TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Ilha das Flores

Por:   •  6/11/2015  •  Resenha  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA VÍDEO ILHA DAS FLORES

O filme apresenta padrões de produção e consumo das sociedades e a influência do dinheiro e a falta dele na vida das pessoas também. Como produzimos demais, consumimos demais e depois não sabemos o que fazer com os resíduos que sobram e viram lixo. É que não sabemos como lidar com esse lixo. Desaparecer da frente de casa não significa desaparecer do planeta, mas pelo contrário, quanto mais lixo colocamos pra fora de casa, mais sujo o planeta fica. E muita coisa jogada fora ainda podia ser consumida. Esse modo de produção e consumo que é baseado no sistema capitalista gera o consumismo exagerado e também a imensa desigualdade social como mostra no vídeo ilha das flores, que é um local na cidade de Porto Alegre destinado ao depósito de lixo, apresentando a trajetória de um tomate plantado, colhido, trocado por dinheiro no supermercado, trocado pelo troco de dona Anete que vendeu perfumes, sendo descartado pois não servia para o molho, sendo jogado no lixo e chegou no lixão da ilha, onde crianças disputam alimentos.

Fazendo uma crítica às desigualdades sociais geradas pelo sistema capitalista e a ausência de políticas para solucionar a miséria de grande parte da população brasileira. Mostra seres humanos numa condição abaixo de porcos, esse fato é narrado no documentário. Ao ser desprezado como alimento para os porcos, o tomate podre fica a mercê da população que reside próximo ao lixão. Estas pessoas se alimentam do que é “deixado pelos porcos”. E isto está diretamente ligada aos fatores socioeconômicos que o ser humano possui, ou não possui, como é o caso dos habitantes da ilha das Flores. Sem falar nas doenças que podem ser transmitidas por esses alimentos. Assim como essa ilha tem muitos lugares onde a pobreza leva as pessoas aos extremos consumindo alimentos impróprios para a alimentação, onde nem porcos não consomem e pela falta de alimentos pessoas são obrigadas a se alimentar com isso.

Graças que atualmente já se tem um melhor controle disso, mas ainda deve melhorar muito, assim evitando varias doenças. E uma melhor qualidade de vida para essas pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (38.3 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com