TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Bem-estar Animal

Por:   •  17/9/2019  •  Artigo  •  636 Palavras (3 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 3

Nivel de bem estar nos felinos silvestres em cativeiro do zoológico de Manaus

Resumo:..................

Palavras chave: Bem-estar; Felinos silvestres; Enriquecimento ambiental

Introdução

Tema: Bem estar animal em felinos de cativeiro....

Problemática: Como espaço físico, cuidados podem proporcionar bem estar aos animais de cativeiro? Pensando nisso, fez os objetivos

Objetivos: Avaliar o nível de bem estar nos felinos silvestres em cativeiro do zoológico de Manaus.

Específicos:

• Constatar a presença das 5 liberdades em felinos silvestres

• Fazer uma escala numérica para a avaliação do bem estar animal

• Avaliar o enriquecimento ambiental do felino em cativeiro

 Justificativa:

A avaliação de bem estar animal é atribuição necessária para médicos veterinários, uma vez que estes são responsáveis pela manutenção fisiológica, mental, e física dos animais. Uma vez que há uma crescente presença de animais em áreas da sociedade, como por exemplo na área domésticas ou produção, faz-se necessário um conhecimento mais profundo dado para proporcionar melhores cuidados e qualidades de vida a estes animais.

Partes do trabalho: metodologia com pesquisa de campo, segue-se com as discussões e resultados da pesquisa... as considerações finais

2- METODOLOGIA

3. DISCUSSÃO E RESULTADOS DA PESQUISA

        O bem estar animal

2.1 Bem-Estar Em Felinos Aplicando As 5 Liberdades

Os animais são expostos de forma simultânea a uma grande variedades de fatores ambientais e de manejos que podem causar tanto medo quanto dor. Para avaliar a qualidade de vida dos felinos em cativeiro os técnicos e os médicos veterinários aplicam o estudo das cinco liberdades para avaliar o bem-estar animal. As cincos liberdades do FARM ANIMAL WELFARE COUNCIL do Reino Unido (FAWC, 1992), as liberdades inclui: Livre de fome e sede; livre de desconforto; livre de dor, ferimentos e doenças; liberdade para expressar os comportamentos naturais da espécie e livre de medo e estresse.

O felino em seu recinto, deve ser observado pelo médico veterinário através dessa observação podemos constatar se o felino possui uma boa qualidade de vida e o que o especialista pode melhorar no ambiente para elevar ainda mais o nível de bem-estar do felino, mesmo em cativeiro. Deve-se considerar, que os felinos cativos se constitui em diferente espécies com diferente histórias naturais, que demandam necessidades distintas para cada uma.  Segunda informações do instituto onça pintada que através de uma pesquisa realizada em 2011, existe um número significativo de profissionais que trabalham diretamente com manejo dos felinos afirmaram que há uma grande dificuldade em lidar com aplicação do bem-estar em felinos, devido aos seus hábitos agressivos de utilização de grande área de vida.

O instituto onça pintada realizou um estudo em um filhote de onça pintada para melhorar as condições de vida dos felinos em cativeiro, pois o estudo foi realizado de uma forma que o animal se sentisse relaxado e a vontade com a presença dos técnico e especialistas, tornando a qualidade de vida desse felino em nível de satisfação promissor para categoria, pois foi possível aplicar com mais facilidade as cinco liberdades no filhote de onça pintada em sua vida adulta em um zoológico. Através dessa pesquisa muitos centros de estudos zoológicos conseguiram aumentar significativamente o nível de bem-estar desses animais em sua vida adulta em cativeiro. FONTE?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (70 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com