cristina Fogaça da Silva – email: nanyfogaca@hotmail.com

Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga

                                                                                         

                                         

Resumo

O bem estar animal implica na boa qualidade de vida dos mesmos. O animal está em um bom estado de bem estar quando está saudável, confortável, alimentado, seguro, hábil para expressar seu comportamento normal. Sem sofrer medo, aflição ou dor.

Para garantir essa qualidade de vida então são necessárias: instalações adequadas, ou seja, limpas, sem aglomeração, altas o suficientes para serem arejadas. Piso regular a fim de não causas desconforto e dor na locomoção. Alimento adequado, de acordo com as necessidades dos animais. Bebedouros perto das instalações, de preferência artificiais proporcionando assim facilidade de limpeza. Aplicações de vacinas, prevenindo-os de doenças e tratamento veterinário.

E além desses e outros requisitos, deve-se também seguir a as normas e padronizações do bem estar animal com relação ao estresse que alguns animais sofrem.

Geralmente o estresse está relacionado à falta de instrução dos criadores, por exemplo: em algumas propriedades ainda são usados choques, varas, gritos e materiais ponte agudos durante o manejo, colaborando assim para o desconforto do animal. Hoje já existem técnicas para facilitar a rotina dos criadores sem precisar desses recursos. Promovendo bom desempenho e melhora na produção.

Palavras-Chave: Bem-estar-animal; estresse; qualidade; manejo.

Abstract

The animal welfare implies good quality of life for them. The animal is in a good state of wellness when you are healthy, comfortable, fed, safe, able to express normal behavior. Without fear suffering, distress or pain. To ensure that quality of life are then needed: adequate, ie, clean, uncrowded, high enough to be aired. Regular floor so as not to cause discomfort and pain movement. Suitable food, according to the needs of the animals. Troughs near installations, preferably artificial thereby providing ease of cleaning. Vaccine applications, preventing them from diseases and veterinary treatment. And besides these and other requirements, must also follow the norms and standards of animal welfare with respect to stress that some animals suffer. Often stress is related to lack of education of farmers, for example, on some properties are still used shock sticks, shouting and bridge materials during the acute management, thus contributing to the discomfort of the animal. Today, there are techniques to facilitate the routine without the creators of these resources. Promoting good performance and improvement in production.

Keywords: animal-welfare, stress, quality management.

1. INTRODUÇÃO

Devido à limitação dos recursos naturais as pessoas estão mudando seu conceito, questões de origem ética sobre o bem-estar de animais, emergência e re-emergência de enfermidades e qualidade dos alimentos. Hoje a sociedade está se interessando mais em saber a procedência do seu alimento e passou a exigir produtos que tenha histórico, ou seja,  querem saber como os animais foram criados, tratados e abatidos.

 Bem-estar é um termo amplo que inclui uma somatória de elementos que contribuem para a qualidade de vida do animal, levando-o a um bom estado de harmonia com o seu ambiente, caracterizado por condições físicas e fisiológicas adequadas. Para que os animais apresentem um bom estado de bem-estar animal, eles devem sentir-se bem, ter um bom funcionamento e viver de forma natural. Economicamente, os animais têm sido vistos apenas como recursos a serem empregados visando à produção e o lucro. Estudos têm mostrado que o estresse excessivo nos animais pode acarretar numa baixa produção e ainda afetar seu crescimento, reprodução e aumentar a incidência de doenças e produção de carne de qualidade inferior. Ocorrem duas linhas de pesquisa de como avaliar o bem-estar dos animais, são: o estado biológico e as experiências subjetivas. A saúde e o bem-estar dos animais devem também ser incluídos como fatores relacionados ao ambiente. Devem ser escolhidas instalações que propiciem um bom local para os animais. (PINHEIRO, 2009).

1.1 MOTIVAÇÃO

O motivo pelo qual escolhi abordar este tema é que o bem estar animal trás também benefícios ao ser humano.

É crescente o numero de consumidores que estão se interessando pela qualidade dos produtos que consomem. Buscam produtos que tenha “histórico”, ou seja, de onde veio, como esses animais foram criados, tratados e abatidos. Isso transmite confiança, segurança e maior satisfação.

Com o conhecimento da legislação e normas de bem estar, o consumidor passa, a saber, seus direitos e exigi-los quando necessário e não compra produtos de má qualidade.

1.2OBJETIVO

O objetivo desde trabalho é mostrar que com as praticas de bem estar animal todos tende a ter lucros. Pois o animal bem tratado produz mais e melhor, gerando assim mais lucro aos criadores e mais conforto e segurança aos consumidores que investem seu dinheiro em produtos de boa qualidade.

1.3METODOLOGIA

A técnica de pesquisa utilizada para o desenvolvimento desse trabalho foi: Pesquisa bibliográfica (livro, artigos, e sites).

1.4 PROBLEMA DE PESQUISA

Gera-se uma discussão que as medidas do bem-estar animal não têm muita valia pelos seguintes motivos:

•Os padrões do bem-estar animal geralmente estão ligados àquilo que se requer para que os animais sejam explorados de uma maneira eficiente. Ou seja, o bem-estar animal geralmente protege os interesses dos animais somente dentro da medida em que isto oferece benefícios econômicos aos humanos.

•Fazem o público se sentir melhor quanto à exploração dos não-humanos, e isso incentiva a continuação do uso dos animais.

•Todo segundo e todo centavo gastos em tornar a exploração mais “humanitária” são menos dinheiro e menos tempo gastos em educação vegana para a abolição. (FRANCIONE, 2007).

1.6 JUSTIFICATIVA

O bem estar animal é uma nova ciência, indispensável aos profissionais que trabalham em torno da interação entre humanos e animais e deve estar relacionado com conceitos como: necessidades, liberdades, felicidade, adaptação, controle, capacidade de previsão, sentimentos, sofrimento, dor, ansiedade, medo, tédio, estresse e saúde. Os efeitos sobre o bem-estar podem ser oriundos de situações como: doenças, traumatismos, fome, interações sociais, condições de alojamento, tratamento inadequado, manejo, transporte, mutilações variadas, tratamento veterinário, entre outras. (BROOM, 2004).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (137.6 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com