TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medicaçoes de emergência veterinária

Por:   •  22/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  977 Palavras (4 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Faculdade Anhanguera de Dourados

Thayanny Izys Boldori Rocha                       RA: 1299516887

PRÁTICAS AMBULATORIAIS: Medicações de emergência e suas funções básicas.

Dourados

2013

[pic 2]

Faculdade Anhanguera de Dourados

Thayanny Izys Boldori Rocha                       RA: 1299516887

PRÁTICAS AMBULATORIAIS: Medicações de emergência e suas funções básicas.

        Trabalho de Praticas Ambulatorial, da turma do 1º semestre, do Curso de Medicina Veterinária da Faculdade Anhanguera de Dourados. Apresentado a professora Hérica Fernandes.

DOURADOS

2013

Introdução

Uma lista de medicamentos em emergência e urgência, é muito extensa e vai depender do tipo de atendimento, pode ser apenas um procedimento clínico ou talvez cirúrgico. Para o atendimento clínico por exemplo há anti-hipertensivos, tranquilizantes, cardiotônicos, diuréticos, anti-arritmicos, anticonvulsivantes, dopaminérgicos, atropina, analgésicos entre outras. No caso de atendimentos cirúrgicos podemos citar como exemplo a adrenalina, anestésicos locais, sais, indutores de sedação, curare, opioides entre outros. Os procedimentos realizados é uma atividade que envolve conhecimento científico, habilidades técnicas e muita responsabilidade, então, que seja feita por um profissional da área. (Rev. Bras. Enferm. 2005. jul-ago; 58(4): 430)

A Organização Mundial da Saúde, por meio do Programa de Ação sobre Medicamentos Essenciais (Guia para a Boa Prescrição Médica), propõe seis etapas básicas para o alcance de uma terapêutica efetiva:

• Definição do problema;

• Especificação dos objetivos terapêuticos;

• Seleção do tratamento mais eficaz e seguro para um paciente específico;

• Prescrição, incluindo medidas medicamentosas e não medicamentosas;

• Informação sobre a terapêutica para o paciente;

• Monitoramento do tratamento proposto ( Madruga; Souza, 2009)

Mesmo com essas etapas antes de qualquer procedimento é necessário que haja uma avaliação prévia pelo veterinário. Nesta avaliação é informado ao proprietário sobre quais serão os cuidados e os riscos e benefícios de procedimentos e prognóstico.

Classificação dos medicamentos :

De acordo com Viana podemos chamar de droga qualquer tipo de medicamento cuja substância seja química. E o medicamento é a droga que foi preparada e dosada para o paciente com um tipo de finalidade. Quanto a finalidade dos medicamentos podemos separar de tal forma:

  1. Curativos: Têm como objetivo eliminar o agente causal da doença. Ex.: Antibióticos, Antiparasitários e outros;
  2. Profiláticos: Previnem o aparecimento da doença. Ex.: Eimeriostáticos e Vacinas;
  3. Sintomáticos: Combatem apenas os sintomas produzidos pela enfermidade. Ex.: Antitérmicos, Analgésicos e Anti-inflamatórios;
  4. Dietéticos: Visam a correção de um problema nutricional como causa primária ou secundária de uma doença. Ex.: Suplementos vitamínico-minerais;
  5. Diagnóstico: Auxiliam a realização de um procedimento diagnóstico. Ex.: Contrastes radiológicos.

Quando falamos em medicações, emergência ou urgência logo vem a cabeça que a dor é a causa principal de desconforto do animal, para controlar a dor podem ser utilizados analgésicos como a dipirona, codeína, meperidina ou morfina, dependendo a intensidade a dor do individuo. Em caso de extrema emergência xilazina  que exerce atividades analgésica, anestésica e sedativa.(Syntec)

Antibióticos:

É uma substância que tem capacidade de interagir com micro-organismos que causam infecções. Os antibióticos interferem com os micro-organismos, matando-os ou inibindo seu metabolismo e/ou sua reprodução, permitindo ao sistema imunológico combatê-los com maior eficácia. É muito utilizado para tratamento de infecções.(Em:< http://www.infoescola.com/medicina/antibioticos/>acesso em 20  maio 2013)

Exemplos de Antibióticos utilizados em animais.

  • Cefalosporinas:

Apresenta bons resultados clínicos, atinge rapidamente níveis plasmáticos adequados e causa menos dor no animal, sua desvantagem é o alto custo.( Viana et al.,2000)

  • Nistatina:

É  um medicamento antifúngico utilizado para tratamento de lesões, atua exclusivamente contra infecções de pele e mucosas e seu efeito é apenas local.(Viana et al.,2000)

Anti-inflamatórios

É uma substância ou medicamento que combate a inflamação de tecidos. Tais medicamentos atuam por favorecer o desaparecimento dos edemas, desidratando os tecidos tumefeitos, por ativação da circulação local ou por vasoconstrição no local da aplicação ou por coagulação das albuminas tissulares.

Podem ser utilizado no tratamento por exemplo como anti-inflamatório nas dermatites, urticarias, edemas, dermatites alérgicas ou parasitárias acompanhadas de prurido entre outras.

Há também os anti-inflamatórios não hormonais que de maneira geral possuem 3 efeitos básicos, atuando sobre a dor, febre e inflamação.(Viana et al.,2000)

Exemplos de Anti-inflamatórios utilizados em animais:

  • Acetaminofeno e/ou Paracetamol:

Possui propriedades analgésicas e antipiréticas mas não atua de maneira satisfatória como anti-inflamatório. Na medicina veterinária são utilizados apenas em cães e equinos.(Viana et al.,2000)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (158.8 Kb)   docx (28.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com