TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bovinocultura leiteira

Por:   •  3/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.464 Palavras (6 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 6

1. INTRODUÇÃO

Instalações construídas adequadamente são de suma importância para que se faça um bom manejo sanitário e produtivo e que reduza o estresse do animal e proporcione um bom manejo sanitário e que evite traumas. Levando em conta as principais instalações (estábulos: sala de ordenha, brete de manejo, curral de alimentação, depósitos de materiais, cercas, cocho para sal e embarcador) é importante para um bom funcionamento e manejo do gado leiteiro.

As instalações devem ser de fato amplas, bem ventiladas, fácil limpeza, pois esses métodos e de suma importância para troca de calor e troca gasosa estabelecendo um bem estar tanto em conforto quanto em sanidade. Também a maioria das construções para manter o gado leiteiro tem seus padrões em instalação mais aberta para ventilação natural diminuindo o custo da produção.

2. SISTEMAS DE CRIAÇÃO

2.1 EXTENSIVO

Maiorias dos rebanhos são mestiços, apresentando dupla aptidão. Na qual o leite passa a ser um subproduto. O processo de ordenha e feito uma vez ao dia, as vacas é deixada com os bezerros no pasto ou cercados. Nesse sistema não e tem abrigo para os animais e baixa eficiência reprodutiva.

2.2 INTENSIVO

Um sistema bem visado, utilizado por alguns produtores chamados (free stall), possui galpão específicos para descanso das vacas leiteiras. Fácil Controle de limpeza, Pé direito medindo de 4,0 a 4,5m, onde sala de ordenha e automatizada, animais normalmente com altos padrões genético, um sistema que gera lucro, mas o investimento inicial e a manutenção são elevados.

2.3 SEMI-INTENSIVO

Animais mais selecionados ao contrario do extensivo, a produção e subdividido em produção ou por categoria, feita sempre rotação de pastagens, adotasse animais produzida por inseminação artificial e deles também são gerados filhos. Vacas que apresentarem problemas são na certa descartada. Instalações mais elaboradas, sistema de conservação de leite e resfriamento. Adotando métodos como capineira, currais de espera e de alimentações.

2.3.1 MATERNIDADE

Animais recém-nascidos com idade de 1 a 3dias na presença das vacas para ser feita a amamentação do colostro, reservado em piquetes com sombras bebedouros próximos as instalações principais.

2.3.2 BEZERREIROS

Feitas baias individuais 1,0x 1,5 a 1,8m com 30 a 60 dias de idade. Também baias coletivas de até 8 animais/baias juntos de 30 a 60 dias até 4 a 5 meses de idade com 2,0 a 2,5 /cabeça.

2.3.3 NOVILHAS

Animais de 4 a 5 meses de idade até 3 meses antes da aparição. No piquete tem que haver pasto de 75 a 200 /cabeça. Os abrigos possuem 2,5 /cabeça. Os cochos medindo de 0,5 a 0,7m/cabeça.

Antes de 90 dias novilhas são apartadas com as vacas secas, também havendo piquetes com 300 /cabeça de pastagem. Possui abrigos bebedouros e comedouros. Uma semana antes do parto e 1 a 3 dias após ficam na maternidade, após esse período as vacas voltam para o rebanho leiteiro ou o proprietário pode fazer a venda desse animal.

2.3.4 CURRAL DE ESPERA

Local onde os animais esperam para entrarem na sala de ordenha, na qual chega das pastagens, nesse local o animal fica sem alimentação. Também espera o processo da ordenha. O local deve ser de concretado ou mesmo cimentado, com maior durabilidade, mas o proprietário para amenizar os custos pode utilizar de bloket, pedras ou mesmo chão batido. Havendo um declive para os escorrimentos tanto da chuva quando dos dejetos.

2.3.5 SALAS DE ORDENHA

Tem o objetivo de deixar o animal num único sentido, prendida por correntes, sendo sua área dependente da quantidade de vacas em cada grupo de ordenha sendo um espaço de 1,5m por vaca com sua cria. Tendo um espaço bom para manejo. O piso deve se concretado, cimentado e tendo declive.

2.3.6 BRETES

O brete em si tem a função de contenção, na parte de manejo sanitário, deve ser construída de madeira e com piso feito de pedra sendo 0,40m na parte inferior e 1,20 superior, o brete deve comportar 3 animais adulto, havendo um bancada com 0,50m de altura para a movimentação do operador e maior facilidade no manejo do rebanho.

2.3.7 CURRAL DE ALIMENTAÇÃO

Destina a vacas depois de feita a ordenha na qual precisa de suplementação ou simplesmente uma mistura concentrada. O cocho dentro desses espaços deve ter de 0,60 a 0,80m para cada animal, pode ser feite da madeira ou alvenaria. Também de importância que parte desse local deva ser coberta com telhas ou palhas para os animais ter uma proteção contra as horas mais quente do sol.

2.3.8 DEPÓSITOS DE MATERIAIS

Sala construída em lugar isolado do curral, com saída para sala de ordenha e para parte externa do curral, com essa entrada externa e por essa que e feita à entrada de materiais para limpeza ou mesmo medicamento para o cuidado dos animais, devendo ser forrado pintado de cal e piso cimentado.

2.3.9 CERCAS

Cercas convencionais: a cerca de fato e de fundamental importância para a propriedade, devendo ser construído de matéria de boa qualidade, com moirões de madeira. Em questão da cerca pode ser farpado ou liso. Podendo variar sua altura de 1,30 a 1,70m e de 2,5m de distancia de um moirão a outro. Onde a bezerreiros o recomendável e 5 fios e cada um com distancia de 0,27m e para animais adulto recomenda 4 fios com distancia de 0,35 de cada um.

Cercas elétricas: ainda pouco conhecida e usada, mas seu custo e bem baixo e fácil instalação, são ligadas a um eletrificador que são ligados a uma fonte de mande energia e uma bateria de 12 voltes. Em relação às cercas convencionais e mais econômicas na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (53.6 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com