TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de iniciação científica Bactérias

Por:   •  27/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.343 Palavras (6 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 6

Projeto de iniciação científica

Bactérias

                                                                       Projeto de pesquisa apresentado

                                                                       ao curso de Medicina Veterinária da

                                                                       Anhanguera Educacional, Leme-SP,

                                                                       tendo por objetivo a aprovação parcial

                                                                      da disciplina de Competências Profissionais.

Aluno: Ana Carolina dos Santos RA: 1833601764

 Camila Zanão Rais RA: 5463312574

        Caroline da Silva Papesso RA:

Leticia M. Sodre RA: 5541381761

Ingrid Santarem Gomes RA:2422914337

Professor: Heros José Máximo

Leme-SP

2017

Resumo do Projeto

Trabalho presente no assunto de microbiologia, apresentado eventualmente como Estudos de Bactérias, onde se tinha por objetivo o recolhimento e reconhecimento de bactérias presentes nas imediações da faculdade, usando materiais adequados ao exercício deste trabalho, obtiveram-se os resultados desejados, o desenvolvimento de diversos tipos de bactérias expostas em lugares distintos. Análise de placas de petri com ágar enriquecido, observados durante a semana e medidos, com intuito de observar as atmosferas aonde às placas foram abertas e colocadas em contato, uma em um local em que pensamos ser limpo e outro em um local “contaminado’’. Observação da atmosfera e da criação de fungos e colônias ali desenvolvidas.

Palavras-chave – Bactéria, Desenvolvimento

Introdução

Com o intuito de se trabalhar dentro do assunto da Microbiologia com o foco voltado a bactérias, deu-se início a pesquisa. Escolhido dois lugares da Universidade para realização da coleta das bactérias o trabalho foi colocado em prática. Quatro placas de vidro com presença de ágar foram expostas há 20 minutos, cada duas em dois ambientes distintos onde se imaginava a presença de bactérias, tais lugares foram:

1º-parte da sala cirúrgica de porte grande do hospital veterinário da faculdade Anhanguera-Leme

2º-no canil onde se encontram os cachorros da faculdade Anhanguera- Leme.

No dia em que a pesquisa foi colocada em prática o clima se encontrava em presença de sol a 33ºC, umidade de 33% e vento de 14 km/h, as experiências foram feitas entre 11h31min às 11h51min do dia 20/02/2017.

Após o dia 20/02 se tinha como objetivo, o acompanhamento das placas e do desenvolvimento das bactérias durante toda a semana até o dia 06/03/2017.

Pode-se notar que algumas colônias podem apresentar colorações diferentes no meio, isso indica que houve uma mudança de Ph, ou seja, as bactérias ali presentes produzem substâncias que tornam o meio mais ácido ou básico.

Você pode determinar o Ph do meio através da cor, comparando com um escala de Ph.

Objetivo

Observar que próprio ar está repleto de esporos de fungos e bactérias, que quando encontram um ambiente propicio, conseguem se desenvolver com sucesso.

Assim investigar a presença de bactérias em tais ambientes, que foram selecionados para a colocação das placas. Com isso chegar ao objetivo principal, de analisar e identificar as bactérias presentes.

Justificativa

Pesquisa com grau de importância, pois existem bactérias que podem promover danos na saúde dos seres humanos e animais que frequentam tais ambientes.

A importância de pesquisas como esta com as bactérias, podendo ocorrer a descoberta de novas doenças e soluções que impeçam o desenvolvimento dessas bactérias.

Metodologia para o desenvolvimento do projeto

Para o desenvolvimento deste projeto foram disponibilizados quatro placas de petri com meio cultural e ágar de enriquecimento semissólido com diversos nutrientes e tipos de microrganismos, para a pesquisa era necessário ter as placas com identificações (A, Amo, B e Bmo), as placas deveriam ser divididas e colocadas em dois ambientes de nossa escolha e serem expostas por 20 minutos, um no qual julgamos ser ‘’limpo’’ e outro no qual julgamos ser ‘’sujo’’, as placas (A e Amo) foram exposta no canil da faculdade, enquanto as placas (B e Bmo) ficaram expostas perto da sala de cirurgia de grande porte, a placa Amo acabou se desfazendo, então a pesquisa continuou com três placas, logo no primeiro dia após a exposição quase não era possível verificar as colônias pois estavam muito pequenas, então nós medimos e as identificamos, no segundo dia já era possível observar um aumento significativo nas colônias, no terceiro dia de observação a colônia 1 da placa (B) já havia crescido muito, com um aumento muito grande, no último dia a mesma já havia predominado em todas as colônias ali presentes, como pode ser observada pelas tabelas feitas no Excel.

Ao observamos as placas depois de abertas ao ar livre nas regiões de nossas escolhas, podemos observar qual o ambiente mais “poluído’’ seria no canil, pois as colônias que mais foram observadas e que se desenvolveram mais rápido foram as das placas colocadas lá, o crescimento e a observação foram visuais e podemos observar que o cheiro também veio ficando mais forte conforme elas mais se evoluíam.

Cronograma

Local: Se encontrava próximo às vacas (Na Sombra)

Início: 11:34  Término: 11:54     Presença de Sol: 33ºC

Umidade: 33% e vento de 14 km/h

A

 

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

Colônia

1ºdia

2ºdia

3ºdia

4ºdia

5ºdia

1

*

*

1,5 mm

15,55 mm

30,05 mm

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (176.6 Kb)   docx (94.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com