TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revisão Parasitologia Veterinária

Por:   •  27/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.257 Palavras (10 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 10

3º NPC DE PARASITOLOGIA II

Parte da Lineuda:

Família: Dicrocoeliidae

Espécies: Dicrocoelium dendriticum

                Eurytrema caelomaticum

                Platynosomum fastosum

Características gerais:

Boca achatada dorso-ventralmente.

O ovário é em lóbulos.

Os ovos já são embrionados, possuem opérculo e miracídio pronto.

O embrião é chamado de miracídio.

Ocorrem em várias regiões do país.

Pelo fato de possuírem diversos H.I. dificulta o desenvolvimento e a proliferação do parasita, pois precisa passar em todos os H.I. para acontecer a infecção do H.D.

  • Dicrocoelium dendriticum

H.D = Ruminantes

1º H.I = Caramujos terrestres

2º H.I = Formigas

Localização: Canais biliares e vesícula biliar

Ciclo Biológico: Os animais parasitados liberam nas fezes os ovos com o miracídio dentro, assim o ovo é ingerido pelo caramujo terrestre (1º H.I). Dentro do caramujo terrestre, o miracídio fica liberado se desenvolvendo em esporocisto I, depois em esporocisto II e em cercárias. Essas cercárias são expelidas em uma substância viscosa, que permitem que as cercárias grudem nos vegetais. Sendo assim, as cercárias são ingeridas pelas formigas (2º H.I), as quais se fixam nos tecidos, com predileção ao cérebro, e se desenvolvem em metacercárias, infectando as formigas. Consequentemente, os ruminantes (H.D) ingerem as formigas contendo metacercárias (que é a forma infectante).

No H.D, as metacercárias vão para o estômago, onde a parede cística das metacercárias são digeridas, depois fica como forma imatura vai para o intestino, cai na corrente sanguínea, vai para o fígado, onde vira adulto e penetra nos canais biliares. Essa migração causa um desconforto na mucosa do fígado.

Patogenicidade: É pequena, dependendo da quantidade de vermes pode causar obstrução e o fígado fica impróprio para o consumo.

  • Eurytrema caelomaticum

H.D = Ruminantes

1º H.I = Caramujos terrestres

2º H.I = Gafanhotos

Localização: Pâncreas, nos canais pancreáticos.

Ciclo Biológico: Os ovos contendo miracídio são ingeridos pelo caramujo terrestre (1º H.I). O miracídio fica livre no caramujo terrestre, se desenvolvendo em esporocisto I, depois em esporocisto II com cercárias dentro. As cercárias não são liberadas dos esporocistos II, assim o 1º H.I (caramujo terrestre) expele no ambiente os esporocistos II contendo as cercárias. Os gafanhotos (2º H.I) ingerem os esporocistos II, assim as cercárias são liberadas e se fixam nos tecidos do hospedeiro intermediário, se desenvolvem em metacercárias e ficam encistadas nos tecidos dos gafanhotos.

Os ruminantes (H.D) ingere acidentalmente o gafanhoto presente no pasto contendo as metacercárias encistadas, que vão para o estômago, onde perdem a parede cística, depois vão para o pâncreas, que é bastante danificado por esses vermes, e chegam aos canais pancreáticos, onde se tornam vermes adultos.

Diagnóstico: Na inspeção veterinária, o pâncreas dos ruminantes apresentam lesões foliáceas nos tecidos, tornando esse órgão impróprio para o consumo.

Parasitológico: Método de Hoffman (sedimentação), identificando os ovos pequenos, operculados e com miracídio.

  • Platynosomum fastosum

H.D = Gatos

1º H.I = Caramujos terrestres

2º H.I = Crustáceos

3º H.I = Lagartos e lagartixas

Localização: Fígado e canais biliares.

Ciclo Biológico: O ovo com miracídio liberado nas fezes é ingerido pelo caramujo terrestre (1º H.I), o miracídio livre se desenvolve em esporocisto I, depois em esporocisto II, que contém cercárias. Assim, os crustáceos ingerem o esporocisto II com cercárias, que se desenvolvem em metacercárias fixadas nos tecidos.

Como os gatos não consomem usualmente crustáceos, existem os 3º H.I, que são os lagartos e lagartixas, estes ingerem os crustáceos contendo a metacercária.

Os gatos (H.D) ingerem as lagartixas e/ou os lagartos, a metacercária vai para o estômago, depois vai para o fígado podendo obstruir os canais biliares.

Diagnóstico: Método de Hoffman (sedimentação), identificando ovos pequenos, operculados, embrionado e de coloração marrom (parasitológico).

Necropsia: No fígado e nos canais biliares se encontra os parasitas adultos.

Família: Taeniidae

Espécies: Echinococcus granulosus[pic 1]

               Taenia hydatigena[pic 2]

               Taenia ovis

               Taenia multiceps                              

               Taenia taeniaeformis

               Taenia pisiformis

  • Echinococcus granulosus

- É o menor cestódio de carnívoros. Possui de 3 a 4 proglotes.

H.D = Carnívoros

H.I = Ruminantes (principalmente, ovinos) e homens

Localização: Intestino delgado do H.D (adultos) – Fígado e pulmões do H.I (cisto hidático).

Ciclo Biológico: A proglote grávida com os ovos caem no solo, se rompem e liberam os ovos (que são pequenos, estriados e que contém um embrião com 6 acúleos). O H.I, que pode ser ruminantes ou homem, ingere o ovo contendo embrião hexacanto. Sendo a ingestão pelos ruminantes no pasto e pelo homem a ingestão é acidental, por exemplo ao beijar um cão sujo de fezes infectadas, ao passar a mão em cães sujos de fezes infectadas e depois colocar a mão na boca ou consumindo água e alimentos contaminados com fezes infectadas. A partir disso, o embrião hexacanto é liberado vai para o tubo digestivo, penetra na mucosa intestinal, cai na corrente sanguínea e vai para o fígado ou os pulmões formando o cisto hidático (que tem uma membrana prolígera com protoescólex dentro).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (169.4 Kb)   docx (22.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com