TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fluxograma da Patogênese da Cinomose Canina

Por:   •  4/4/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ITAJUBÁ – FEPI

Curso de Medicina Veterinária

Jéssica Aparecida dos Santos Morais

PARVOVIROSE CANINA

ITAJUBÁ

2021


Atividade 1

Parvovirose Canina

Fluxograma sobre a patogênese da Parvovirose Canina[pic 1]Fonte: Elaborada pela autora.

Atividade 2

Formas de controle e prevenção

O tratamento da enterite infecciosa por parvovírus canino deve ter como base a reposição de fluídos. Antibióticos poderão ser utilizados para controlar infecções bacterianas oportunistas que se instalam no quadro. O controle do vômito será realizado com antieméticos administrados via intravenosa diluídas aos fluidos. A transfusão sanguínea pode ser necessária caso o paciente apresente anemia severa com perda de sangue ou de hipoproteínemia. A restrição dietética oral deverá ser mantida até que o vômito cesse por pelo menos 24 horas e que a diarreia tenha diminuído, a hidratação ficará por conta da fluidoterapia.

Alguns cuidados são fundamentais para o controle da parvovirose canina:

  • Adquirir animais imunizados;
  • Fazer a limpeza dos canis com hipoclorito de sódio;
  • Redução da exposição à locais contaminados através do isolamento dos cães infectados por pelo menos uma semana após a recuperação completa.

A prevenção se dá pela vacinação inicial em três doses do filhote e a revacinação anual com vacinas homologas de vírus inativados e vivos modificados. Caso o cão durante sua vida desenvolva a doença, é de fundamental importância o precoce diagnóstico sendo recomendado procurar atendimento especializado, de um médico veterinário, logo que forem notados os primeiros sinais clínicos. A parvovirose canina, quando diagnosticada e precocemente tratada, tem possibilidade de cura.

REFERÊNCIAS

CASTRO, Nídia Ledur Müller de; et al. XXI Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão: Parvovirose Canina. Universidade de Cruz Alta.

DUNN, Jonh K. Tratado de medicina de pequenos animais. São Paulo: Roca, 2001.

ETTINGER, Stepen J.; FELDMAN, Edward C. Tratado de medicina interna veterinária: moléstias do cão e do gato. 4. ed. São Paulo: Malone, 1997. 1v.

SILVESTRE, Carolina Fonseca Matos. Clínica de Animais de Companhia: enterite infecciosa por parvovírus canino. 2020. 118 f. Dissertação de Mestrado Integrado em Medicina Veterinária) – Universidade de Évora – Escola de Ciências e Tecnologia, Évora, Portugal, 2020.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (260.1 Kb)   docx (189 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com