TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO SUPERVISIONADO

Por:   •  2/7/2020  •  Trabalho acadêmico  •  15.238 Palavras (61 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 61

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA

CENTRO DE CIÊNCIAS AGROVETERINÁRIAS

COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO

DEPARTAMENTO DE PRODUÇÃO ANIMAL

PROFESSOR ORIENTADOR: ANDRÉ THALER NETO

ESTAGIÁRIA: GEISIBEL APARECIDA DE MELLO

REPRODUÇÃO E BOVINOCULTURA LEITEIRA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO SUPERVISONADO

Lages, S/C

2011/1

GEISIBEL APARECIDA DE MELLO

REPRODUÇÃO E BOVINOCULTURA LEITEIRA

Relatório final de Estágio Curricular Supervisionado apresentado ao Centro de Ciências Agroveterinárias, da Universidade do Estado de Santa Catarina – CAV/UDESC, como requisito para obtenção de Título de Médico Veterinário.

Orientador: Prof. André Thaler Neto.

Lages S/C

2011/1

FOLHA DE APROVAÇÃO

"Relatório aprovado como requisito de complementação curricular para graduação em Medicina Veterinária, da Universidade do Estado de Santa Catarina do Centro de Ciências Agroveterinárias.

Banca Examinadora:

Orientador (a): ___________________________________________________

Prof. Dr. André Thaler Neto.

Depto de Produção Animal e Alimentos.

Avaliador (a): ___________________________________________________

Profa. MSc.Joana Cláudia Mezzalira.                                                                                 Depto de Medicina Veterinária.

Avaliador (a): ___________________________________________________

Prof. Dr. Ivan Pedro de Oliveira Gomes.                                                                              Depto de Produção Animal e Alimentos.

Lages, ____ /_____/_______.

IDENTIFICAÇÃO DO ESTAGIO I

Nome da estagiária: Geisibel Aparecida de Mello

Área do estágio: Reprodução e bovinocultura leiteira

Local: BIOLÓGICA REPRODUÇÃO ANIMAL

Endereço: Rua José Pedro de Freitas, nº 215, Bairro Universitário, Uberaba- MG

Supervisor de estágio: M.V. Éder Júnior Beal          CRMV-MG: 9841

Carga Horária: 348 hrs.

Período: 05 janeiro a 04 de março.

IDENTIFICAÇÃO DO ESTÁGIO II

Nome da estagiária: Geisibel Aparecida de Mello

Área do estágio: Bovinocultura de Leite

Local: INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS LACTOBOM

Endereço: Estrada Rural Adroaldo José Bombardelli, Km 2.500, s/n

Supervisor do estágio: M.V. JandirFausto Bombardelli               CRMV; 2793

Período: 15 de março a 30 de abril de 2011.

Em memória ao meu querido avô BelinoBaroncello que partiu durante a conclusão do presente curso, mas que de alguma forma comemora comigo a realização deste sonho.

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente a Deus por sempre estar ao meu lado, aos meus pais Anísio Roque de Mello e Nelci Maria de Mello, pessoas essas que me depositaram todas suas expectativas e zelo nesta caminhada. Agradeço a vocês, pai e mãe por possibilitar a realização de um sonho, uma conquista, que sem dúvida nenhuma também é de vocês. Agradeço pelo apoio, paciência, conselhos, e por me ajudar a enfrentar todas as dificuldades que surgiram durante a minha vida acadêmica, pois se consegui superá-las foi com a ajuda de vocês.

“Se um dia já homem feito e realizado, sentires que a terra cedeu a teus pés, e que tuas obras morreram que não há ninguém a tua volta para te estender a mão, esquece a tua maturidade, passa pela tua mocidade, volta a tua infância e balbucia, entre lágrimas e esperanças, as últimas palavras que sempre estarão na tua alma: Mãe, Pai”. (Rui Barbosa).

Agradeço a toda minha família, pelo intenso carinho e incentivo para que eu prosseguisse nesta longa caminhada.

Agradeço as minhas amigas Natália ManetteArdizon e Franciele de Souza pelo companheirismo, carinho e incentivos durante a minha graduação, nada seria nem parecido se não existissem vocês ao meu lado.

Agradeço a toda equipe da Indústria de Laticínios Lactobom e ao Clube do Leite, em especial aos veterinários: JandirBombardelli, Airton José Marenda Ferreira, Douglas Wosch Costa, Gustavo Gouvêa Fonseca e EdsonPansera,pela intensa paciência, companheirismo e empenho para um melhor aproveitamento do meu período de estágio curricular.

Agradeço ao médico veterinário Éder Júnior Beal da empresa Biológica Reprodução Animal, por me encorajar e dar apoio em momentos difíceis, como o falecimento do meu avô, e se esforçar para me proporcionar um ótimo estagio curricular.

Agradeço a todos os mestres, colegas, amigos e funcionários da Universidade do Estado de Santa Catarina por contribuírem de forma ativa na minha formação profissional, especialmente ao meu orientador André Thaler Netto, por me orientar, pelo companheirismo, paciência, por dar bons conselhos e mostrar a beleza da bovinocultura leiteira. O MEU MUITO OBRIGADO A TODOS!

LISTA DE TABELAS

Tabela01

 Atividades realizadas nas áreas de reprodução, clínica e sanidade realizados durante a primeira etapa do estágio curricular obrigatório.....................................................................................

17

Tabela02

Atividades nas áreas de sanidade, manejo, reprodução, clínica e cirurgiarealizadas durante a segunda etapa do estágio curricular obrigatório.......................................................................................

31

Tabela 03

Composição da ração inicial utilizada no condomínio da Agrobom, para a alimentação de bezerras de 0 a 70 dias de idade..

41

Tabela 04

Composição do concentrado fornecida para as vacas em lactação..

44

Tabela 05

Composição do MIX, adicionado ao concentrado utilizado na alimentaçãodas vacas em lactação.............................................

44

Tabela 06

Resultados da análise química e biológica do leite produzido na granja Agrobom..............................................................................

46

...

Baixar como (para membros premium)  txt (105.1 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (2.1 Mb)  
Continuar por mais 60 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com