TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Microrganismos e o bem-estar

Por:   •  25/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.616 Palavras (7 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 3]

Microorganismos e o bem-estar

                                                                                                       Kalilian Luz, 1°ano, 2015

                                                                                                       Biologia dos Microorganismos

                                                                                                       Profa. Adj. Márcia Marinho 

 

 ÍNDICE:

Introdução……………………………………………………………….2

1.Bactérias…………………………………………..............................3

   1.1 Bactérias e o bem-estar………………………………………….3

2.Fungos………………………………………………………………...4

    2.1 Fungos e seus benefícios……………………………………….4

3.Algas e vírus…………………………………………………………..5

4.Conclusão……………………………………………………………..6

5.Referências bibliográficas…………………………………………....7

Microorganismos são organismos unicelulares vistos somente a nível microscópico. Podem ser vírus, bactérias, protozoários, fungos e algas; além disso, são divididos nos reinos: protista, monera e fungi, entretanto, o vírus não entra em nenhuma dessas classificações.

São encontrados em diferentes ecossistemas, ambientes com condições extremas e na microbiota de plantas, animais e seres humanos.

1.Bactérias:

Incluídas no Reino Monera e encontradas em todos os ecossistemas terrestres e em qualquer meio: mares, rios, solo, ar e no interior de seres vivos; vivem isoladas ou em colônias. A morfologia bacteriana é simples pois são unicelulares e por serem procariontes, o material genético fica solto no citoplasma; além disso, uma cápsula rígida que envolve a célula protege contra a desidratação, permite que ocorra a fagocitose e nos casos das parasitas, evita que o sistema imune do hospedeiro a reconheça. Para se locomoverem, as bactérias contam com flagelos e fímbrias.

Algumas são anaeróbias (sobrevivem sem O2), aeróbias (demandam O2 para viver) e as anaeróbias facultativas (podem existir com ou sem O2); classificam-se ainda quanto à forma: cocos, vibriões, espirilos e bacilos.

1.1. Bactérias e o bem-estar:

Apesar de possuirem tanta simplicidade quanto ao seu tamanho e forma, estes microorganismos são de extrema importância nos mais diversos campos que sem eles, não funcionariam.

Os seres humanos e os animais contém em seu organismo uma infinidade de bactérias, a microbiota normal que é composta por micoorganismos: residentes, que sempre estão presentes no local e se renova rapidamente após remoção e transitórios, são adquiridas conforme o grau de exposição e depois de removida não se renova. Algumas dessas bactérias podem causar doenças no organismo caso a imunidade esteja baixa, por outro lado, a maioria traz efeitos positivos pois participam na digestão alimentar, secretando enzimas que auxiliam neste processo, produzem vitaminas (vitamina K), produzem substâncias que impedem o crescimento de outros microorganismos, estabelecendo uma relação antagônica e também de sinergia ao modificar o pH para uma população sucessora.

Na biorremediação, também podemos encontrar bactérias que auxiliam a despoluição de meios. A Cupriavidus metallidurans  por exemplo, tem alta resistência a metais pesados e é usada em ambientes contaminados por resíduos industriais sem causar efeitos colaterais que piorem essa condição.

Na biotecnologia são de extrema importância pois pode-se produzir hormônios, antibióticos e vacinas; além é claro da utilização na indústria alimentícia, por exemplo a transformação do álcool contido no vinho em ácido acético que originará o vinagre feito por bactérias do gênero Acetobacter.

O meio ambiente também é beneficiado por estes singelos seres que atuam de maneiras diversas. Um exemplo que pode ser citado, é na participação no ciclo do nitrogênio, que é um gás abundante na atmosfera e de grande importância para os seres vivos, os quais não são capazes de metabolizá-lo diretamente em sua forma gasosa. Conhecidas como bactérias nitrificantes, podem ser encontradas nas raízes dos rizópodes e produzem uma enzima conhecida como nitrogenase. O nitrogênio retirado do ar é transformado em amônia, a qual é solúvel em água e será utlizado pela planta. Além disso, o N2 pode ser transformado em nitrato, deixando o solo mais fértil e auxiliando no crescimento destes vegetais; ele é transferido pela cadeia alimentar podendo ser utlizado pelos animais.

2. Fungos:

Como as bactérias, são encontrados em diferentes ambientes, até mesmo em locais extremos. Eles podem ser, desde unicelulares a pluricelulares, são eucariotos; alguns são anaeróbios ou anaeróbios facultativos. Morfologicamente se apresentam em: levedura, micelio filamentoso ou dimorfos (apresentam as duas formas e sempre são patogênicos); colonizam tudo que possui carbono em sua composição. Estão incluídos num reino à parte, o Fungi.

2.1. Fungos e seus benefícios:

Alguns fungos tem ação parecida com a das bactérias, os saprófagos por exemplo, em conjunto com bactérias heteróficas participam da decomposição de matéria orgânica, alimentando-se deste material e assim, reciclam nutrientes importantes para o equilíbrio da vida terrestre.

Além disso, algumas leveduras, são usadas na indústria alimentícia na preparação de alimentos e bebidas alcoólicas; isso é possível pois são organismos anaeróbios capazes de transformar açúcares em àlcool e gás carbônico. A espécie Saccharomyces cereviseae é a mais comum na transformação da matéria prima em álcool e devem apresentar determinadas características como: a velocidade da fermentação, rendimento, resistência, tolerância ao álcool e estabilidade para que haja grande retorno econômico ao produtor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (294 Kb)   docx (634.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com