TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bovinocultura Leiteira

Por:   •  18/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  7.127 Palavras (29 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 29
  1. Introdução

O leite está entre os seis produtos mais importantes da agropecuária brasileira, ficando à frente de produtos tradicionais como café beneficiado e arroz. O Agronegócio do Leite e seus derivados desempenham um papel relevante no suprimento de alimentos e na geração de emprego e renda.

O Brasil é o sexto maior produtor de leite do mundo e cresce a uma taxa de 4%, superior à de todos os países que ocupam os primeiros lugares. Respondemos por 66% do volume total de leite produzido nos países que compõem o Mercosul. Pelo faturamento de alguns produtos da indústria brasileira de alimentos na última década, pode-se avaliar a importância relativa do produto lácteo no contexto do agronegócio nacional, registrando 248% a mais contra 78% de todos os segmentos.  

Além da importância econômica, o leite é um alimento de natural grande valor nutritivo com maior concentração de cálcio, que é essencial para a formação e manutenção dos ossos. As proteínas do leite são completas, propiciando a formação e manutenção dos tecidos. Além da vitamina A, o leite contém vitamina B1, B2 e minerais que favorecem o crescimento e a manutenção de uma vida saudável. A indústria de laticínios tem potencializado o valor nutritivo do produto. Existem no mercado uma série de bebidas lácteas enriquecidas com vitaminas, minerais e ômegas, assim como leites especiais para as pessoas que não conseguem digerir a lactose.

  1. Objetivo

Aumentar a produtividade da fazenda que contratou nossos serviços em 5 anos, visando a qualidade do rebanho sendo viável economicamente para o produtor.

  1. Desenvolvimento

A propriedade disponibiliza uma área de 350 hectares, com apenas 1 piquete e onde o produtor aplica um sistema extensivo. Sugerimos ao proprietário que divida melhor sua área, com mais piquetes, separando as categorias de vacas, o que otimiza a produção e organiza melhor seu rebanho. Além disso, indicamos que o sistema seja adaptado para intensivo à pasto, melhorando as condições do pasto e da propriedade. A base da alimentação continuará sendo o pasto, porem será suplementada para atender às necessidades dos animais, em suas diferentes categorias. Há necessidade de um estábulo adequado à ordenha manual ou mecânica, com piso impermeável, água corrente e cochos para fornecimento de ração. Deve existir um local para guarda dos bezerros, um cômodo para guarda de ração, um pequeno escritório, instalações sanitárias e local para instalação de desintegradora de forragem. A presença de um tronco para vacinações, exames de animais e inseminação artificial é também necessária. Deve-se construir um ou mais cochos no caminho que leva aos pastos das vacas, destinados ao fornecimento de volumosos, principalmente na seca. Se o produtor optar por silagem, os silos preferencialmente do tipo trincheira, deverão estar nas proximidades.

  1. Sistema de Produção

A Propriedade conta com um sistema de produção extensivo a pasto, o que não gera muito controle ou retorno financeiro ao produtor. Sendo assim, a ideia é implantar um sistema de produção intensivo a pasto, que vai permitir um maior controle do rebanho e se trata de uma ideia viável, pois não necessita de tanta tecnologia e investimento quanto o sistema intensivo.

Este sistema é caracterizado pelo melhor manejo, alimentação, controle higiênico, produtivo e reprodutivo, exigindo assim mais trabalho e mão de obra especializada, além de um investimento capital, necessário para modernização da fazenda.

Será utilizado o sistema de pastejo rotacionado. As áreas são divididas em piquetes que são submetidos a períodos alternados de pastejo e descanso.

Neste método, após a ocupação de cada piquete por um período de tempo variável de alguns dias, quando sua vegetação é desfolhada total ou parcialmente, o piquete permanece em descanso, sem a presença dos animais, para a recuperação de sua folhagem, completando o ciclo de pastejo.

Com esse método é intensificado o uso da terra, oferece-se ao gado um pasto de melhor qualidade no ponto exato de consumo.

Para esse método o formato do piquete deve ser o mais quadrado possível ou retangular, sendo que o comprimento não deve ultrapassar em três vezes a medida da largura.

Após o pastejo é necessário realizar a adubação nitrogenada, onde alguns locais utilizam 50kg de nitrogênio por hectare para que a pastagem regenere mais rápido e com valor nutricional melhor.

Para que o pastejo rotacionado funcione é necessário o acompanhamento da resposta da planta forrageira à adubação, o que requer equilíbrio dos nutrientes adicionados ao pasto e a análise anual de solo para monitorar a fertilidade, além de monitorar a eficiência de pastejo, que exige entrada e saída do gado no momento adequado, para que haja uniformidade, evitando áreas do piquete com diferentes ofertas de capim.

Reestruturação da propriedade

A propriedade que antes contava com apenas 1 piquete em uma área de 350ha, será novamente dividida e agora conterá 6 piquetes, onde 2 serão destinados as vacas lactantes totalizando 64 hectares, 1 destinado para as vacas secas contendo 25 hectares, 2 com 20 hectares para as novilhas, sendo estas divididas por idades e por fim, 1 com 10 hectares para a maternidade, e uma área de infraestrutura contendo 40 hectares no qual será subdividido em bezerreiro, sala de ordenha, sala para refrigeração, estocagem de ração, casa do empregado, escritório e barracão para implementos.

Instalações

Instalações necessárias para o processo produtivo de leite:

 Piquetes

  • Maternidade – para vacas gestantes e vacas em pós parto.
  • Bezerreiro – para bezerras de 0-2 meses
  • Bezerras de 2- 6 meses
  • Novilhas de 12 a 18 meses
  • Vacas Lactantes – divididas em multíparas e primíparas, pois se ficarem juntas ocorre uma interferência no tempo de pastejo e no comportamento social do grupo o que gera uma queda na produção de leite.
  • Vacas Secas e novilhas com mais de 18 meses

 Currais para volumosos

 Sala de Espera

 Estábulo

  • Sala de ordenha (sistema para resfriamento e conservação do leite)
  • Sala de leite

 Tanque de Chorume, esterqueiros, biodigestores

 Silos para forragem e para alimentos (ração, feno..)

Piquetes por Categoria

- Bezerras de 0-2 meses: ao nascerem as bezerras ficarão com a mãe no pasto maternidade, por cerca de 12 horas, após esse período vão para um lugar próprio para elas. As bezerras ficaram em lugares chamados bezerreiros, feitos de alvenaria ou madeira. Todos os bezerreiros deverão conter a ficha de identificação do animal e irão suprir as necessidades do animal (água, alimentação, higienização, abrigo seco, arejado e com espaço para o animal se deslocar). A utilização dos bezerreiros diminui a taxa de mortalidade. O maior índice de morte de bezerras antes do desmame se dá pela diarreia bacteriana, porém com essas casinhas individuais é possível identificar o animal doente, trata-lo e prevenir doenças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.5 Kb)   pdf (319.7 Kb)   docx (51.1 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com